A VIDA DO OPERÁRIO NO SÉC.XIX
CONTRASTES E ANTAGONISMOS
SOCIAIS
Contrastes e antagonismos sociais
A Revolução Demográfica
No século XIX verificou-se um grande aumento da população, onde ...
O Crescimento da População Urbana e as Emigrações
A revolução agrícola e a industrialização levaram ao crescimento das
cid...
As Grandes Transformações Operadas no Sistema
de Produção da Revolução Industrial
Os avanços científicos e técnicos, tanto...
A Vida do Operário no Séc.XIX / O Trabalho Infantil
O êxodo rural provocou um excesso de mão-de-obra
nas cidades, o que fe...
O Aparecimento e a Evolução de Ideias Socialistas
A sociedade do séc.XIX apresenta grandes contrastes, por um lado, a
burg...
Trabalho de História Realizado por:
- CRISTIAN TIMOFTE Nº 3 8º A
Professora:
NÃO AO TRABALHO INFANTIL!!!
Trabalho de história
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Trabalho de história

2,134
-1

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,134
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Trabalho de história

  1. 1. A VIDA DO OPERÁRIO NO SÉC.XIX CONTRASTES E ANTAGONISMOS SOCIAIS
  2. 2. Contrastes e antagonismos sociais A Revolução Demográfica No século XIX verificou-se um grande aumento da população, onde se tinha registado uma industrialização mais rápida. Para este crescimento demográfico contribuíram factores tais como: - o aumento da produção agrícola; - os progressos da medicina com a utilização de novos medicamentos; - os progressos da higiene. A melhoria das condições de vida das populações contribuiu para: - a diminuição da mortalidade; - o aumento da esperança média de vida; - o aumento da população; Transformou-se numa grande revolução demográfica
  3. 3. O Crescimento da População Urbana e as Emigrações A revolução agrícola e a industrialização levaram ao crescimento das cidades. Muitos camponeses abandonaram os campos e foram para as cidades em busca de melhores condições de vida e salários regulares. O rápido crescimento da população trouxe problemas económicos e sociais, tais como o desenraizamento e a insegurança das populações que vinham do mundo rural, acostumados à simplicidade e à solidariedade da comunidade e da família. Nas cidades não havia emprego para todos, por isso, muitas pessoas tiveram de emigrar. A emigração aumentou no século XIX. Mais de 50 milhões de pessoas emigraram entre 1800 e 1900. o principal destino da emigração europeia foi a América do Norte.
  4. 4. As Grandes Transformações Operadas no Sistema de Produção da Revolução Industrial Os avanços científicos e técnicos, tanto na indústria como nos transportes, e o desenvolvimento económico provocam mudanças nos modos de vida da população do século XIX. Os habitantes das cidades foram os primeiros a beneficiar destes progressos técnicos que lhes tornaram a vida mais fácil e cómoda. Nas cidades existiam hospitais, escolas, clubes, salas de espectáculos, o que dava um espaço de lazer onde as pessoas se divertiam em teatros, bailes e festas. O rápido crescimento das cidades trouxe muitos problemas. As cidades crescem de forma desordenada pois era difícil alojar as pessoas que emigravam para os centros urbanos. Foi preciso construir novas ruas, praças, redes de abastecimento de água e iluminações, mas também espaços públicos como mercados e estações de comboio.
  5. 5. A Vida do Operário no Séc.XIX / O Trabalho Infantil O êxodo rural provocou um excesso de mão-de-obra nas cidades, o que fez baixar os salários e levou a que muitos operários aceitassem trabalhar em más condições, e durante 15 ou mais horas por dia. Homens, mulheres e crianças eram submetidos a condições de trabalho semelhantes, contudo, a mão- de-obra feminina e infantil era a mais barata. O proletariado trabalhava em fábricas com más condições de higiene e segurança e vivia em casas insalubres , húmidas e mal iluminadas. Eram pequenos espaços onde viviam famílias numerosas. Estas condições provocavam o aparecimento de graves doenças, a degradação de vida e a miséria moral.
  6. 6. O Aparecimento e a Evolução de Ideias Socialistas A sociedade do séc.XIX apresenta grandes contrastes, por um lado, a burguesia capitalista que vivia rodeada de luxo gozando, em geral, de uma vida confortável, por outro, a classe operária, geralmente pobre e a viver miserável. Alguns intelectuais do séc.XIX, atentos às injustiças sociais, criticaram este sistema propondo um conjunto de medidas políticas para reformar os sistemas económicos e social. Pretendiam tornar mais justo o sistema económico. Assim, nasceram as ideias e doutrinas socialistas.
  7. 7. Trabalho de História Realizado por: - CRISTIAN TIMOFTE Nº 3 8º A Professora: NÃO AO TRABALHO INFANTIL!!!
  1. Gostou de algum slide específico?

    Recortar slides é uma maneira fácil de colecionar informações para acessar mais tarde.

×