Curso jornalismo 2010-2
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Curso jornalismo 2010-2

on

  • 543 views

 

Statistics

Views

Total Views
543
Views on SlideShare
543
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Curso jornalismo 2010-2 Curso jornalismo 2010-2 Document Transcript

  • Especial Online ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.htmlRESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo 2010-2
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2INDIVÍDUO BLASÉ: A RELAÇÃO DO JORNALISTA DE POLÍCIA COM A MORTEAluna: CANUTO, Amanda.Orientador: FARIA, Fernanda. RESUMOEsta pesquisa pretende discutir que tipo de relação o profissional de imprensaacostumado a cobrir a editoria de polícia estabelece com a morte ao longo dos anosna profissão. Vamos tentar entender se o excesso de estímulos que este jornalistarecebe acaba contribuindo para o seu ‘anestesiamento’ perante fatos trágicos,levando-o a naturalizar, e até mesmo a banalizar tragédias envolvendo morte.Baseamo-nos em fundamentações teóricas acerca da profissão, da morte, e defatores psicológicos que levam à constituição de um estado de indiferençadenominado blasé. Uma série de entrevistas com profissionais experientes nacobertura policial, de Volta Redonda e cidades vizinhas, assim como do Rio deJaneiro e de São Paulo, também foi feita, para, assim, melhor entendermos como éconstruída e administrada tal relação.Palavras-chave: Morte; jornalismo policial; sensacionalismo.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 ALCATRAZ A CÉU ABERTOAluna: VALENTE, Ananda do Amaral.Orientador: HELLER, Reginaldo Jonas Beltrão. RESUMOEsta monografia, que com título sugestivo “Alcatraz a céu aberto”, propõe-se alançar um novo olhar para a apuração jornalística nos casos de violência.Transformada em formato de reportagem, ela tece uma breve apresentação doscriminosos celebres desde a década de 1940. Entender os critérios que norteiam aseleção das informações talvez seja o ponto alto deste trabalho. Para responderesta pergunta foram entrevistados jornalistas de polícia dos principais jornais do Riode Janeiro – O Globo, O Dia, Extra e Meia Hora. A intenção é mostrar que noticiar o“outro lado” da história, sem a mera intenção de chocar, é importante para recuperaruma realidade eventualmente esquecida, seja por preconceito, comodidade, fontesúnicas e precárias, lucros ou quaisquer outros motivos.Como se constrói um criminoso? Até que ponto o “massacre” midiático podeinterferir na vida desses delinquentes? De que forma a mídia poderia utilizar ainformação a fim de colaborar contra o aumento da criminalidade? “A Alcatraz a céuaberto” também ouviu advogados, sociólogos, antropólogos e psicólogosespecialmente sobre questões de níveis sociais e familiares que contribuem para aformação de um infrator. Todo estudo de caso, cada entrevista, e aprofundamentoteórico deixam tal reflexão em aberto para que os leitores tirem suas própriasconclusões.Palavras-chave: jornalismo; criminosos; vítima.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA AUDIÊNCIA DA RÁDIO UNIFOAAluno: PINHEIRO, André Vinícius Nascimento.Orientador: DE SOUZA, Rogério Martins. RESUMOEsse trabalho apresenta um estudo de caso sobre influencia das redes sociais naaudiência da Rádio UniFOA. Fala sobre o inicio do rádio e a sua transformação noprimeiro meio de comunicação de massa, do seu auge no Brasil e das suasmodificações; primeiro com a chegada da televisão depois com a popularização dainternet. A internet é apresentada como uma ferramenta que surgiu nos centros deinteligência do Exército dos E.U.A. e que começou a se popularizar depois que foiapresentada aos pesquisadores das universidades do país, que já utilizavam comoforma de interação entre as pessoas. A internet ganha força e começa a sepopularizar quando o pesquisador Tim Benrs Lee cria a web, deixando a inovaçãotecnológica mais acessível e compatível com as necessidades da sociedade.As redes sociais, junto com a Web, ajudaram muito a popularização da internet, queao contrário do que muitos pensam