Projeto xadrez/Damas Online

4,610 views
4,336 views

Published on

Projeto de jogo de damas

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,610
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
62
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto xadrez/Damas Online

  1. 1. PROJETO DAMAS/XADREZ ONLINE Adriano Gomes Soares E-mail: drilukosoares@hotmail.comDAMAS/XADREZ NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA FRANCISCA DE MORAIS PONTES Projeto destinado aos alunos da E.E.B. Francisca de Morais Pontes com o interesse de incentivar o ensino e a prática do jogo de Damas/Xadrez na escola como atividade extracurricular, melhorando a memorização, raciocínio lógico, além de utilizar tecnologias. ITAPIPOCA/CE 2011
  2. 2. JUSTIFICATIVA O Jogo de Damas e o Xadrez são utilizados na educação como instrumento inter,multi e pluridisciplinar, pois auxilia no desenvolvimento de algumas características dopensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução, indução,estratégia, gestão de recursos e seu vínculo com a informática e as novas tecnologias deinformação permitem aumentar o espectro de sua utilização. Considerando que a maioria dos professores de Educação Física prefere darênfase as modalidades específicas como: voleibol, basquete, handebol, futsal e outros,deixando de lado a damas/xadrez, onde o mesmo é um esporte de ordem intelectual, queobjetiva proporcionar um desenvolvimento mental e social, possibilitando a resolução dosproblemas do dia-a-dia. Levando-se em consideração o fato dos professores terem a dificuldade detrabalharem a modalidade devido à grande quantidade de alunos por turma e fazendoapenas uma pequena passagem pela damas/xadrez e até mesmo deixando de lado, fazendocom que futuramente estes não tenham que aprender ou praticar estes jogos, podendo setornar inferior aos que o praticam desde a infância. Portanto, sendo a damas/xadrez uma atividade esportiva, a mesma possibilita àcriança e adolescente o auxílio do seu desenvolvimento tanto intelectual, como motor esocial. Com isso, pretendo com este projeto, mostrar aos professores e interessados, que adamas/xadrez não seria apenas um jogo comum, mas sim um método de firmamentointelectual e social do desenvolvimento humano, contribuindo assim, no aprendizadoglobal do estudante.
  3. 3. OBJETIVO GERAL Proporcionar aos alunos o conhecimento de damas/xadrez como elementocomplementar no contexto educacional, para melhorar a concentração dos mesmos.Reconhecendo e valorizando a damas/xadrez através de seus elementos constitutivos,como meio de educação multidisciplinar, vivenciando-o também na prática social.OBJETIVO ESPECÍFICO •Oferecer aos alunos uma opção de mais uma modalidade esportiva e extra- classe; •Promover espaços para a prática do jogo de damas/xadrez de forma coordenada com as atividades escolares; •Promover interação online do jogo de damas/xadrez entre os alunos de nossa Escola e alunos de outras Instituições;METODOLOGIA Em horários opostos ao horário de aula os alunos interessados serão atendidos noNúcleo de Inclusão Digital da escola com turmas limitadas ao máximo 10 alunos para umamelhor compreensão do objetivo proposto, sendo trabalhado através de: •Aulas expositivas e dialogadas; •Exercícios escritos; •Torneio de treinamentos entre as turmas; •Torneio online entre Instituições; •Tirar dúvidas em cada mesa/máquina; •FilmesPÚBLICO ALVO Alunos da Escola de Educação Básica Francisca de Morais Pontes de ambos ossexos interessados em praticar essas modalidades.
  4. 4. ESPAÇO FÍSICO Núcleo de Inclusão Digital da escola.CRONOGRAMA Ano Letivo 2011Modalidades 1º Semestre 2º Semestre Damas x Xadrez xOBS: Os encontros realizar-se-ão nas sextas-feiras de 07:00 às 08:00 h e 13:00 às14:00 h.MATERIAL •Tabuleiros de Xadrez; •Peças de Xadrez e damas; •Sites e apostilas online; •Mesa e cadeiras; •Computadores com Internet.AVALIAÇÃO A avaliação será de forma continuada, obedecendo aos seguintes critérios:assiduidade; participação e desempenho de cada indivíduo nos trabalhos realizados até aúltima sexta-feira do ano letivo. Será também avaliado pela implementação com sucesso dentro do cotidiano escolarcomo atividade recreativa e esportiva por toda a comunidade escolar.
  5. 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASProjeto Xadrez Online. Disponível em:<http://www.slideshare.net/agomesribeiro/projeto-xadrez-on-line>. Acesso em: 20 de fev.2011.Projeto jogo de damas. Disponível em:<http://www.colegioamorim.com.br/ermelino/mn_projetos_pedagogicos_dama.asp>.Acesso em: 20 de fev. 2011.Damas. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Damas>. Acesso em: 20 de fev.2011.Projeto de xadrez nas escolas. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/xadrez/>. Acesso em: 20 de fev. 2011.Xadrez. Disponível em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez>. Acesso em 20 de fev.2011.DENUZZI, Christiann Maykon. Projeto xadrez na escola. Disponível em:http://www.scribd.com/doc/20367604/Projeto-Xadrez-Na-Escola>. Acesso em 20 de fev.2011.

×