Your SlideShare is downloading. ×
Apresentação de exercícios de biologia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Apresentação de exercícios de biologia

4,162
views

Published on


1 Comment
1 Like
Statistics
Notes
  • Gabriela Borges do 1ºA matutino passou por aqui para estudar :) Anota aí professor :D
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total Views
4,162
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
1
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. LISTA DE EXERCÍCIOS- Prof. Douglas Energia- Pesquisas elaboradas pela internet, livros.produção independente e questões disponibilizadas pelos vestibulares e Enem dasUniversidades Públicas e Particulares1) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverãosituações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria: a) desenvolver processos de reutilização da água.b) explorar leitos de água subterrânea.c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.d) captar águas pluviais.e) importar água doce de outros estados2) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderiaser motivada por:a) reduzida área de solos agricultáveis.b) ausência de reservas de águas subterrâneas.c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
  • 2. EXERCÍCIOS3) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante serádrasticamente reduzida.Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta4)Você já deve ter observado um inseto caminhando pela superfície da água de uma lagoa. A propriedade daágua que permite que a pata do inseto não rompa a camada de água é:a) adesão.b) calor específico.c) tensão superficial.d) calor de vaporização.e) capilaridade
  • 3. EXERCÍCIOS5)Assinale o que for correto.01) A água é uma molécula polar, por apresentar zonas positivas e negativas, em lados opostos.02) A fórmula geral dos Carboidratos é CnH2nOn em que o valor de n varia de 3 a 7.04) O colesterol é um esteróide presente na composição química da membrana plasmática deanimais, além de atuar como substância precursora dos hormônios testosterona e progesterona.08) Os fosfolipídios possuem características químicas semelhantes a detergentes, apresentandouma “cauda” hidrofóbica (parte apolar) e uma “cabeça” hidrofílica (parte polar).16) Os dissacarídeos não são solúveis em água, mas são imediatamente aproveitáveis comofonte de energia pelos organismos vivos. A soma corresponde a;a)Soma 4b)Soma 16c)Soma 24d)Soma 26e)Soma 15
  • 4. EXERCÍCIOS6) Segundo estudo feito na Etiópia, crianças que comiam alimentos preparados em panelas de ferroapresentaram uma redução da taxa de anemia de 55 para 13%. Essa redução pode ser explicada pelo fato deque o ferro,a) aquecido, ativa vitaminas do complexo B presentes nos alimentos prevenindo a anemia.b) contido nos alimentos, se transforma facilmente durante o cozimento e é absorvido pelo organismo.c) oriundo das panelas, modifica o sabor dos alimentos, aumentando o apetite das crianças.d) proveniente das panelas, é misturado aos alimentos e absorvido pelo organismo.07) Os seres vivos necessitam de diversos tipos de sais minerais para o funcionamento eficaz das células. Naespécie humana, por exemplo, os íons de cálcio, dentre outras funções, participam da:a) Contração muscular e da formação do ácido clorídrico no estômagob) Coagulação do sangue e da molécula dos ácidos nucléicosc) Coagulação do sangue e da contração musculard) Composição do osso e da forma da hemoglobinae) Forma da hemoglobina e da constituição dos hormônios da tireóide8) Muitos sais minerais são importantes para os seres vivos, atuando na forma de íons ou participando dacomposição de moléculas orgânicas. Assinale a alternativa correta sobre esta atuação.a) Os íons cálcio e potássio são importantes na formação da hemoglobina.b) Os íons sódio e potássio são importantes nos impulsos nervosos.c) O magnésio participa na formação de um hormônio produzido pela tireóide.d) O iodo participa na formação da clorofilae) Os íons de ferro são importantes no transporte ativo através da membrana plasmática.
