Educação A Distância

  • 231 views
Uploaded on

Trabalho de técnologia da informação

Trabalho de técnologia da informação

More in: Education , Spiritual
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
231
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
9
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. A importância de EAD -Carlos Eduardo Centeno e Ricardo Lobato - Tecnologia da Informação - Turma 124
  • 2. O EAD acontece quando o a pessoa que ensina está separada da pessoa que aprende. Se propõe então que essa distancia entre as duas partes seja contornada através do uso de tecnologias de telecomunicação e de transmissão de dados, voz (sons) e imagens (incluindo dinâmicas, isto é, televisão ou vídeo).
  • 3. É a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Diz respeito também à separação temporal ou espacial entre o professor e o aprendiz.
  • 4. Iniciou-se assim com o estudo por correspondência, através de materiais impressos com tarefas e atividades que eram enviados pelo correio. Em meados da década de 70 ocorre a implementação sistematizadas de cursos a distância, utilizando, além do material impresso, transmissões por televisão aberta, rádio e fitas de áudio e vídeo. A partir da década de 90 com o surgimento da internet, a educação a distância vem se aprimorando cada vez mais, através de tecnologias que viabilizam mecanismos de comunicação tão eficazes capazes de suprir a distância geográfica entre aluno e professor.
  • 5. O mundo dito globalizado de hoje, de acelerado progresso tecnológico, exige pessoas dinâmicas, flexíveis e autônomas e que respondam às exigências do mercado. Eis que a EAD é a modalidade que mais tem chances de romper os paradigmas atuais da escola convencional, que é um modelo que vigora há séculos, que não conseguiu aproveitar as modernas tecnologias nas suas reais potencialidades.
  • 6. A Educação a Distância no Brasil teve início por meio dos cursos que utilizavam os correios para a entrega dos materiais e interação entre professor e aluno. Mais de 15 milhões de alunos foram atendidos somente por duas das maiores instituições dessa modalidade de ensino profissionalizante. Há, no mercado, milhares de profissionais atuando com base nesse sistema de formação. Saiba sobre a avaliação do EAD no Brasil no link abaixo: http://www.eca.usp.br/prof/moran/avaliacao.htm
  • 7. O diretor da Unisul Virtual apresentou números da EAD nos cursos de graduação para comprovar seu crescimento. Em 2000, essa modalidade estava presente em 10 cursos/carreiras, com 1682 alunos matriculados, e, em 2006, números do censo realizado pelo INEP constataram o ensino a distância em 349 cursos, com 207.206 alunos. “Em 2006, 4,4% dos alunos matriculados na graduação eram de EAD”.
  • 8. Os tutores vão atrás do aluno quando este passa muito tempo sem dar notícias ou sem cumprir alguma tarefa, mas por mais atencioso que um tutor seja é muito difícil que um apenas consiga manter o estudante motivado por muito tempo.
  • 9. - Um aluno um pouco mais maduro, autônomo e que cumpra os prazos; - O aluno tem que saber organizar o seu tempo e ter comprometimento com a rotina.
  • 10. O aluno tem que ser participativo, gostar de desafios, ser investigativo, critico e saber tomar decisões.
  • 11. Tem que ser um professor que consiga gerir o processo e os conteúdos, fazendo com que o estudante esteja sempre motivado a aprender a matéria, propiciando a obtenção de sucesso.
  • 12. A prática pedagógica da modalidade a distância, se diferencia da modalidade presencial pelas metodologias e pelos meios interativos utilizados, podendo-se constatar entretanto a existência de um modelo educacional em formação.Além disto, pode-se constatar que a Educação Presencial, apesar de ter um modelo e prática pedagógica consolidada, está sendo influenciada pelo fato dos professores das instituições pesquisadas atuarem nas duas modalidades, presencial e a distancia; ou seja, a mudança da prática pedagógica também está ocorrendo na modalidade presencial, embora de forma menos intensa
  • 13. Ensino realizado através de meios eletrônicos.