Projeto político

4,091
-1

Published on

Published in: Education
2 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • gilsonipereira@yahoo.com.br
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • formação de uma associação da pessoa com deficiência em Rio do Sul Santa Catarita.
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,091
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
59
Comments
2
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto político

  1. 1. A DIMENSÃO POLÍTICA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: RUMO À AUTONOMIA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA PÚBLICA. • Projeto Político-Pedagógico • Autonomia • Escola Pública Gilmar Dias
  2. 2. O que é o Projeto Político-Pedagógico ? Projeto (planejar antes de fazer) Político (por envolver ações de convencimento de pessoas em torno de uma idéia, de uma proposta) Pedagógico (por incluir o fazer escolar).
  3. 3. O PPP deve estabelecer em primeiro lugar a Visão de Homem, a Visão de sociedade e a Visão de mundo que as comunidades internas (direção, professores, funcionários e alunos) e externa (famílias e sociedade organizada com influência na escola) desejam e planejam para os seus filhos.
  4. 4. O PPP da escola deve contemplar antes de tudo a filosofia de vida de seus membros, deve refletir os seus anseios e necessidades. A escola antes de tudo, como afirma Paulo Freire, deve ser uma escola cidadã, que forma cidadãos.  
  5. 5.   Pessoas preparadas para assumirem o seu papel na sociedade e isso só será possível se a escola conhecer e respeitar primeiramente o espaço social de seus membros.
  6. 6. Porque muitas escolas tem costume de não deixar a comunidade fazer parte do PPP? Muitos diretores não querem compartilhar o seu “poder” com a comunidade (interna e externa). Em outros casos, a escola não gosta que a comunidade fique por dentro da situação financeira.
  7. 7. “ A escola deve ser um espaço onde todos participem do planejamento e execução de todas as suas ações, onde o conjunto de valores, normas e relações obedecem a uma dinâmica singular e viva.” (VEIGA e RESENDE, 1998)
  8. 8. “ Todo o planejamento educacional, para qualquer sociedade, tem que responder ás marcas e aos valores dessa sociedade. Só assim é que pode funcionar o processo educativo .” (Paulo Freire)
  9. 9. Autonomia O sentido de autônomo está diretamente relacionado a liberdade de escolha.
  10. 10. A escola autônoma, não é uma escola sem regras. É uma escola que teve a liberdade de montar o seu PPP de forma democrática, mas acima de tudo, faz desse documento o seu guia nas suas ações educacionais e administrativas que dirige todo o fazer escolar.
  11. 11. “ A autonomia da escola é um exercício de democratização de um espaço público: é delegar ao diretor e aos demais agentes pedagógicos a possibilidade de dar respostas ao cidadão. A autonomia coloca na escola a responsabilidade de prestar contas e aproximar escola e famílias.” (Castro Neves)
  12. 12. A autonomia desejada é a que permite a escola escolher os seus rumos, decidir o seu futuro, dentro de uma unidade nacional, respeitando as leis e normas da educação nos três níveis administrativos.
  13. 13. Escola Pública A escola é um espaço social e democrático, composto pelos alunos e seus familiares, professores, funcionários e por demais membros da comunidade.
  14. 14. Escola Democrática. Onde todos tem vez e voz, onde as principais decisões são tomadas na forma de colegiados (Conselho Escolar) e a sua execução é acompanhada, apoiada e controlada por todos os que dela fazem parte. A melhor forma de organizar ações democráticas em uma escola é a elaboração e a execução do PPP na forma colegiada.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×