  • 5. EXERCÍCIOS9) Leia o texto abaixo.No Alasca, o salmão é capturado pelos ursos durante a desova. As partes do peixe não consumidas pelosursos servem de alimento para outros animais e de fertilizante para as plantas. Já se observou que plantasribeirinhas de regiões onde ursos se alimentam de salmão crescem três vezes mais do que plantas de outrasáreas. Isso se deve ao fato de que as carcaças de peixes descartadas pelos ursos enriquecem o solo com umdos micronutrientes mais importantes para o crescimento das plantas. Adaptado de : GENDE, Scott M.;QUINN, Thomas P. Osalmão e a floresta. Scientific American Brasil, ano 5, n.52, p.86-91,A que micronutriente o texto se refere?a) Ao ferrob) Ao zincoc) Ao clorod) Ao nitrogênioe) Ao manganês10) Os sais minerais, encontrados nos mais diversos alimentos, desempenham papel importante na saúde dohomem e podem estar dissolvidos na forma de íons nos líquidos corporais, formando cristais encontrados noesqueleto ou, ainda, combinados com as moléculas orgânicas. A alternativa que relaciona corretamente o salmineral com a sua função no organismo é a) potássio/ participa dos hormônios da tireóide.b) cálcio/ auxilia na coagulação sangüínea.c) fósforo/ participa da constituição da hemoglobina, proteína encontrada nas hemácias.d) flúor/ constitui, juntamente com o cálcio, o tecido ósseo e os dentes.e) cloro/ fortalece os ossos e os dentes e previne as cáries.
  • 6. EXERCÍCIOS11)Assinale o que for correto 01)A água é uma molécula polar, por apresentar zonas positivas e negativas, em lados opostos. 02) A fórmula geral dos Carboidratos é CnH2nOn em que o valor de n varia de 3 a 7. 04) O colesterol é um esteróide presente na composição química da membrana plasmática de animais, além de atuar como substância precursora dos hormônios testosterona e progesterona. 08) Os fosfolipídios possuem características químicas semelhantes a detergentes, apresentando uma “cauda” hidrofóbica (parte apolar) e uma “cabeça” hidrofílica (parte polar). 16) Os dissacarídeos não são solúveis em água, mas são imediatamente12) Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim devem consumirpreferencialmente os seguintes tipos de alimentos, respectivamente:a) verduras e legumes pobres em amido.b) óleos vegetais e verduras.c) massas e derivados de leite.d) farináceos e carnes magras.e) carnes magras e massas.
  • 7. EXERCÍCIOS13) Os carboidratos, também conhecidos como glicídios ou açúcares, são as macromoléculas maisabundantes na natureza. As seguintes afirmativas se referem a alguns destes carboidratos.I. Os mais simples, chamados de monossacarídeos, podem ter de 3 a 7 átomos de carbono, e os maisconhecidos, glicose, frutose e galactose, C6H1206.II. O amido e a celulose são polissacarídeos formados pelo mesmo número de moléculas de glicose, que sediferenciam pela presença de ramificações na estrutura do amido.III. A quitina é um importante polissacarídeo que constitui o exoesqueleto dos insetos e crustáceos.IV. A glicose é formada e armazenada nos tecidos vegetais através da fotossíntese.As seguintes afirmativas estão corretas:a) I, II e IV b) I, III e IV c) I e III d) I e IV14) Testes bioquímicos realizados durante um experimento revelaram a presença, em uma solução, de doistipos de biopolímeros, um composto por monossacarídeos unidos por ligações glicosídicas e o outrocomposto por aminoácidos unidos por ligações peptídicas. Além disso, constatou-se que o segundo polímerotinha atividade enzimática glicosidase (quebra ligação glicosídica) A propósito da situação acima, é corretoafirmar que:a) o material de acordo com as características bioquímicas descritas contém um polissacarídeo e enzimacapaz de degradá-lo.b) as características bioquímicas descritas para os dois biopolímeros permitem concluir que se trata de umpolissacarídeo e de um ácido nucléico.c) o material de acordo com as características bioquímicas descritas contém um ácido nucléico e enzimacapaz de degradá-lo.d) as biomoléculas encontradas nas análises bioquímicas são carboidratos que formam polímero como ainsulina.e) o biopolímero composto por aminoácidos é uma proteína e todas as proteínas possuem a mesmaseqüência de aminoácidos, porém peso molecular diferentes.
