Primeira Guerra Mundial

5,402 views
5,125 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
14 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,402
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
14
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Primeira Guerra Mundial

  1. 1. PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL TROPAS ALEMÃS MARCHAM NO INVERNO
  2. 2. ATÉ 1914, O NOVO SÉCULO AINDA NÃO TINHA COMEÇADO. AS GRANDES MUDANÇAS SE DARIAM APÓS A 1ª GUERRA MUNDIAL. NO SEU LIVRO ERA DOS EXTREMOS – ERIC HOBSBAWN DÁ ESSA EXPLICAÇÃO SOBRE O SÉCULO XX
  3. 3. A EUROPA VIVIA O DESLUMBRAMENTO DE SEU DESENVOLVIMENTO. NA ILUSÃO DA “ BELLE ÉPOQUE ”, NÃO PERCEBIA QUE UM GRANDE CONFLITO PODIA EXPLODIR A QUALQUER MOMENTO. PINTURAS DE RENOIR SÃO EXEMPLOS DE ARTE IMPRESSIONISTA QUE RETRATAVA ESSA ÉPOCA
  4. 4. A CORRIDA IMPERIALISTA PROVOCOU UM CLIMA BELIGERANTE ENTRE AS NAÇÕES, TODAS SE ATRITAVAM QUERENDO AUMENTAR O SEU PODERIO. MAPA MOSTRA A PARTILHA DA ÁFRICA GRAVURA IRONIZA A PARTILHA DA ÁFRICA A ÁFRICA FOI O PIOR PALCO DESSA DISPUTA.
  5. 5. A CORRIDA ARMAMENTÍSTA FOI DECORRÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, QUANDO SURGIRAM NOVAS ARMAS, EXTREMAMENTE DESTRUIDORAS, LEVANDO AO MITO DA INVENCIBILIDADE. FOI A ÉPOCA DA PAZ ARMADA . CANHÃO KRUPP DE LONGO ALCANDE, CRIADO PELOS ALEMÃES NAVIO CRUZADOR INGLÊS
  6. 6. O NACIONALISMO EXALTAVA O COMPROMISSO COM A PÁTRIA E O DEVER COM A NAÇÃO. A PROPAGANDA INTENSA, INFLAMAVA AS MULTIDÕES. CARTAZES DE EXALTAÇÃO NACIONALISTA NA ALEMANHA E NOS EUA.
  7. 7. NO INÍCIO DO SÉCULO JÁ HAVIAM SE FORMADO A TRÍPLICE ALIANÇA E A TRÍPLICE ENTENTE . O BARRIL DE PÓLVORA PODIA EXPLODIR A QUALQUER MOMENTO. CARTAZES DE RECRUTAMENTO DE TROPAS.
  8. 8. O PROBLEMA MAIOR ESTAVA NA PENÍNSULA BALCÂNICA, PELO CONFLITO ENTRE O IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO E A SÉRVIA. A ÁUSTRIA-HUNGRIA DOMINAVA A BÓSNIA QUE ERA UMA REGIÃO PRETENDIDA PELA SÉRVIA.
  9. 9. APÓS 1905 A RÚSSIA SE TORNOU ALIADA DA SÉRVIA, APOIADA NA DOUTRINA DO PAN ESLAVISMO . A QUESTÃO DOS BALCÃS VIROU UMA QUESTÃO EUROPEIA. ATENÇÃO: PAN ESLAVISMO SIGNIFICAVA A UNIÃO DE TODOS OS ESLAVOS, SOB O COMANDO DA RÚSSIA.
  10. 10. FOTO E GRAVURA MOSTRAM O ARQUIDUQUE FRANCISCO FERDINANDO, MORTO NO ATENTADO SARAJEVO. DAÍ ATÉ 1914 A SÉRVIA SE FORTALECEU BASTANTE. ERA IMINENTE O CONFLITO ENTRE AMBAS. ENTÃO HOUVE O ATENTADO EM SARAJEVO , NA BÓSNIA. FOI O ESTOPIM PARA O COMEÇO DA 1ª GUERRA.
  11. 11. EM POUCOS MESES, AS NAÇÕES PARTICIPANTES DAS ALIANÇAS ESTAVAM NO CONFLITO. SÓ A ITÁLIA ENTRARIA MAIS TARDE, EM 1915
  12. 12. DE 1914 A 1917 HOUVE O EQUILÍBRIO DE FORÇAS COM A GUERRA DE TRINCHEIRAS NA FRANÇA E NA RÚSSIA. O PROBLEMA É QUE A RÚSSIA FICOU ISOLADA E LUTOU SEM AJUDA DOS ALIADOS. EM 1917 ELA ESTAVA ARRASADA. * GUERRA DE TRINCHEIRAS: VEJA INFOGRÁFICO NA ÚLTIMA TELA
