Minicurso de Composição Fotográfica - Aula 2

1,331 views
1,234 views

Published on

Parte do curso, disponibilizado em www.ecoclics.com juntamente com outras aulas e teste de avaliação. O Site, que trata da interrelação entre fotografia e meio ambiente, além de suas finalidades didáticas apresenta exemplos de como a câmera pode ser empregada na preservação do meio ambiente e farta documentação fotográfica, especialmente de santuários ecológicos brasileiros. Inclui, também, resenhas de clássicos da literatura relativa ao papel que vem sendo exercido pela fotografia, de autoria de Susan Sontag, Vilém Flusser e Roland Barthes.

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,331
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
531
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Minicurso de Composição Fotográfica - Aula 2

  1. 1. Composição Fotográfica AULA 2 Utilização de Molduras
  2. 2. Uso de MoldurasConsiste na incorporação de elementos no primeiroplano do quadro, para preencher espaços vaziosem torno do objeto principal.Isso acontece frequentemente em fotos depaisagem e de arquitetura, nas quais um céumonótono, pode ser inevitável.Os slides seguintes ilustram situações em que seoptou por essa ferramenta de composição.
  3. 3. EMOLDURANDO COM A NATUREZAA árvore, além de servir como moldura, conduz o olhar para a capela anglicana. Essaleitura é facilitada porque a árvore se desenvolve da esquerda para a direita, a exemplodo que ocorre quando lemos um texto.
  4. 4. EMOLDURANDO COMARQUITETURAA abertura na guarita doForte São Luís é outroexemplo de moldura, nestecaso empregada com ointuito de captar o olharpara a cidade do Rio deJaneiro, ao fundo.
  5. 5. EMOLDURANDO COM A NATUREZA IIA moldura da praia do Parque da Bocaina, além da árvore, foi constituídapelo aglomerado de pedras iluminado pela luz da manhã.
  6. 6. Dicas Sobre Molduras I • Quando a moldura estiver na sombra tente também uma foto detonando o flash. Depois decida qual foto utilizar, pois muitas vezes sem a iluminação consegue-se um efeito de silhueta interessante; • Em várias situações a moldura fora de foco (borrada) produz efeito interessante. É o caso das fotos de natureza, que frequentemente ficam bem emolduradas por borrões de cores;
  7. 7. EMOLDURANDO COMARQUITETURA IIRecomenda-se utilizarelementos estéticos nosemolduramentos. Nestafoto do Jardim Botânicodo Rio de Janeiro, foiescolhido um antigoportal de cantaria emarco. Sua iluminação éartificial, mas isso étema para outrominicurso.
  8. 8. Dicas Sobre Molduras II • Pode ser necessário gastar um tempo para achar um ponto de vista que permita um enquadramento apropriado, mas o resultado costuma valer a pena. Nessa busca mantenha-se fotografando; • O uso excessivo de molduras deve ser evitado. Alterne diferentes técnicas nos enquadramentos, e considere a diversidade de resultados quando selecionar suas fotos para serem mostradas. Evite, assim, a monotonia; • Com a facilidade de efetuar cortes, oferecida pelos programas de edição de imagens, é simples mudar o enquadramento no computador, retirando-se áreas desinteressantes, sem recorrer a molduras.
  9. 9. EMOLDURAMENTO HETERODOXOUsualmente utilizam-semolduras que tenhamalgo a ver com o objetoprincipal da imagem.Este não é o caso dafoto ao lado, na qual foienquadrada umatubulação dedragagem, tendo-seem mente acaracterização de umimpacto ambiental.
  10. 10. Exercício 3 Faça muitas fotos conforme recomendado a seguir:1. Revisite outra vez o assunto escolhido na Aula 1. Caso possível, emoldure o objeto da foto com algo existente. Do contrário, tente introduzir um elemento que sirva como moldura. Exercite sua criatividade!2. Momento de se colocar em campo. Visite um local com arquitetura interessante e procure tirar partido de janelas, portas etc., para obter fotos emolduradas. Vale também buscar paisagens instigantes com pontos de vista que permitam emolduramentos;3. Ah! Ia me esquecendo, estamos nos aproximando da primavera. Brevemente teremos árvores para emoldurar belas paisagens com seus ramos floridos. Anote em sua agenda.
  11. 11. Final da Aula 2Se você chegou até aqui, parabéns pelapersistência!Sugerimos uma pausa, para um café ou o que vocêquiser. Mas não deixe de voltar ! Nosso minicurso estáperto do final.Ainda temos várias dicas para você !

×