Nova Ordem Mundial 1850

3,655
-1

Published on

Published in: Education
1 Comment
5 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total Views
3,655
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
1
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Nova Ordem Mundial 1850

  1. 1. NOVA ORDEM MUNDIAL EM MEADOS DESSE SÉCULO, NOVAS NAÇÕES SE JUNTARAM A INGLATERRA, AMPLIANDO O GRUPO DAS POTÊNCIAS INDUSTRIALIZADAS. TRANSPORTE FERROVIÁRIO URBANO EM LONDRES NO SÉCULO XIX S É CULO XIX
  2. 2. INGLATERRA FRANÇA ALEMANHA ITÁLIA ESTADOS UNIDOS JAPÃO MUDANÇAS POLÍTICAS NA FRANÇA, ALEMANHA, ITÁLIA, ESTADOS UNIDOS E JAPÃO, PROPICIARAM O DESENVOLVIMENTO DESSAS, NAÇÕES CRIANDO O “ G6 ” DO SÉCULO XIX.
  3. 3. REVOLUÇÕES LIBERAIS NA FRANÇA HOUVE UMA SÉRIE DE DUAS REVOLUÇÕES EM 1830 E 1848.
  4. 4. CARLOS X – REI DA FRANÇA ENTRE 1824 E 1830 A REVOLUÇÃO DE 1830 DERRUBOU O REI CARLOS X, QUE TENTAVA IMPLANTAR O ABSOLUTISMO (MESMO) ATRAVÉS DAS “ ORDENAÇÕES DE JULHO ”. PACOTE DE MEDIDAS AUTORITÁRIAS QUE FECHAVA O PARLAMENTO, IMPLANTAVA A CENSURA ETC IMPLANTANDO A MONARQUIA CONSTITUCIONAL, O NOVO REGIME EXTINGUIU O ABSOLUTISMO, MAS O VOTO CENSITÁRIO, NÃO INCLUIU AS CAMADAS POPULARES. POR QUE HOUVE OUTRA REVOLUÇÃO? ESSA REVOLUÇÃO FOI LIDERADA PELA ALTA BURGUESIA E TEVE GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR. LUTA NAS RUAS DE PARIS - 1830
  5. 5. O PAÍS AUMENTOU A QUANTIDADE DE OPERÁRIOS PORÉM, ELES TINHAM AS MESMAS CONDIÇÕES DE MISÉRIA DA INGLATERRA, EM 1760. INDÚSTRIAS NA FRANÇA – 1840 APÓS 1830 A FRANÇA DESENVOLVEU AINDA MAIS A SUA INDÚSTRIA, CRESCENDO EM RITMO BASTANTE ACELERADO.
  6. 6. CAMPONESES SEM TRABALHO – SÉCULO XIX BRAÇOS CRUZADOS – SÉCULO XIX HOUVE ENTÃO A CRISE AGRÍCOLA DE 1846 – 1848, DEVIDO A EPIDEMIA NA AGRICULTURA DE BATATAS CAUSANDO A FOME ENDÊMICA. O POVO REAGIA ORGANIZANDO “ BANQUETES ”. A REPRESSÃO AO MOVIMENTO DESENCADEOU A REVOLUÇÃO. BANQUETES: MOVIMENTOS DE PROTESTO CONTRA O REGIME BURGUÊS
  7. 7. TEVE A PEQUENA BURGUESIA COMANDANDO E O POVO PARTICIPANDO. A MONARQUIA FOI DERRUBADA E IMPLANTARAM A REPÚBLICA COM SUFRÁGIO UNIVERSAL . REVOLUÇÃO LIBERAL E DEMOCRÁTICA 1848 BARRICADAS EM PARIS - 1848 ESSA NOVA REALIDADE POLÍTICA ESTABILIZOU A FRANÇA. ESTÁ ASSOCIADO A ESSE MOMENTO, A CONQUISTA DE COLÔNIAS E SUA EXPANSÃO IMPERIALISTA.
  8. 8. A FRANÇA SERVIU DE EXEMPLO, DESENCADEANDO REVOLTAS PARECIDAS NA ITÁLIA E NA ALEMANHA, ONDE SE LUTAVA PELO NACIONALISMO. ALEMANHA ITÁLIA 1848 - A Primavera dos Povos
  9. 9. UNIFICAÇÕES ALEMANHA E IT ÁLIA TROPAS ALEMÃS NA CIDADE DE PARIS
  10. 10. ÁUSTRIA PRÚSSIA AS REGIÕES DO CENTRO DA EUROPA TIVERAM MUITAS MODIFICAÇÕES DURANTE A ÉPOCA NAPOLEÔNICA.
  11. 11. ÁUSTRIA PRÚSSIA O CONGRESSO DE VIENA RESTAUROU AS MONARQUIAS ABSOLUTISTAS, REPRIMIU OS NACIONALISMOS, MAS AS MUDANÇAS DE NAPOLEÃO ERAM IRREVERSÍVEIS.
  12. 12. EM 1830 , FOI CRIADO O ZOLLVENREIN QUE ELIMINAVA AS BARREIRAS DE COMÉRCIO ENTRE OS REINOS GERMÂNICOS. MAS AINDA HAVIA DESCONFIANÇA EM RELAÇÃO A PRÚSSIA . OS OUTROS REINOS TEMIAM A SUA FORÇA POLÍTICA.
