Capitalismo e Imperialismo

9,777 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
9,777
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Capitalismo e Imperialismo

  1. 1. SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
  2. 2. <ul><li>PETRÓLEO </li></ul><ul><li>ELETRICIDADE </li></ul><ul><li>AÇO </li></ul><ul><li>AUTOMÓVEIS </li></ul><ul><li>TELEFONE </li></ul><ul><li>TELÉGRAFO </li></ul><ul><li>FOTOGRAFIA </li></ul><ul><li>AMPLIAÇÃO DAS FERROVIAS </li></ul><ul><li>NAVIOS A VAPOR </li></ul>ATÉ O FINAL DO SÉCULO XIX TODAS ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS SE TORNARAM REALIDADE, IMPULSIONANDO A INDÚSTRIA E TORNANDO O MUNDO MENOR. TRANSPORTE PÚBLICO EM LONDRES 1870
  3. 3. <ul><li>MILHARES DE QUILÔMETROS DE FERROVIAS FORAM CONSTRUÍDOS NA EUROPA E NOS EUA, ESPALHANDO O DESENVOLVIMENTO. </li></ul>A ACELERAÇÃO DA INDÚSTRIA FEZ AS CIDADES CRESCEREM, DOTADAS DE MUITAS MELHORIAS, QUE PROPORCIONARAM CONFORTO E BEM-ESTAR. FERROVIAS DA EUROPA ÁREAS INDUSTRIALIZADAS.
  4. 4. A PARTIR DAÍ A GRANDE INDÚSTRIA SUFOCOU A PEQUENA, MODIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO. A PRODUÇÃO DESSES NOVOS BENS E SERVIÇOS EXIGIA INVESTIMENTOS DE GRANDE PORTE, O QUE EXCLUÍA O PEQUENO INVESTIDOR. NESSA NOVA FASE O CAPITALISMO SE TORNOU MONOPOLISTA E FINANCEIRO , SUBSTITUINDO O COMERCIAL E INDUSTRIAL.
  5. 5. SÉCULO XIII CAPITALISMO COMERCIAL OU MERCANTIL SÉCULO XVIII CAPITALISMO INDUSTRIAL SÉCULO XIX E XX CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO
  6. 6. MUITAS EMPRESAS COLOCARAM AÇÕES NO MERCADO DA BOLSA DE VALORES, AUMENTANDO AINDA MAIS, O SEU CAPITAL E FORMANDO GRANDES TRUSTES . BOLSA DE VALORES DE NOVA YORK ENTRADA DA BOLSA NASDAC EMPRESAS QUE MONOPOLIZAVAM O MERCADO SE ASSOCIARAM A OUTRAS TAMBÉM GIGANTES E SURGIRAM OS CARTEIS . + + + +
  7. 7. MAS EM TODA PARTE BARREIRAS ALFANDEGÁRIAS FORAM ADOTADAS. O CAPITALISMO VIROU UMA PANELA DE PRESSÃO. ONDE ENCONTRAR A SAÍDA?
  8. 8. IMPERIALISMO OU NEO COLONIALISMO GRUPO DE REFUGIADOS EM UGANDA
  9. 9. COLONIALISMO NO SÉC XVI QUADRO DE DEBRET MOSTRA ESCRAVOS NO ENGENHO SE DEU PELA NECESSIDADE DE METAIS PRECIOSOS E A PROCURA DAS ESPECIARIAS. UTILIZAVA MÃO DE OBRA ESCRAVA E ERA NOS MOLDES DO PACTO COLONIAL. ATENÇÃO: NA ÁFRICA E NA ÁSIA EXISTIAM RELAÇÕES DE COMÉRCIO, NÃO HAVENDO DOMINAÇÃO COLONIAL.