  13. 13. FOI AÍ QUE HOUVE A REVOLUÇÃO RUSSA ( LIBERAL ) DE FEVEREIRO DE 1917 QUE DETERMINOU A QUEDA DO CZARISMO. O NOVO REGIME MENCHEVIQUE PROMETIA A SAÍDA IMEDIATA DO CONFLITO, ESSA PROMESSA FOI DETERMINANTE NA TOMADA DE PODER. ATENÇÃO: O CZARISMO ERA UMA ESPÉCIE DE PODER ABSOLUTISTA QUE HAVIA NA RÚSSIA DESDE A IDADE MODERNA. IMAGENS MOSTRAM, MOMENTOS DA REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO DE 1917, EM MOSCOU.
  14. 14. EM ABRIL DE 1917, OS EUA ENTRARAM NA GUERRA , SOB O PRETEXTO DO AFUNDAMENTO DO NAVIO LUSITÂNIA, MAS O REAL MOTIVO, ERA O MEDO DA POSSÍVEL DERROTA DOS ALIADOS. O FILME FLYBOYS CONTA A HISTÓRIA DE PILOTOS AMERICANOS QUE LUTARAM NA I GUERRA. FAMOSO CARTAZ DE RECRUTAMENTO DE SOLDADOS AMERICANOS. ATENÇÃO: NO INÍCIO OS EUA TIVERAM PARTICIPAÇÃO LIMITADA NO CONFLITO.
  15. 15. APESAR DAS PROMESSAS, A RÚSSIA SE MANTEVE NA GUERRA. ISSO FOI DETERMINANTE PARA A ASCENSÃO DOS BOLCHEVIQUES . ELES PROMETIAM “ PAZ, PÃO E TERRA ”. OS FRANCESES PRESSIONARAM OS MENCHEVIQUES PELA MANUTENÇÃO DA FRENTE ORIENTAL.
  16. 16. EM OUTUBRO DE 1917, O PAÍS SE TORNOU O 1º REGIME COMUNISTA DO MUNDO. OS BOLCHEVIQUES IMEDIATAMENTE PEDIRAM O ACORDO DE PAZ COM OS ALEMÃES. FORÇAS BOLCHEVIQUES EM MOSCOU – OUTUBRO DE 1917.
  17. 17. A RÚSSIA ACEITOU O TRATADO DE BREST-LITOVSK , PERDENDO INÚMERAS REGIÕES. MAIS TARDE, SEU COMUNISMO LHE TORNARIA INIMIGA DOS PAÍSES CAPITALISTAS E VÍTIMA DO “ CORDÃO SANITÁRIO” . REGIÕES QUE A RÚSSIA PERDEU QUANDO SAIU DA I GUERRA
  18. 18. SEM A RÚSSIA, A ALEMANHA SE LANÇOU NA FRENTE OCIDENTAL, MAS SEU POVO NÃO SUPORTAVA MAIS O CONFLITO. ENTÃO HOUVE A REVOLTA QUE DERRUBOU O REGIME IMPERIAL ALEMÃO. BLOQUEIO NAVAL REALIZADO PELOS INGLESES QUE SUFOCOU A ALEMANHA.
  19. 19. SOLDADOS ALEMÃES VOLTAM DO FRONT O NOVO GOVERNO SE RENDEU APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA DE WEIMAR , EM NOVEMBRO DE 1918. OS ALIADOS VENCERAM O CONFLITO E HOUVE A CONFERÊNCIA DE VERSALHES .
  20. 20. FRANÇA E INGLATERRA NÃO ACEITARAM A PROPOSTA DOS 14 PONTOS DE WILSON (EUA) QUE DEFENDIA UMA PAZ SEM VENCEDORES , ENTÃO A ALEMANHA FOI HUMILHADA EM VERSALHES. ALIADOS REUNIDOS NA CONFERÊNCIA DE VERSALHES SEM A PRESENÇA DA ALEMANHA.
  21. 21. PERDEU 1/7 DO SEU TERRITÓRIO, PROIBIDA DE FABRICAR ARMAS, DEVOLVEU ALSÁCIA E LORENA E TERIA DE PAGAR REPARAÇÕES NO VALOR DE 35 BILHÕES DE DÓLARES. ATENÇÃO: ESSA DÍVIDA ARRUINARIA SUA ECONOMIA DURANTE MUITOS ANOS.
  22. 22. A DERROCADA DOS IMPÉRIOS FEZ SURGIR VÁRIAS NAÇÕES NO CENTRO DA EUROPA. MUITAS NACIONALIDADES FORAM CONTEMPLADAS. FINLÂNDIA ESTÔNIA LETÔNIA LITUÂNIA POLÔNIA TCHECOSLOVÁQUIA ÁUSTRIA HUNGRIA IUGOSLÁVIA CORREDOR POLONÊS TURQUIA
  23. 23. VÁRIOS PAÍSES SE MANTIVERAM (OU SE TORNARAM) DEMOCRACIAS , MAS DURANTE POUCO TEMPO. A CRISE DE 29 DERRUBOU ELAS.
  24. 24. ALÉM DO FIM DOS IMPÉRIOS, DURANTE O CONFLITO SURGIU A UNIÃO SOVIÉTICA E OS EUA SE TORNARAM POTÊNCIA ECONÔMICA MUNDIAL. “ A ESTRELA (EUROPA) PERDEU O SEU BRILHO ”. AO LONGO DA GUERRA AS MULHERES TIVERAM UM PAPEL MAIS IMPORTANTE. EM CONSEQUÊNCIA GANHARIAM DIREITO AO VOTO.
  25. 25. BONS FILMES SOBRE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
  26. 26. INFOGRÁFICO MOSTRA O QUE ERAM AS TRINCHEIRAS.

×