Direitos Humanos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Direitos Humanos

on

  • 20,546 views

 

Statistics

Views

Total Views
20,546
Views on SlideShare
20,522
Embed Views
24

Actions

Likes
1
Downloads
320
Comments
2

1 Embed 24

http://www.slideshare.net 24

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Direitos Humanos Presentation Transcript

  • 1. Direitos humanos.
  • 2. Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
  • 3. Quais são os direitos humanos?
    Direitos civis- são o direito a igualdade perante a lei; o direito a um julgamento justo; o direito de ir e vir; o direito à liberdade de opinião; entre outros.
    Direitos políticos- são o direito à liberdade; o direito de associação; o direito de votar e de ser votado; o direito de pertencer a um partido político: o direito de participar de um movimento social, entre outros.
    Direitos sociais- são o direito à previdência social; o direito ao atendimento de saúde e tantos outros direitos neste sentido.
    Direitos culturais– são o direito à educação; o direito de participar da vida cultural; o direito ao progresso científico e tecno­lógico; entre outros.
    Direitos económicos- são o direito à moradia; o direito ao trabalho; o direito à terra: o direito às leis trabalhistas e outros.
    Direitos ambientais- são os direitos de protecção, preservação e recuperação do meio ambie­te, utilizando recursos naturais sustentáveis.
  • 4. A igualdade de direitos
    é negada, muitas vezes, às mulheres, às crianças, aos deficientes e aos idosos, quer em forma de violência, como em discriminação, reconhecimento social
    e, muitas vezes, trabalho não remunerado.
  • 5. Lista parcial dos direitos humanos.
    - direito à vida.- direito à igualdade.- direito à liberdade, que inclui: - direito à liberdade de pensamento. - direito à liberdade de expressão. - direito à liberdade de reunião. - direito à liberdade de associação .- direito à liberdade de manifestação .- direito à liberdade de orientação sexual. - direito à felicidade.- direito à objecção de consciência. - direito à saúde, educação, habitação, lazer, cultura e exporte.- direito ao meio ambiente, direitos do consumidor.- direito a não ser vítima de manipulação genética.
  • 6. Nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos, os direitos humanos mais elementares estão muitas vezes ausentes, devido a conflitos étnicos, religiosos e culturais. Nos países desenvolvidos existem também algumas violações dos direitos humanos.
  • 7. Porque surgiram os Direitos humanos?
    Sendo assim, podemos considerar, que numa primeira circunstância os Direitos Humanos surgiram devido à necessidade de protecção da população perante o Estado.
    Numa segunda circunstância, em que a preocupação e o combate pelos direitos humanos atendem uma visão mais positiva da governação do Estado.
    No cumprimento das suas funções, que eram agora de assegurar as condições e os recursos necessários para que cada um se torne indivíduo e membro da comunidade, e é neste sentido que nos referimos quando lutamos pelo direito á educação, ao trabalho e à assistência médica.
  • 8. É importante que haja um reconhecimento maior da diversidade e uma intenção mais séria de criar oportunidades para essas pessoas. Estabelecer igualdade de direitos e oportunidades para crianças, jovens, mulheres e pessoas de todas as etnias e religiões é uma das maiores garantias para o desenvolvimento das comunidades.
  • 9. Dia internacional dos Direitos humanos celebra-se no dia 10 de Dezembro.
    Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
  • 10. Trabalho realizado por:
    -Ana Palmas nº2 9ºA
    -Joana Isabel nº13 9ºA
    -Joana Lourenço nº12 9ºA