  10. 10. NEO COLONIALISMO DO SÉC XIX OBTENÇÃO DE MINÉRIOS PRECIOSOS E MERCADOS CONSUMIDORES. NÃO HOUVE ESCRAVIDÃO, MAS A MÃO DE OBRA FOI SUPER EXPLORADA. TAMBÉM SE DEU PELO STATUS DA DOMINAÇÃO DE COLÔNIAS. ÁFRICA ÁSIA ATENÇÃO: NA AMÉRICA LATINA HOUVE A DEPENDÊNCIA ECONÔMICA E A INFLUÊNCIA POLÍTICA QUE AS GRANDES POTÊNCIAS EXERCERAM.
  11. 11. NA ÉPOCA DO IMPERIALISMO SURGIU UMA IDEOLOGIA QUE JUSTIFICAVA A PRESENÇA COLONIZADORA. O EXPLORADOR LIVINGSTONE EM CONTATO COM NATIVOS AFRICANOS A HISTÓRIA DO TARZAN FOI CRIADA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. MUITAS OBRAS FORAM ESCRITAS ENALTECENDO A “ MISSÃO CIVILIZADORA E CRISTÃ ” DOS EUROPEUS. NOS EUA ESSA IDEOLOGIA SE MANIFESTAVA ATRAVÉS DO “ DESTINO MANIFESTO ”.
  12. 12. Imperialismo na África TROPAS INGLESAS EM COMBATE NA ÁFRICA
  13. 13. A MAIOR VÍTIMA DO IMPERIALISMO FOI O CONTINENTE AFRICANO . INGLATERRA E FRANÇA SAÍRAM NA FRENTE E DOMINARAM A MAIORIA DO CONTINENTE. EM 1885, HOUVE A CONFERÊNCIA DE BERLIM . NELA SE DEFINIU A PARTILHA DA ÁFRICA PRIORIZANDO INTERESSES INGLESES E FRANCESES. POVOS AFRICANOS RESISTIRAM, MAS A SUPERIORIDADE MILITAR EUROPEIA ASSEGUROU A DOMINAÇÃO. EM 1914, SÓ A ABISSÍNIA, NÃO ESTAVA SOB DOMÍNIO COLONIAL.
  14. 14. Imperialismo na Ásia RIO GANGES NA ÍNDIA
  15. 15. A ÍNDIA FOI DOMINADA “SUTILMENTE” PELA INGLATERRA A PARTIR DO SÉCULO XVIII. O INTERESSE INICIAL ERA O ALGODÃO QUE ELA PRODUZIA.
  16. 16. ESTAÇÃO FERROVIÁRIA “VITÓRIA” EM BOMBAIM. MAPA DAS FERROVIAS DA ÍNDIA. NO SÉCULO XIX A ÍNDIA ERA A COLÔNIA INGLESA MAIS IMPORTANTE. SUAS RIQUEZAS FORAM SUGADAS E ELA SE TORNOU GRANDE CONSUMIDORA DOS PRODUTOS INGLESES.
  17. 17. EXPLOSÃO DE BARCO CHINÊS DURANTE A GUERRA DO ÓPIO A CHINA FOI SUBMETIDA APÓS A GUERRA DO ÓPIO , EM 1860. A INGLATERRA PROVOCOU O CONFLITO AO FORNECER A DROGA ILEGALMENTE AOS CHINESES. OS PORTOS CHINESES FORAM ABERTOS AO COMÉRCIO DAS NAÇÕES IMPERIALISTAS. O MAIOR EXEMPLO FOI HONG-KONG, PERTENCENTE A INGLATERRA.
  18. 18. OS EUA DOMINARAM VÁRIAS COLÔNIAS NA ÁSIA: FILIPINAS, SAMOA, MIDWAY, HAWAÍ ETC. NA AMÉRICA CENTRAL REALIZARAM VÁRIAS INTERVENÇÕES ASSEGURANDO SUA HEGEMONIA. Imperialismo Norte-americano
  19. 19. O AUGE DESSE IMPERIALISMO FOI A POLÍTICA DO “ BIG STICK ” DO PRESIDENTE T. ROOSEVELT, EM 1902. GRAVURA IRONIZA A NOVA DIPLOMACIA DE ROOSEVELT ROOSEVELT NA CAPA DA REVISTA TIME FOI NESSA ÉPOCA QUE CONSTRUÍRAM O CANAL DO PANAMÁ QUE FICOU SOB CONTROLE DOS EUA ATÉ O ANO 2000.
  20. 20. Legado do Imperialismo AS ÁREAS DOMINADAS TIVERAM SUAS RIQUEZAS EXPLORADAS. REBELDES QUE RESISTIRAM FORAM ESMAGADOS. DIVISÕES ÉTNICAS FORAM DESCONSIDERADAS E OS CONFLITOS NESSAS REGIÕES SE DÃO ATÉ HOJE.

×