existe desde o início da humanidade. A webrádio, convergência da internet e do rádio, ainda não é um meio claramente definido,porque muda e ganha novas ferramentas a cada dia. A princípio é a salvação doantigo rádio que mais uma vez se adapta as novidades tecnológicas, sobrevivendo amais uma grande mudança e contrariando as previsões catastróficas de muitospesquisadores.A rádio UniFOA é uma emissora da faculdade que faz parte do departamento demarketing da instituição e também é laboratório do curso de comunicação. O estudode caso mostra como as redes sociais podem contribuir para web rádio, tanto paradivulgar conteúdo como para interagir com os ouvintes.Palavras-chave: Rádio, Internet, Web Rádio, Redes Sociais, Rádio UniFOA.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 JORNALISMO ON LINE EM VOLTA REDONDA – ESTUDO DE CASOAluna: SAYÃO, Fernanda.Orientador: HELLER, Reginaldo. RESUMOO estudo inicia com o aprofundamento da cultura do tempo real no jornalismo. Comuma reconstituição histórica, observamos como, desde o rádio a até a Internet, oanseio pela informação instantânea é fomentado, tanto no público, quanto nosprodutores de conteúdo.Seguimos então para a análise do cenário do jornalismo desenvolvido na região SulFluminense. Nesta etapa são verificadas quais as possibilidades de divulgação emtempo real utilizadas no rádio, na televisão e na Internet e, a partir do levantamentode dados, conflitamos as informações para buscar entender a real importância dojornalismo online neste contexto. Como contraponto, levanta-se a questão osproblemas causados pela urgência, alimentada pela rotina cada vez mais apressadadas redações.Palavras-chave: jornalismo online; tempo real; instantaneidade.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2INFLUÊNCIA POLÍTICA NO EXERCÍCIO DO JORNALISMO LOCAL: JORNAIS E POSIÇÕES PARTIDÁRIAS EM VOLTA REDONDA – UM ESTUDO DE CASOAluna: SILVA, Gabriela de Oliveira.Orientador: SOUZA, Rogério Martins. RESUMOOs fatos recentes da política brasileira nos permitem constatar que o sucesso dospolíticos está intimamente ligado às relações que possuem com os meiosjornalísticos ou aos espaços que lhes dedicam os órgãos de imprensa. E é por issoque, incansavelmente, buscam estampar-se nas primeiras páginas dos jornais.Os produtores das notícias detêm o poder de incrementar a compreensão darealidade e dar-lhe sentido político e o poder de expandir a compreensão do jogopolítico e dar-lhe sentido de realidade. Assim, as mídias não podem serconsideradas apenas como entidades complementares do poder, elas participam doexercício do poder, pois são fundamentais na transmissão de bens simbólicos epolíticos, cuja recepção repercussão depende mais da estética da comunicação doque de sua qualidade ou de seu poder de transformação.Há vários jornalismos praticados no mesmo território que precisam sintonizar valorescomo ética e responsabilidade para contribuir com a transformação social e aconsolidação da democracia brasileira.Palavras-chave: Política, Jornalismo, Mídia.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 RETRATO FOSCO:AS PERIFERIAS CARIOCAS NOS JORNAIS POPULARES DO RIO DE JANEIROAluno: MORAES, Jader Luciano Silva de.Orientador: FARIA, Fernanda Cupolillo Miana de. RESUMOO trabalho busca analisar a cobertura do noticiário das periferias cariocas nosjornais destinados às classes populares do Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar emque medida esses veículos colaboram para o reforço de estereótipos acerca dessascomunidades e de seus moradores.Apesar de possuir diferenças com relação aos jornais destinados às classes demaior poder aquisitivo, sobretudo com relação à linguagem, estes veículospopulares trazem poucas novidades na forma de retratar a periferia: enxergadahegemonicamente a partir da violência.Para fundamentar essa hipótese, profissionais que trabalham nestes veículos foramentrevistados e um estudo de caso realizado, com acompanhamento das ediçõesdiárias dos jornais durante quatro meses.Palavras-chave: Jornalismo Popular, Periferia, Violência.