Loading…

Flash Player 9 (or above) is needed to view presentations.
We have detected that you do not have it on your computer. To install it, go here.

Like this document? Why not share!

AméRica Do Norte

on

  • 11,193 views

 

Statistics

Views

Total Views
11,193
Views on SlideShare
11,185
Embed Views
8

Actions

Likes
1
Downloads
155
Comments
0

1 Embed 8

https://www.coursesites.com 8

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft Word

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

AméRica Do Norte AméRica Do Norte Document Transcript

  • América do Norte A América do Norte é a porção setentrional do continente americano. Existem duas formas de classificar esse continente: a primeira considera que a América do Norte é apenas a parte mais setentrional da América, separada da América Central na fronteira entre o México e o Guatemala, a segunda classificação reconhece apenas uma América do Norte e uma América do Sul, traçando o limite no Istmo do Panamá (umas vezes no Canal do Panamá, outras na fronteira entre o Panamá e a Colômbia). Pela última definição, a América do Norte incluiria a América Central Continental e Insular (Caribe). De fato, a América do Norte está assente na sua própria placa tectónica - a Placa Norte-americana (que abrange também parte da Ásia oriental) -, enquanto que a América Central, a sul da Península de Iucatã, está assente na Placa Caribeana. O subcontinente é limitado a norte pelo Oceano Glacial Ártico, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul pela América Central (ou pela América do Sul, conforme a definição que se considere), pelo Golfo do México e Mar das Caraíbas e a oeste pelo oceano Pacífico. Inclui ainda, além da porção continental, a Gronelândia (a maior ilha do mundo), a Terra Nova, o Arquipélago Ártico Canadiano, as Aleútes, a ilha de Vancouver, as Ilhas da Rainha Carlota e uma miríade de outras ilhas, espalhadas pelos mares que a rodeiam.
  • Países que compõem a América do Norte (imagem coletada de: http://www.brasilescola.com/geografia/america-norte.htm) Relevo O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico. As cordilheiras ocidentais dividem-se, no México, nas serras Madre Ocidental e Oriental, com vulcões como o Orizaba (5.699m) e o Popocatepetl (5.451m), que fecham o planalto mexicano. O ponto culminante é o monte McKinley (6.194m), no Alasca. As penínsulas da Flórida e do Yucatán, no golfo do México, e a península e o golfo da Califórnia, são os principais acidentes geográficos. As maiores ilhas estão situadas ao norte: Groenlândia, Banks, Vitória, Ellesmere, Devon e Terra de Baffin.
  • Hidrografia A principal característica do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de 250.000km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara. O principal rio é o Mississippi, com uma bacia de 4.600.000km² que percorre os Estados Unidos de norte a sul, seus principais afluentes são o Missouri, o Arkansas e o Ohio. Nas encostas dos Apalaches nascem os rios Hudson, Delaware, Susquehanna e o Potomac, que deságuam no Atlântico. No oeste os rios mais importantes são o Colúmbia e o Colorado. No Canadá há vários lagos glaciais, como o Winnipeg, o Grande Lago do Urso, o Atabasca, o Manitoba e o Grande Lago do Escravo. Outros rios importantes são o São Lourenço, Frazer, Mackenzie e Nelson, no Canadá, e o Yukon, no Alasca . Entre os rios do México, o maior é o rio Grande. Clima As regiões próximas aos oceanos Pacífico e Atlântico recebem mais chuva, enquanto no interior o clima é mais seco e há ocorrência de desertos. No México, o clima é condicionado pela altitude, com temperaturas mais elevadas e chuvas abundantes nas regiões até 1.300m de altitude e invernos rigorosos acima dos 1.900m. O litoral ártico do Canadá - do Alasca à baía de Hudson - apresenta baixos índices de precipitação, por estar oposto às influências polares. É comum ocorrerem mudanças bruscas de temperatura durante uma mesma estação, com a conseqüente formação de tufões no golfo do México ou nevoeiros e tempestades de neve nos Estados Unidos e Canadá. Vegetação e Fauna A tundra domina a região norte do Canadá, e é substituída progressivamente pela taiga e pela floresta de coníferas mais ao sul. Na porção central do continente, predominam as estepes ou pradarias. As florestas das montanhas Rochosas, a leste, possuem exemplares de sequóias; nos Apalaches são comuns o carvalho e o castanheiro. A vegetação dos desertos cobre partes da Grande Bacia, entre as Rochosas e as cadeias Ocidentais. No México, existem áreas de florestas tropicais próximas dos oceanos Pacífico e Atlântico. A parte norte do país caracteriza-se pela vegetação típica do deserto.
  • A fauna é bastante variada. Renas, alces, ursos polares e cinzentos, focas e raposas azuis habitam as regiões meridionais. Na pradaria central americana podem ser encontrados o cervo, o puma e o bisão. O inseto mais característico é o gafanhoto. Os desertos do oeste são hábitat de roedores, répteis e coiotes. Nas florestas tropicais há macacos, esquilos, cobras e grande variedade de aves. Composição étnica A América do Norte possui uma grande variedade de tipos raciais e étnicos, decorrente da miscigenação dos indígenas que viviam no continente com os europeus e os negros africanos. No século 20, aumentou a imigração de asiáticos. No Canadá e nos Estados Unidos, a maioria da população é de origem européia. A maior parte da população mexicana é mestiça de europeus e indígenas. A maioria dos groenlandeses provém da miscigenação de esquimós com os primitivos colonizadores dinamarqueses. Línguas O inglês, falado nos Estados Unidos e no Canadá; o francês, no Canadá; e o espanhol, no México e nos Estados Unidos, são os principais idiomas. Entre as línguas ameríndias destacam-se o náuatle e o maia, no México; o sioux, nos Estados Unidos; o atapasco, no Canadá; e o esquimó, no Canadá e na Groenlândia. Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_do_Norte http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u102.jhtm http://indoafundo.com