Testetipo1011

221 views
147 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
221
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Testetipo1011

  1. 1. 1 MEEC CONTROLO – 2010/2011 – 1º semestre, Teste tipo Resp. Prof. Carlos Silvestre P1 - Uma empresa, após ter adquirido um determinado sistema, pretende desenvolver um controlador. Não tendo recursos para desenvolver um modelo com base em princípios da física, pediu ao seu laboratório para determinar a resposta em frequência do sistema em alguns pontos. Como resultado o laboratório elaborou o seguinte diagrama 1.1 - Não tendo o laboratório tempo para elaborar o diagrama de fase e sabendo à partida que o sistema original é estável determine os possíveis diagramas de fase. 1.2 - Determine as possíveis funções de transferência. ω [rad/sec] |G(jω)| [dB] * * * * * * * * * * * * * * 100 10−3 10−2 10−1 101 102 103 −40 −20 0 20 40
  2. 2. 2 P2 – (Moldagem do ganho de malha) Considere o sistema de controlo da figura seguinte, onde G0(s) representa o sistema a controlar, K(s) é um controlador, e e R(s), N(s), D(s) e Y(s) representam respectivamente a entrada de referência, as perturbações externas, o ruído no sensor e a saída do sistema. 1 - Determine um controlador K(s) tal que o sistema de controlo em malha fechada cumpra simultaneamente as seguintes especificações: 1.1. O sistema final em malha fechada é estável. Utilize um critério à sua escolha para o mostrar. 1.2. Erro estacionário nulo na resposta uma entrada r escalão unitário. 1.3. Erro estacionário inferior a 0.1 em resposta uma entrada r rampa unitária. 1.4. Seguimento de sinais de referência r na gama de frequências [0, 1] rad/s com erro menor ou igual a -60dB. 1.5. Rejeição de sinais de perturbação d na gama de frequências [0, 0.1] rad/s com erro menor ou igual a -80dB. 1.6. O ruído n no sensor na gama de frequências superior a 1000 rad/s é atenuado pelo menos 20dB (ganho de -20dB). 1.7. Margem de fase superior a 45º. Justifique detalhadamente as condições a impor ao ”ganho de malha” e a escolha do controlador. Trace as aproximações assimptóticas do diagrama de Bode (amplitude e fase) correspondente a K(s)G0(s). Nota: por simplicidade, baseie o projecto nas aproximações assimptóticas. - Y(s)R(s) K(s) G0(s) N(s) D(s)
  3. 3. 3 P3 - (Diagrama de Nyquist e Margens de Estabilidade) Considere o sistema de retroacção representado na figura onde K(s) é o controlador e G(s) representa o sistema a controlar. 1- Assuma que . 2- Considere K(s)=k>0, desenhe o diagrama de Nyquist a partir do diagrama de Bode e conclua acerca da estabilidade do sistema em malha fechada. Não se esqueça que num diagrama de Nyquist tem de ter claro o contorno de partida, o contorno de chegada e as respectivas circulações. 3- Com k=200, marque no diagrama de Bode e de Nyquist as margens de fase e de ganho. 4- Assuma agora que os seus requisitos de projecto lhe impõem a utilização de um controlador integral do tipo K(s)=k/s, com k>0. Trace o novo diagrama de Nyquist e mostre que existe um valor de k>0 a partir do qual o sistema em malha fechada é estável. 5- Marque no diagrama de Nyquist anterior o pico de sensibilidade. Discuta a utilização desta medida de estabilidade comparando-a com as margens de avanço e atraso. - Y(s)R(s) K(s) G(s)

×