  • 8. EXERCÍCIOS15) Se uma pessoa come mais do que precisa, o excesso é armazenado na forma de gordura. Dependendode problemas glandulares, predisposição hereditária, fatores emocionais, pouca atividade física ou hábitosalimentares incorretos, este acúmulo de gordura evolui para uma enfermidade que aumenta os riscos deataques cardíacos, de hipertensos e arteriosclerose. Trata-se da (o):a) anoxia b) obesidade c) diabetes d) anorexia e) bulimia16) A revista Veja - edição 1858 - ano 37 - nº 24, de 16 de junho de 2004, em sua matéria de capa, destaca:"Um santo remédio? Eficazes para baixar o colesterol, as estatinas já são as drogas mais vendidas nomundo". No conteúdo da matéria, as articulistas Anna Paula Buchalla e Paula Neiva discorrem sobre osefeitos desta nova droga no combate seguro aos altos níveis de colesterol. Sobre o colesterol, analise asproposições abaixo:I. O colesterol é um dos mais importantes esteróis dos esterídeos animais, produzido e degradado pelofígado, que atua como um órgão regulador da taxa dessa substância no sangue.II. O colesterol participa da composição química da membrana das células animais, além de atuar comoprecursor de hormônios, como a testosterona e a progesterona.III. Quando atinge baixos níveis no sangue, o colesterol contribui para a formação de placas de ateroma nasartérias, provocando-lhes um estreitamento.IV. Há dois tipos de colesterol: O LDL e o HDL. O primeiro é o "colesterol bom", que remove o excesso degordura da circulação sangüínea. Assinale a alternativa correta:a) Apenas a proposição I é correta.b) Apenas a proposição II é correta.c) Apenas as proposições I e II são corretas.d) Apenas as proposições III e IV são corretas.e) Todas as proposições são corretas.
  • 9. EXERCÍCIOS17 ) Observe a canção a seguir:♫ Marido se alevanta e vai armá um mundé Prá pegá uma paca gorda prá nóis fazê um sarapaté ...Sujeito tealevanta e vai na venda do venderão Comprá uma carne gorda prá nois fazê um pirão...Entonce marido sealevanta e vem tomá um mingau Que é prá criá sustança prá nóis fazê um calamengal ♫ABC do preguiçoso,Xangai Alguns procedimentos serão feitos pelo nosso organismo em relação trecho apresentado por Xangai.Analise os itens:I. A “paca gorda” e a “carne gorda” apresentam na sua constituição gorduras. Estas moléculas são digeridasno intestino pela ação da enzima lipase presente no suco pancreático. Também sofrem ação química da bilepresente no suco biliar lançado no duodeno que atua na digestão de gorduras e na absorção de substânciasnutritivas.II. O “mingau” apresenta na sua composição leite, açúcar e amido. A digestão dos seus constituintes já teminício na boca com a ação da amilase salivar para o açúcar e do leite pela renina e se concluirá no intestinodelgado pela ação da amilase pancreática e tripsina, produzindo principalmente maltose e peptídeos.III. O “mingau” e o “pirão” são bastante ricos em amido. Sua digestão já tem início na boca com a ação daamilase salivar e se concluirá no intestino delgado pela ação da amilase pancreática, produzindoprincipalmente maltose e galactose.IV. O trecho “prá nóis fazê um calamengal” se refere a uma atividade física a qual requer o gasto de energia.Energia esta proveniente da queima da glicose pela via das pentoses mediante a ausência de oxigênio. V. A“paca gorda” e a “carne gorda” que são enfatizadas no texto apresentam na sua constituição proteínas. Estasmoléculas são digeridas no estômago pela ação da tripsina e no intestino delgado pela pepsina. Estãocorretos somente:(a) I e III. ( b) I, III e IV. ( c) I, II e III. (d) II, III e IV. ( e) I, III e V.
  • 10. EXERCÍCIOS18) “Ceará joga fora opção alimentar”Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne decabeça de lagosta não são aproveitadas sendo lançadas ao mar. “O estudo sobre hidrólise enzimática dedesperdício de lagosta”, título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo paraenriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculasorgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é dealto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos.(Jornal do Brasil ) Com base nos processos descritos no artigo acima, assinale a opção correta.a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com funçãoreguladora.b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidossão utilizadas pelo organismo com a função estrutural.c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de degradar proteínas em monossacarídeos essenciais àsliberação de energia para as atividades orgânicas.d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas é realizada por catalisador inorgânico empresença de água.e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem saisminerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.
