SlideShare is now on Android. 15 million presentations at your fingertips.  Get the app

×
  • Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
 

Demissão Responsável

by Chief Executive Officer at Ravick Gestão Empresarial on Mar 23, 2011

  • 14,651 views

Demitir faz parte das atribuições de qualquer gestor, independente do segmento de mercado, porte ou cultura organizacional. ...

Demitir faz parte das atribuições de qualquer gestor, independente do segmento de mercado, porte ou cultura organizacional.
O modo como são realizados os processos de demissão, no entanto, diferencia uma empresa da outra e revela seu modelo de gestão de pessoas e o grau de consciência de sua responsabilidade no contexto social voltada ao desenvolvimento sustentável das pessoas para a formação de uma sociedade melhor e mais justa.
Toda demissão, quando mal conduzida, tumultua o ambiente de trabalho e a vida de todos os envolvidos, mas principalmente do demitido.
Não são mais justificáveis casos de demissão conduzidos sem planejamento e respeito pelo ser humano, se considerarmos o elevado nível de desenvolvimento dos modelos de gestão corporativos.
O cuidado básico que a empresa precisa ter é promover uma dissolução harmoniosa do contrato de trabalho com seus empregados. Assim, a empresa fica com a imagem preservada junto ao público interno e o demitido sai com sua dignidade e auto-estima preservadas. Para o público externo fica a imagem de uma empresa socialmente responsável.
Este estudo pretende analisar se as empresas no Brasil realizam a demissão assistida e responsável, prática já adotada em diversos países, dando ao profissional desligado o apoio necessário para a continuidade de sua carreira.
Busca também saber se as empresas oferecem benefícios diferenciados aos profissionais desligados e se os gestores assumem sua responsabilidade como agentes na administração da passagem de pessoas pela organização, desde a admissão, treinamento, acompanhamento de desempenho e do desligamento sempre que necessário.
Outro aspecto a ser analisado é o impacto do processo de demissão na vida da pessoa demitida, seus sentimentos e suas emoções.
Os resultados mostram que ainda são poucas as empresas que adotaram a prática da demissão assistida como benefício no Brasil. Por outro lado, os profissionais mostram-se preocupados com sua performance e mais atentos aos sinais positivos ou negativos que podem provocar uma demissão, e quando possível planejam seu desligamento com antecedência.
A pesquisa revela que os gestores, na maioria, assumem seu importante papel no processo de demissão como responsáveis pela comunicação, fato que contribui para o melhor entendimento e aceitação dos motivos geradores do desligamento.
Um dado relevante obtido neste estudo é a importância que a demissão assistida tem para os profissionais, sendo apontado como o segundo benefício mais vantajoso na visão dos profissionais na hora de uma demissão, ficando à frente até mesmo de recursos financeiros adicionais, como bônus ou gratificações.

Statistics

Views

Total Views
14,651
Views on SlideShare
14,646
Embed Views
5

Actions

Likes
1
Downloads
155
Comments
0

2 Embeds 5

http://www.linkedin.com 4
https://www.linkedin.com 1

Accessibility

Upload Details

Uploaded via SlideShare as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
Post Comment
Edit your comment

Demissão Responsável Demissão Responsável Document Transcript