Your SlideShare is downloading. ×
Dia do sol
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Dia do sol

527

Published on

Dia do Sol

Dia do Sol

Published in: Education, Business, Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
527
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Dia do Sol
    3 de Maio de 2011
  • 2. O Trio em busca do Sol
    Autora
    Carolina Vicente
  • 3. Numa bela tarde de Verão, três jovens passeavam pela rua, quando de repente uma luz surgiu no céu. Os três olharam fixamente para a luz, e quando tentavam descobrir o que era, a luz desapareceu e ficaram totalmente às escuras.
    Todos tentaram perceber o porquê de estarem às escuras, mas eis que a Ana disse:
    - Já sei! - e todos olharam para ela – O Sol desapareceu!
    O João olhou para a Ana e comentou:
    - Ana?! Claro que o Sol desapareceu! Até aí já todos tínhamos chegado!
    - Claro, senhor espertinho! – exclamou a Ana não muito contente.
    - Cá para mim, o Sol só pode ter sido raptado! - proferiu a Patrícia.
  • 4. Todos deram risinhos de gozo, pensando que a Patrícia estava louca por pensar aquilo! E logo a Patrícia que nem costumava ser de ideias muito malucas! Mas a verdade é que continuavam às escuras e apenas ela tinha dado uma hipótese concreta, ou não.
    Tinham já passado mais de 20 minutos e de luz?! Nada! Já muitas pessoas tinham saído à rua para ver o que se passava. Não era um eclipse, nem nada do género, mas o que seria aquele estranho fenómeno?
    Os jovens decidiram ir investigar! Cada um foi a sua casa e procurando no sítio habitual, visto que não se via nada, trouxeram de lá uma lanterna.
    A Ana, por sua vez, tinha um computador e decidiram ir saber mais sobre o Sol.
  • 5. - Então – começou ela por dizer - Os raios solares, com o seu calor e energia, são uma fonte de vida essencial para a Terra. É graças ao Sol e ao seu calor que existe vida no Planeta Terra.
    - É o Sol quem faz com que as plantas cresçam e depois sirvam de alimento a muitos seres vivos, equilibrando a cadeia alimentar.
    Graças ao Sol, a água evapora, dando origem à chuva e à neve e dando-se assim a circulação da água, normalmente chamado Ciclo da Água;
    Por outro lado, o Sol também faz com que seja produzida no nosso corpo a vitamina D, que ajuda ao bom desenvolvimento dos nossos ossos e dentes.
    Mas atenção, também é preciso ter cuidado com o Sol, pois em excesso pode secar as plantas, deixando de ser boas para alimentar os seres vivos e …
  • 6. - Espera! Que interessa isso?! – interrompeu o João - Está bem que é importante, mas nós queremos encontrar o Sol, explicar por que razão é que ele não está no céu.
    - Tens razão, João! Lembras-te daquele velho, do fundo da rua, que disse que tinha uma nave espacial capaz de chegar a qualquer lado?! Eu não acreditei muito, mas podíamos ir lá ver isso. – sugeriu a Ana.
    - Não tenho muitas esperanças, mas vale a pena tentar! – exclamou a Patrícia.
    Os três jovens, com a ajuda das lanternas, correram até à casa do velhinho, bateram à porta e ouviram uma voz meio rouca:
    - Quem é?
    - Somos nós, a Ana, a Patrícia e o João, o trio como o senhor nos chama!
    - Ó juventude, que fazem por aqui?
  • 7. Lembra-se de dizer que tinha uma nave espacial capaz de chegar a qualquer lado?! Gostaríamos de a ver, e mais tarde a usar para descobrir onde está o Sol!
    - Mas, meninos, é muito arriscado, pois nunca usei tal engenhoca! Mas entrem, entrem!
    Lá entraram todos e uma espécie de coisa redonda, mas com altos e baixos e luzes e outras coisas penduradas, estava mesmo à frente dos seus olhos, a nave!
    O senhor disse-lhes para entrarem a bordo e eles não pensaram duas vezes. De seguida, puxou uma alavanca e lá foram eles e, quando deram por si, já estavam no meio do espaço, estavam a iniciar a sua viagem em busca do Sol.
  • 8. Percorreram todo o Sistema Solar e nada! Nem sinal do Sol. Sendo assim, começaram a ir mais para dentro da Galáxia e finalmente, viram uma estrela tão brilhante quanto o Sol. Só podia ser ele! Correram até ele e encontraram dois alienígenas. Aí todos deram razão à Patrícia, afinal a sua ideia maluca sempre estava certa!
    Os dois pequenos e verdes estavam a conversar numa língua desconhecida, mas mesmo assim foram até eles e perguntaram por que razão é que tinham raptado o Sol. Estes responderam, ou então não, mas os jovens não percebiam o que eles diziam. Então, a Patrícia teve a excelente ideia de comunicar por gestos e depois de muito gesticularem, lá conseguiram convencer as criaturas a os deixarem levar o Sol para o seu devido lugar, o Sistema Solar, devolvendo assim a luz, a alegria e a vida à Terra e a todos os seus habitantes.
  • 9. Daí em diante, o Trio foi reconhecido por todo o planeta como os Salvadores do Sol e da Alegria.
  • 10. Ficha técnica
    7 º Ano - Turma B3
    Disciplina de Língua Portuguesa
    Professora - Sara Castela
    Produção - O Ciclista
    2011

×