  • 11. EXERCÍCIOS19) O excesso de radiação solar também pode provocar queimaduras na pele. Esse tipo de lesãoacarreta perda de água dos tecidos, que, por sua vez, retiram água do sangue. Para prevenir aperda excessiva de água do sangue para os tecidos, o organismo conta com a ação das proteínassanguíneas, principalmente da albumina, que agema) reduzindo a quantidade de íons na composição do sangue.b) diminuindo a permeabilidade da membrana das células dos vasos.c) aumentando a absorção de água no líquido intersticial.d) elevando a pressão osmótica do plasma sanguíneo.20) Duas proteínas (  extraídas de órgãos diferentes de um mesmo anfíbio, mostraram a e ),seguinte composição:  10 leucinas, 15 valinas, 3 prolinas, 12 histidinas, 8 serinas e 11 cisteínas. –  10 leucinas, 15 valinas, 3 prolinas, 12 histidinas, 8 serinas e 11 cisteínas. –Considerando esses dados da análise das duas proteínas, é correto afirmar que:a)   iguais, pois têm exatamente o mesmo número de aminoácidos. e sãob)   iguais, pois têm os mesmos aminoácidos e pertencem ao mesmo animal. e sãoc)   iguais, pois têm a mesma proporção dos diferentes aminoácidos. e sãod)   diferentes, pois foram extraídas de órgãos diferentes do animal. e sãoe) os dados são insuficientes para podermos afirmar se as proteínas   iguais ou e sãodiferentes..
  • 12. EXERCÍCIOS21) A fenilcetonúria é uma doença que resulta de um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase,que participa do catabolismo do aminoácido fenilalanina. A falta de hidroxilase produz acúmulode fenilalanina que, por transaminação, forma ácido fenilpirúvico. Quando em excesso, o ácidofenilpirúvico provoca retardamento mental severo. Sobre as enzimas, é falso/verdadeiro afirmar que:01. aumentam a energia de ativação necessária para as reações;02. atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura;03. são altamente específicas em função do seu perfil característico;04. são consumidas durante o processo, não podendo realizar nova reação do mesmo tipo.22) A catalase é uma enzima que decompõe a água oxigenada, como demonstrado na reação:2H2O2 + catalase  2H2O + O2(g) Sabe-se que essa enzima está presente em todos os nossos tecidos, bem como em outros seresvivos. Sobre esse assunto, foram feitas três afirmações:I a água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células;II a catalase é encontrada em vesículas denominadas peroxissomos;III a ação da catalase sobre a água oxigenada pode inibir a proliferação de bactérias anaeróbicas.Está correto o contido ema) I, apenas. b) III, apenas. c) I e II, apenas d) II e III, apenas. e) I, II e III.
  • 13. EXERCÍCIOS23) A figura abaixo mostra parte de um processo de metabolismo em que o aminoácidofenilalanina é convertido no aminoácido tirosina.
  • 14. CONT. EXERCÍCIO 23Crianças que não metabolizam a fenilalanina podem ser identificadas pelo teste do pezinho edevem ser submetidas a uma dieta pobre nesse aminoácido. Caso contrário, desenvolverão afenilcetonúria, doença autossômica recessiva caracterizada por severo retardo mental edistúrbios no crescimento físico. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem:01.Para comandar a síntese da enzima, o gene P é exportado do núcleo para o citoplasma.02. O substrato e o produto da reação mostrada na figura podem fazer parte da enzimafenilalanina hidroxilase.03. O uso de dieta pobre em fenilalanina pode levar à diminuição da freqüência do alelo p napopulação.04. Considerando que a terapia gênica pode substituir genes no genoma, é possível que esseprocesso venha a ser usado nos fenilcetonúricos, liberando-os da restrição dietética defenilalanina.
  • 15. EXERCÍCIOS24) O controle da pressão arterial, colesterol e glicemia continua essencial para evitar doençascardiovasculares. Mas esse controle não precisa ser tão rígido para todo mundo. É possívelmanter a saúde em equilíbrio sem cair na neurose. (Revista VEJA. Abaixo a ditadura dos índices.Ed. 2048.A mídia tem abordado de forma intensa os prováveis fatores que proporcionam uma vidasaudável e um aumento da longevidade. Dessa forma, as mais diversas informações sãoveiculadas, muitas vezes atendendo aos interesses da indústria em detrimento da disseminaçãoimparcial de informações. O colesterol tem sido alvo dessas abordagens da imprensa,geralmente apresentando os pontos negativos deste para a saúde das pessoas.O colesterol é um composto insolúvel em água e para ser transportado na corrente sangüínea,liga-se com algumas proteínas e outros lipídeos, em um complexo chamado Lipoproteína.Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ouhereditárias, obesidade e atividade física reduzida, porém, um dos fatores mais comuns é adieta. É possível reduzir o colesterol com a adoção de uma vida saudável – atividade física,alimentação baseada em carnes magras, fibras, frutas e cereais integrais. Descreva os benefíciosoriundos do colesterol nas atividades do organismo e os malefícios provocados pelo excesso oupor tipo específico de colesterol.