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 A TEIA DA COMUNICAÇÃO: PONTOS DE CULTURA E COMUNICAÇÃO EM REDEAluno: FERREIRA, Lesliane Assis.Orientador: NERY, Sarah RESUMOComunicação em Rede e os Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, doMinistério da Cultura, são os temas que movem esta monografia. Através da analisecom os quatro Pontos de Cultura de Volta Redonda, visa pensar essa nova forma decomunicação. Os Pontos são: Associação Foto Filatélica Numismática de VoltaRedonda; Amigos na Cultura; Espaço Cultural Francisco de Assis e FanCine.Focando na obrigatoriedade da aquisição do Kit multimídia pelos Pontos. O trabalhovisa pesquisar como é feita a integração entre eles e o que eles representam nestarede em constante evolução, chamada cibercultura. Busca-se identificar quais asferramentas digitais usadas e se há troca de conteúdo entre eles, entendendo desdeo surgimento do mundo digital com a criação do computador, até a crescenteevolução em que se encontra hoje a comunicação em rede.Palavras-chave: Comunicação em Rede; Cultura e Pontos de Cultura.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2THE BEATLES: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DE UMA BANDA DE ROCK SOB O PARÂMETRO DA INDÚSTRIA CULTURALAluno: NETO, Luciano.Orientador: SOUZA, Rogério Martins de. RESUMOAnálise da construção da imagem da banda de rock “The Beatles” tendo a indústriacultural como um parâmetro para a realização do estudo. A análise fixou-se entre operíodo de 1962 a 1966, período em que surgiu o fenômeno conhecido por“Beatlemania”. A pesquisa procurou se basear em matérias de jornais da época,declarações dadas no rádio e programas de TV onde foi possível observar os fatoresque possibilitaram a construção da imagem de uma banda de rock.Palavras-chave: The Beatles; indústria Cultural; Beatlemania.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 ASSESSORIA DE IMPRENSA: UMA ABORDAGEM ÉTICAAluna: PRADO, MayaraOrientador: HELLER, Reginaldo RESUMOO presente trabalho teve como proposição analisar a literatura disponível sobreassessoria de imprensa, seu surgimento no Brasil e no mundo, seus objetos detrabalho e questões éticas relacionadas a assessoria como parte integrante dojornalismo. Serão mostradas análises de casos de empresas renomadas ejornalistas conhecidos além de uma pesquisa qualitativa com profissionais queexercem seu ofício em Resende e Volta Redonda. Após esse estudo, será analisadaa necessidade da criação de um novo Código de Ética.Palavras-chave: ética; assessoria de imprensa; jornalismo.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 O AMIGO OUVINTEAluno: PIRES, Marcos Paulo.Orientador: HELLER, Reginaldo Jonas. RESUMOEstudo de caso que, através de um documentário audiovisual, busca compreenderas relações que se estabelecem entre ouvintes e locutores de rádio. Ao longo demais de um século de existência, o rádio se consagrou como um dos veículos decomunicação de massa mais importantes para a formação da sociedade. O veículose consolidou principalmente pelo relacionamento afetivo imaginário que cria comseus ouvintes. O comunicador Dário de Paula, dono de um programa de rádio quecompletou 20 anos de existência na cidade de Volta Redonda no ano de 2010,utilizou seu espaço para informar a população, realizar serviços de utilidade públicae, principalmente, estreitar seu relacionamento com o público, criando laços deafetividade. Os ouvintes sentem-se como grandes amigos do apresentador, mesmosem nunca tê-lo visto pessoalmente.Palavras-chave: Rádio, Dário de Paula, Ouvintes, Amizade.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 A REDE SOCIAL ‘TWITTER’ COMO FONTE DE INFORMAÇÃO NO FUTEBOLAluno: VIEIRA, Ricardo.Orientador: LUZ, Heitor. RESUMOEsta monografia apresenta um estudo sobre uma nova tendência na cobertura dofutebol. A utilização de rede social Twitter como fonte de informações. Para o estudoforam analisados conceitos de rede social. Também foi analisado o desenvolvimentoda Internet e dos blogs. O microblog Twitter recebeu atenção especial a respeito deseu crescimento e possibilidades.Além de exemplos práticos que comprovam que a rede social vem sendo utilizadacomo fonte de informação, o trabalho também apresenta um estudo de caso sobreum dirigente de um grande clube brasileiro que utiliza sua conta pessoal no Twittercomo meio para anunciar informações vinculadas a seu clube.Palavras-chave: redes sociais; Internet; Twitter; futebol.