Um trabalho escrito não é…
 Copiar textos de um livro, mesmo que se cortem
alguns parágrafos;
 Apresentar fotocópias de ...
Fases do Trabalho
 Planificação do trabalho;
 Recolha de dados;
 Organização da informação;
 Redação do texto;
 Apres...
A escolha do tema e do plano
O primeiro passo a dar é a escolha do tema – por
ti, pelo grupo ou até por sugestão do(a) pro...
A planificação
A planificação deve incluir:
 O objetivo / tema geral do trabalho;
 O esquema por tópicos do seu desenvol...
A recolha da informação, consiste em proceder à
consulta nas fontes de informação selecionadas na
planificação (livros, in...
A redação do texto deve ser:
 Clara
 Concisa
 Coerente
A estrutura do trabalho
Qualquer que seja o tema, para apresentar um
trabalho de forma correta é necessário conhecer a sua...
1 - Capa
Pode ser simples, com desenho ou fotografias. No
entanto, para uma correta apresentação, dela farão parte
os segu...
2 - Índice
No Índice deves escrever o título das partes e dos
capítulos que constituem o trabalho.
À frente de cada título...
3 - Introdução
Na Introdução informarás o leitor sobre o tema que vais
tratar e como o irás fazer. Explica-se, em traços g...
4 - Desenvolvimento
O Desenvolvimento é a parte central do trabalho.
Deve ser redigido com cuidado, tendo por base os teus...
5 - Conclusão
Deverá ser breve.
Esta serve para fazer um resumo breve do assunto
desenvolvido, na qual deve constar a tua ...
Bibliografia
Para a indicação de bibliografia, sempre por ordem
alfabética, também há regras.
Deve ser apresentada por ord...
Tratando-se de três ou mais autores, pode indicar-se
apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al., o
que signific...
Caso se trate de mais de um autor, procede-se do
seguinte modo: indicam-se os diversos
autores, começando pelos apelidos, ...
Se a publicação não tiver autor definido, o título
deverá ser escrito em itálico e colocar-se também por
ordem alfabética:...
Caso se trate de um artigo publicado numa obra, num
jornal ou numa revista, deve indicar-se o nome do
autor, título do art...
7 - Anexos
Os anexos servem para completar e fundamentar as
afirmações feitas ao longo do trabalho.
Podem incluir document...
Revisão final
Depois de acabares o trabalho convém relê-lo
atentamente.
Quanto à Introdução, verifica se está de acordo co...
Como elaborar um_trabalho_de_pesquisa
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Como elaborar um_trabalho_de_pesquisa

2,252
-1

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,252
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como elaborar um_trabalho_de_pesquisa