  • 16. EXERCÍCIOS25) Descreva um experimento para determinar o pH ótimo de ação de uma protease nadigestão da clara do ovo e indique um teste que permita verificar a ocorrência da digestão.26) Há xampus cujos rótulos registram a presença dos aminoácidos constituintes da seda.Muitas pessoas compram esses produtos acreditando que a disponibilidade desses aminoácidosaltera a constituição protéica do cabelo, tornando-o mais saudável.a) Supondo que os aminoácidos presentes no xampu penetrem nas células que formam o cabelo, é correto afirmar que haverá mudanças na seqüência de aminoácidos das novas proteínas que forem sintetizadas? Expliqueb) .b) Pesquisadores, estudando novos tratamentos para a calvície, observaram que algumas drogas aumentavam o tamanho do nucléolo das células do couro cabeludo. Qual é o significado disso com relação à síntese de proteínas? Explique. )
  • 17. EXERCÍCIOS27) O kwashiorkor e o marasmo são doenças infantis por deficiência nutricional encontradas emregiões subdesenvolvidas. Kwashiorkor é uma palavra de origem africana que significa “doençaque afeta uma criança quando nasce outra (uma irmã ou um irmão)”. A doença caracteriza-sepor retardo de crescimento, cabelos e pele descoloridos e inchaço do corpo, principalmente dabarriga, devido ao acúmulo de líquido nos tecidos. Esse quadro decorre da falta quase completade proteínas na dieta, a qual é constituída essencialmente por carboidratos. O marasmo,fraqueza extrema, caracteriza-se por atrofia dos músculos, ossos salientes e fácies de um velho;é um quadro de subnutrição completa causada por deficiência calórica e protéica.a) Explique a relação entre a causa do kwashiorkor e o significado atribuído a essa palavra africana.b) b) Por que alimentos protéicos são fundamentais na composição da dieta das crianças?c) Explique por que a deficiência calórica faz a criança emagrecer.28) Radicais livres – um assunto da moda Há muito tempo que a Medicina já reconhece osradicais livres como verdadeiros vilões do nosso organismo. Eles são átomos ou moléculas livresdotados de cargas elétricas, resultantes, muitas vezes, das próprias reações intracelulares, ouprovenientes do meio externo, que se mostram prejudiciais à saúde. São conseqüências doestresse, dos desvios alimentares, do fumo, das atividades físicas exageradas e da poluiçãoambiental. Atualmente, estão sendo muito comentados, tendo em vista os avanços da MedicinaOrtomolecular.A partir do exposto, responda:a) De que maneira os radicais livres agem no organismo humano?b) b) Cite um exemplo de local e forma de ação dos radicais livres no organismo do homem.
  • 18. 29) Logo após a colheita, os grãos de milho apresentam sabor adocicado, devido à presença degrandes quantidades de açúcar em seu interior. O milho estocado e vendido nos mercados nãotem mais esse sabor, pois cerca de metade do açúcar já foi convertida em amido por meio dereações enzimáticas. No entanto, se o milho for, logo após a colheita, mergulhado em águafervente, resfriado e mantido num congelador, o sabor adocicado é preservado.Por que esse procedimento preserva o sabor adocicado dos grãos de milho?30) Apenas as moléculas mais simples dos alimentos podem ser eficientemente absorvidas pelointestino. Assim, a maior parte dos alimentos ingeridos, para ser aproveitada pelo corpo, precisaser quimicamente processada por hidrólise. O quadro abaixo relaciona algumas propriedades dequatro classes de hidrolases encontradas na cavidade do tubo digestório, todas com faixa de pHideal entre 7,0 e 8,0.Identifique uma enzima correspondente a cada classe, indicando os seus respectivos produtos.