  13. 13. ATÉ QUE SURGIU, O BARÃO OTTO VON BISMARCK, O GRANDE GÊNIO DA UNIFICAÇÃO; NO PODER DESDE 1860. ATRAVÉS DAS GUERRAS ELE CRIOU UM SENTIMENTO NACIONALISTA E A OBRIGAÇÃO DE ENFRENTAR OS INIMIGOS DO POVO GERMÂNICO. BISMARCK NO GOVERNO OTTO VON BISMARCK
  14. 14. INICIALMENTE ATACOU DINAMARCA E ÁUSTRIA VENCENDO AMBAS DE FORMA IMPLACÁVEL, EM 1865. MAIS TARDE HUMILHOU A FRANÇA NA GUERRA DE FRANCO-PRUSSIANA DE 1870, TOMANDO SEUS TERRITÓRIOS DA ALSÁCIA E LORENA. AO FINAL DESSE CONFLITO, SE DEU A FORMAÇÃO DO ESTADO E A UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA . SEU IMEDIATO DESENVOLVIMENTO FOI IMPRESSIONANTE.
  15. 15. EM 1815 A ITÁLIA ERA NOVAMENTE UM MOSAICO DE REINOS, POVOS E LÍNGUAS. A INICIATIVA DA UNIFICAÇÃO PARTIU DO REINO DO PIEMONTE , COMANDADA POR CAVOUR. ESSA ERA A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA E DE BURGUESIA MAIS PODEROSA.
  16. 16. EM 1865, O PIEMONTE COMEÇOU A LUTA PELA UNIFICAÇÃO, ENFRENTANDO OS REINOS VIZINHOS DO NORTE. NO SUL, LUTARAM FORÇAS POPULARES SOB O COMANDO DE GIUSEPPE GARIBALDI.
  17. 17. EM 1870, SÓ FALTAVA O DOMÍNIO DOS ESTADOS PONTÍFICIOS, QUE ESTAVAM SOB PROTEÇÃO DA FRANÇA. NESSE ANO, APÓS A DERROTA FRANCESA, AS TROPAS UNIFICADORAS MARCHARAM EM ROMA E CONCLUÍRAM A UNIFICAÇÃO. ATENÇÃO: A IGREJA PERDEU SEUS TERRITÓRIOS, SÓ CONSEGUINDO A RETOMADA PARCIAL (VATICANO) NO TRATADO DE LATRÃO DE 1929.
  18. 18. A UNIFICAÇÃO COLOCOU A ITÁLIA NO TIME DAS GRANDES POTÊNCIAS, MUITO EMBORA, NESSE GRUPO, ELA SERIA A NAÇÃO MENOS DESENVOLVIDA. CELEBRAÇÃO DA MONARQUIA
  19. 19. ESTADOS UNIDOS EXPANSÃO E GUERRA DE SECESSÃO
  20. 20. ESTADOS UNIDOS REALIZARAM A “ MARCHA PARA O OESTE ” A CUSTA DA COMPRA DE TERRITÓRIOS E ANEXAÇÕES DEPOIS DE DERROTAREM O MÉXICO EM 1848. ATENÇÃO: DURANTE A EXPANSÃO DIZIMARAM OS ÍNDIOS E POVOARAM A REGIÃO COM OS IMIGRANTES EUROPEUS.
  21. 21. ESTADOS DES UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE. OS ESTADOS DO SUL MANTIVERAM A ESCRAVIDÃO E DEFENDIAM O LIVRE-COMÉRCIO COM A INGLATERRA. O NORTE QUERIA O PROTECIONISMO E O FIM DA ESCRAVIDÃO . ESTADOS ESCRAVISTAS
  22. 22. ABRAHAN LINCOLN A POSSE DE LINCOLN ACIRROU OS ÂNIMOS PORQUE ELE PROMETIA IMPLEMENTAR O PROJETO DO NORTE. ENTÃO O SUL SE DECLAROU EM SECESSÃO .
  23. 23. O SUL RESISTIU DURANTE 5 ANOS, MAS O NORTE ERA BEM SUPERIOR. TINHA INDÚSTRIAS, ARMAS E O AÇO. EM 1865, O CONFLITO FOI ENCERRADO NA BATALHA DE APPOMATTOX. ATENÇÃO I: A GUERRA FOI UMA CARNIFICINA CAUSANDO A MORTE DE 600.000 SOLDADOS. ATENÇÃO II: O TRIUNFO DO NORTE FOI A VITÓRIA DA BURGUESIA, ACELERANDO O DESENVOLVIMENTO.
  24. 24. O SUL RESISTIU DURANTE 5 ANOS, MAS O NORTE ERA BEM SUPERIOR. TINHA INDÚSTRIAS, ARMAS E O AÇO. EM 1865, O CONFLITO FOI ENCERRADO NA BATALHA DE APPOMATTOX. ATENÇÃO I: A GUERRA FOI UMA CARNIFICINA CAUSANDO A MORTE DE 600.000 SOLDADOS. ATENÇÃO II: O TRIUNFO DO NORTE FOI A VITÓRIA DA BURGUESIA, ACELERANDO O DESENVOLVIMENTO. ATENÇÃO III: A GUERRA FEZ SURGIR UM ÓDIO RACIAL, QUE SE MANIFESTAVA ATRAVÉS DA KU KLUX KLAN.
  25. 25. O JAPÃO E A ERA MEIJI
  26. 26. ECONOMICAMENTE O JAPÃO ERA UM PAÍS EMERGENTE. POLITICAMENTE ERA UM PAÍS FEUDAL, ONDE SHOGUNS E SAMURAIS DOMINAVAM MILITARMENTE. ATÉ QUE HOUVE A REBELIÃO BURGUESA QUE DERROTOU OS SAMURAIS E IMPLANTOU O NOVO REGIME, COMEÇANDO A ERA MEIJI, EM 1870 .

×