Sociedade da Informação
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
660
On Slideshare
660
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
2
Comments
2
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Sociedade da informação xExclusão social
  • 2.  Sociedade da informação, mundo globalizado e avanço tecnológico, ou sociedade dos infoexcluídos, alienação global e desumanização tecnológica? Dicotomia representativa de uma sociedade capitalista que visa, prioritariamente, os aspectos econômicos em detrimento dos aspectos sociais. A consequência dessa cisão arbitrária, se por um lado contribui para a aceleração das mudanças culturais e da transformação social, por outro serve para aumentar o número de excluídos.
  • 3.  Global Information Society - Sociedade da Informação é um termo - também chamado de Sociedade do Conhecimento ou Nova Economia - que surgiu no fim do Século XX, com origem no termo Globalização.Este tipo de sociedade encontra-se em processo de formação e expansão. Um dos primeiros a desenvolver o conceito de sociedade da informação foi o economista Fritz Machlup. Em 1933, Machlup começou estudando o efeito das patentes na pesquisa. Seu trabalho culminou no importante estudo "The production and distribution of knowledge in the United States" em 1962.
  • 4.  Informação -> Conhecimento É necessário tratar a informação para que ela se torne conhecimento. Acesso à informação - > desigualdades sociais Se conhecer é um processo pelo qual o homem compreende o mundo, o conhecimento é um conjunto de enunciados, formalizados,que o homem produz e do qual necessita, não só para comunicar-se como para sobreviver,sendo uma ação que se vincula ao individual e ao coletivo.(Boaventura Santos, 1998 )
  • 5.  Programa Sociedade da Informação - conjunto de propostas visando não apenas disseminar a adoção e o uso das tecnologias de informação no país, mas evitar que esse processo amplie as desigualdades hoje existentes entre pessoas e regiões ricas e pobres.
  • 6.  SéculosXVIII, XIX e XX. Sociedade em rede Revolução virtual Evolução do ecossistema virtual
  • 7. “ um excluído digital é também um excluído social”. Ricos em informação e pobres em informação.
  • 8.  Infoinclusão. “inclusão digital é construção do conhecimento, apropriar – se do instrumento para incluir – se socialmente”.
  • 9.  Educação Relevância Exclusão Takahashi Shwarzelmuller TIC Brasil
  • 10.  CASTELLS, M. 1999. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 1999. A era da informação: economia, sociedade e cultura, v.1. CASTELLS, M. 2000. O poder da identidade. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000. 530 p. A era da informação: economia, sociedade e cultura, vol. 2.