  • 19. 31) O álcool etanol presente nas bebidas alcoólicas produz seu efeito diretamente no sistemanervoso central. O catabolismo do etanol no fígado humano está esquematizado a seguir.O diagrama mostra que o etanol é oxidado a acetaldeído (uma molécula tóxica) pela enzima álcooldesidrogenase e, em seguida, o acetaldeído é oxidado a acetato pela enzima aldeído desidrogenase. Oacetato é degradado a piruvato, que é metabolizado subseqüentemente no ciclo de Krebs .Existe um fármaco (dissulfiram) que é usado no tratamento do alcoolismo. O tratamento com este fármacoprocura gerar no alcoólatra uma aversão ao álcool, induzindo neste uma sensação desagradável sempre queo álcool for ingerido. O dissulfiram age inibindo uma das duas enzimas envolvidas diretamente nocatabolismo do etanol. Qual das enzimas é inibida pelo dissulfiram? Justifique.
  • 20. 32) Duas substâncias A e B ao reagirem à temperatura de 25ºC geram um produto AB. Essareação é muito lenta. Quando se acrescenta a substância X que pode ser um catalisadorinorgânico ou então uma enzima, a velocidade dessa reação aumenta acentuadamente. Para se investigar a natureza da substância X, realizaram-se vários experimentos para medir avelocidade da reação (concentração do composto AB depois de cinco minutos de reação).Os resultados estão no tabela a seguir:(*) no experimento IV a substância X foi pré-aquecida à 100ºC, depois resfriada à 25ºC e sóentão acrescentada ao tubo contendo as substâncias A e B.(+) indica presença e (-) indica ausênciaCom base nos resultados da tabela e sabendo-se que as substâncias A e B não degradam a 100ºC indique se a substância X é um catalisador inorgânico ou uma enzima. Justifique sua resposta.
  • 21. 33) O gato siamês é um animal de rara beleza pois a pelagem de seu corpo é clara comextremidades - orelhas, focinho, pés e cauda - pretas. A presença do pigmento que dá a cornegra a essas extremidades é o resultado da atividade de uma enzima que fica inativada acimade 34ºC. Explique por que esses animais têm a pelagem negra nas extremidades do corpo. TEXTO: 1 - Comum à questão: 34(www2.ufpa.br/naea/imagens/acai_defesadetese.jpg)Alimento básico do nortista. Os índios comem com farinha há milênios. Nos anos 1980, surfistasdo sul descobriram seu valor energético e nutritivo. Fala-se do açaí, fruto do açaizeiro, umapalmeira que se espalha pela Amazônia, mais nas margens dos rios. Sua fruta, dizem osestudiosos, parece que foi criada em laboratório sob encomenda da“geração saúde”.(Mylton Severiano. Adaptado)Informações sobre a composição química e o valor nutricional doaçaí.(http://sistemaproducao.cnptia.embrapa.br)
  • 22. O principal componente das fibras da polpa de açaí é a celulose, um polímero de glicose quepossui função estrutural na célula vegetal, como um componente importante da parede celular.Sobre esse tema, afirma-se queI. a celulose é um polímero natural que resulta da união entre átomos de carbono pertencentes a duas moléculas de glicose.II. para formar fibras lineares de celulose, a polimerização da glicose se faz com eliminação deágua.III. a glicose é também o monômero do amido, um polímero que os vegetais utilizam comoreserva energética.É correto o que se afirma apenas em(a) I. ( b) III. ( c) I e II. ( d) I e III. ( e) II e III.
  • 23. 35) Os carboidratos, os lipídios e as proteínas constituem material estrutural e de reserva dosseres vivos. Qual desses componentes orgânicos é mais abundante no corpo de uma planta e deum animal?a) Proteínas em plantas e animais.b) Carboidratos em plantas e animais.c) Lipídios em plantas e animais.d) Carboidratos nas plantas e proteínas nos animais.e) Proteínas nas plantas e lipídios nos animais.36) Diversas substâncias são imprescindíveis ou essenciais ao metabolismo normal dos animais,tendo importância para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo. Istotorna evidente a necessidade de se manter uma alimentação equilibrada. Em relação aosnutrientes necessários a essa alimentação equilibrada, podemos afirmar que todas asalternativas estão corretas, exceto:a) Os triglicerídeos são lipídeos abundantes em nossa alimentação diária, sendo constituídos poruma molécula de glicerol esterificada com três ácidos graxos.b) Aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não é capaz de sintetizar.c) Algumas vitaminas do complexo B, a vitamina K e a biotina são sintetizadas por bactériasintestinais do homem, o que nos torna menos dependentes da presença dos mesmos nosalimentos.d) Os polissacarídeos de reserva dos vegetais, amido e celulose, constituem os principaiscomponentes dos alimentos para o homem.