  1. 1. Um trabalho escrito não é…  Copiar textos de um livro, mesmo que se cortem alguns parágrafos;  Apresentar fotocópias de livros ou de páginas da internet;  Um exercício de caligrafia ou de composição de texto;  A transcrição de um conjunto de dados ou citações;  Fazer “parafrases” do texto original.
  2. 2. Fases do Trabalho  Planificação do trabalho;  Recolha de dados;  Organização da informação;  Redação do texto;  Apresentação final do trabalho.
  3. 3. A escolha do tema e do plano O primeiro passo a dar é a escolha do tema – por ti, pelo grupo ou até por sugestão do(a) professor(a). Seguidamente estabelecerás um plano relativo aos assuntos que irás tratar (por vezes esse plano é reformulado). De acordo com esse plano irás procurar informações em livros, enciclopédias, jornais, revistas…
  4. 4. A planificação A planificação deve incluir:  O objetivo / tema geral do trabalho;  O esquema por tópicos do seu desenvolvimento;  As fontes de informação a consultar;  A definição do tempo de duração e execução do trabalho, de acordo com a data de entrega estabelecida.
  5. 5. A recolha da informação, consiste em proceder à consulta nas fontes de informação selecionadas na planificação (livros, internet, ...); A organização da informação, envolve:  A colocação dos dados recolhidos por ordem de importância;  A distinção entre o essencial e o secundário;  A elaboração de resumos e esquemas síntese.
  6. 6. A redação do texto deve ser:  Clara  Concisa  Coerente
  7. 7. A estrutura do trabalho Qualquer que seja o tema, para apresentar um trabalho de forma correta é necessário conhecer a sua estrutura: 1 – Capa 2 – Índice 3 – Introdução 4 – Desenvolvimento 5 – Conclusão 6 – Bibliografia 7 – Anexos (nem todos os trabalhos têm anexos)
  8. 8. 1 - Capa Pode ser simples, com desenho ou fotografias. No entanto, para uma correta apresentação, dela farão parte os seguintes elementos: Nome da escola Disciplina ou área a que se destina Identificação do(s) autor(es): nome(s), número, turma e ano Nome do(a) professor(a) Ano lectivo em que foi elaborado
  9. 9. 2 - Índice No Índice deves escrever o título das partes e dos capítulos que constituem o trabalho. À frente de cada título escreve o número da página onde se inicia. Antes da designação de cada assunto, poderás colocar um número romano, se se tratar de um capítulo, ou número árabe, se disser respeito a uma subdivisão desse capítulo, ou então 1; 1.1.;1.2.; 2; 2.1.; 2.2.
  10. 10. 3 - Introdução Na Introdução informarás o leitor sobre o tema que vais tratar e como o irás fazer. Explica-se, em traços gerais, qual o objetivo fundamental do trabalho. Podes ainda referir os motivos que te levaram a escolher esse tema, as dificuldades que encontraste para o estudar, as vantagens da sua realização etc.
  11. 11. 4 - Desenvolvimento O Desenvolvimento é a parte central do trabalho. Deve ser redigido com cuidado, tendo por base os teus conhecimentos e as informações recolhidas. Convém ser ilustrado com gráficos, mapas, quadros, gravuras, que devem estar de acordo com o conteúdo do texto e ser explicados através de uma legenda. Poder-se-á usar citações, ou seja, transcrever frases de autores. Estas devem estar destacadas entre aspas, e identificadas com o respetivo autor e obra das quais foram retiradas. O tema deverá ser abordado de forma ordenada, em pequenos capítulos e apresentados separadamente.
  12. 12. 5 - Conclusão Deverá ser breve. Esta serve para fazer um resumo breve do assunto desenvolvido, na qual deve constar a tua opinião como autor.
  13. 13. Bibliografia Para a indicação de bibliografia, sempre por ordem alfabética, também há regras. Deve ser apresentada por ordem alfabética dos apelidos dos autores cujas obras foram consultadas, seguido dos respetivos títulos (em itálico), local onde foi editado, editora e respetiva data da edição:  Silva, Ana Maria, Palavras em Português, Porto, Porto Editora, 2002, Caderno de Apoio ao Aluno.
  14. 14. Tratando-se de três ou mais autores, pode indicar-se apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al., o que significa “e outros”:  Costa, Fernanda, et al, Com Todas as Letras; Porto Editora, 2002, Caderno de Apoio ao Aluno.
  15. 15. Caso se trate de mais de um autor, procede-se do seguinte modo: indicam-se os diversos autores, começando pelos apelidos, em maiúsculas, seguidos dos nomes:  Magalhães, Ana Maria e Alçada, Isabel, Uma visita à Corte de D. Dinis, col. “Viagens no tempo”, Lisboa, Edições Caminho, 1988.
  16. 16. Se a publicação não tiver autor definido, o título deverá ser escrito em itálico e colocar-se também por ordem alfabética:  Revista de História, nº 8 (mês e ano)
  17. 17. Caso se trate de um artigo publicado numa obra, num jornal ou numa revista, deve indicar-se o nome do autor, título do artigo, título da publicação, número da publicação, data e páginas (primeira e última). Se for consultada a internet e/ou CD-Rom, deverá indicar-se o endereço dos sites e/ou os títulos dos CD-Roms consultados, enunciados por ordem alfabética e separados das restantes fontes bibliográficas.
  18. 18. 7 - Anexos Os anexos servem para completar e fundamentar as afirmações feitas ao longo do trabalho. Podem incluir documentos que serviram de apoio ao trabalho, como gráficos, mapas, quadros, gravuras, etc, e devem ser numerados (anexo I, anexo II, ...) e legendados.
  19. 19. Revisão final Depois de acabares o trabalho convém relê-lo atentamente. Quanto à Introdução, verifica se está de acordo com o restante ou se tens de acrescentar / alterar alguns aspectos para ficar de harmonia com o Desenvolvimento dado ao tema.
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×