  • 24. 37)As proteínas são substâncias que estão presentes em todos os seres vivos. As proteínas sãoformadas por unidades menores, denominadas de:a) ácidos nucléicosb) aminoácidosc) monossacarídeosd) enzimase) ligação peptídica38) Os lipídeos são moléculas apolares que não se dissolvem em solventes polares como a água.Com relação aos lipídeos, podemos afirmar que:I. são moléculas ideais para o armazenamento de energia por longos períodos.II. importantes componentes de todas as membranas celulares.III. estão diretamente ligados à síntese de proteínasIV. servem como fonte primária de energia.V. a cutina, a suberina e a celulose são exemplos de lipídeos.A(s) alternativa(s) correta(s) é(são):a) I, IV e Vb) I e IIIc) II e IVd) II e Ve) I e II
  • 25. 39)As proteínas são nutrientes que participam da estrutura celular.Ao serem ingeridas por mamíferos, são degradadas sob ação de enzimas e do fluído gástrico ereaproveitadas pelo organismo.A partir dessas informações sobre o processo de aproveitamento desse nutriente, é corretoafirmar:a) A ação enzimática aumenta a concentração de nutrientes no organismo.b) A alimentação proteica variada supre o organismo de α-aminoácidos essenciais.c) As enzimas promovem a condensação de carboidratos durante a formação de proteínas.d) As enzimas são incorporadas aos produtos finais da degradação de proteínas no organismo.e) As enzimas aumentam a energia de ativação e a velocidade de degradação de proteínas noorganismo dos mamíferos.
  • 26. 40) Em nossa dieta, a ingestão de alimentos ricos em minerais e vitaminas deve ser umapreocupação constante, uma vez que tais nutrientes participam de uma série de processosmetabólicos indispensáveis à sobrevivência celular. Na coluna 1, listamos alguns minerais evitaminas, enquanto na coluna 2 listamos algumas importantes atividades celularesdependentes desses nutrientes. Relacione-as.COLUNA 11. Ferro2. Enxofre3. Iodo4. Vitamina D5. Vitamina B36. Vitamina K COLUNA 2( ) Auxilia a absorção de sais de cálcio no intestino.( ) Entra na composição da hemoglobina, importante no transporte do gás O2.( ) Integrante da composição de certos aminoácidos como a metionina e a cisteína.( ) Integrante de coenzimas relacionadas à respiração celular e auxilia na manutenção do tônusmuscular.( ) Participa do mecanismo de coagulação sanguínea.( ) Integrante do hormônio tiroxina, relacionado com o controle do metabolismo celular.A sequência correta de cima para baixo é:(a) 4 1 5 2 6 3 ( b) 5 6 1 2 4 3 ( c) 6 3 1 5 2 4 ( d) 4 1 2 5 6 3 ( e) 5 2 1 4 3 6
  • 27. 41) Proteínas são moléculas grandes com muitas funções metabólicas e estruturais. Associe osdiferentes tipos de proteínas (coluna da esquerda) às respectivas funções nos organismos(coluna da direita). ( ) Proteína catalisadora 1. Actina ( ) Proteína reguladora 2. Hemoglobina ( ) Proteína estrutural 3. Amilase ( ) Proteína transportadora 4. GlucagonA sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:a) 1 – 4 – 2 – 3b) 3 – 2 – 4 – 1c) 3 – 4 – 1 – 2d) 4 – 2 – 1 – 3e) 4 – 3 – 2 – 1
  • 28. 42) Os nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos. Estão divididos emmacronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais,água e fibras). Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos. A figura aseguir ilustra a importância de nutrientes no organismo humano. Analise-a.Considerando a figura e o assunto abordado, analise as alternativas abaixo e assinale aque MELHOR representa uma resposta para a pergunta indicada na figura.a)Sucos de frutas cítricas.b)Massas.c)Mel de abelha.d Leitee)Alface

×