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 JORNALISMO PARTICIPATIVO NA INTERNET O EU-REPÓRTER DO GLOBO ONLINE: UM ESTUDO DE CASOAluna: CRUZ, Thaís.Orientador: MARTINS, Rogério. RESUMOAs novas tecnologias da comunicação, em especial a internet, colaboraram nãoapenas para a ascensão do jornalismo online como um novo produto midiático, mastambém para o estabelecimento de um novo modelo de comunicação, em quemuitos falam para muitos. Neste contexto surge o jornalismo participativo na internetcomo uma ferramenta que explora a interatividade como nunca antes havia sido feitonos meios de comunicação tradicionais (TV, rádio, impresso). Veículos online abremespaços destinados à participação de usuários comuns (público) na produção epublicação de conteúdos noticiosos, como ocorre no EU-REPÓRTER do GloboOnline, que é tema do estudo de caso do presente trabalho. A partir das análisesdesta seção apresentamos rupturas do jornalismo participativo na internet sobre trêsdiferentes aspectos: do público, que passa a participar efetivamente do processo decomunicação, deixando a posição de receptores passivos e se tornando produtorespotenciais de conteúdo (cidadãos-repórteres); dos jornalistas, que têm a prática ecultura profissional alteradas, tendo o desafio de abrir mão do controle dainformação em favor da participação dos leitores e, ao mesmo tempo, manterconvenções do jornalismo tradicional massivo; e dos meios tradicionais, que passama convergir com o jornalismo online e suas ferramentas.Palavras-chave: Jornalismo participativo; internet; jornalismo online; Eu-Repórter;interação.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 JULGAMENTO DO CASO NARDONI: UMA ANÁLISE A PARTIR DO JORNAL NACIONALAluna: ANDRADE, Taynah.Orientador: FARIA, Fernanda. RESUMOO objetivo desta monografia é promover uma análise do julgamento do caso Nardoninos vídeos do Jornal Nacional, em um período de cinco dias, de 22 a 27 de marçode 2010. Será feita uma contextualização na história da imprensa sobre osurgimento do sensacionalismo, dando-se ênfase particular às notícias televisivas.Será investigado também a grande repercussão midiática envolvendo casos decrimes em família, vistos como incomuns aos olhos do público.Palavras-chave: Sensacionalismo; Televisão; Jornal Nacional; Crimes em família.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 JORNALISMO GASTRONÔMICO: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O CADERNO PALADAR E AS COLUNAS BOCA NO MUNDO E ANA MARIA BRAGAAluna: FERNANDES, Thayra Azevedo Rodrigues.Orientador: FARIA, Fernanda Cupolillo Miana de. RESUMOInserido na editoria de cultura, o jornalismo gastronômico é o tema que move estamonografia, que visa apresentar um mapeamento desta nova área no jornalismo noBrasil. Busca-se identificar quais as modalidades que compõem este jornalismo,entendendo desde o princípio de seu surgimento, na França, até as passagens daditadura brasileira, que marcou a comunicação no país, principalmente com aspublicações de receitas em jornais como forma de protesto. Além disso, busca-seentender para que tipo de público o jornalismo gastronômico é voltado, através dasanálises de três veículos jornalísticos: Caderno Paladar, do Estado de São Paulo,coluna Boca no Mundo, do jornal O Dia e espaço de culinária do jornal Extraassinado por Ana Maria Braga.Palavras-chave: Jornalismo Gastronômico; Jornalismo Cultural; crítica.
  • Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Jornalismo / 2010-2 O JORNALISMO DE MODA NA ERA DA INTERNET E SUA ATUAÇÃO DENTRO DO JORNALISMO TRADICIONALAluno: OLIVEIRA, Laís Teixeira Arantes de.Orientador: LUZ, Heitor. RESUMOO principal objetivo desse trabalho é a verificação de como o jornalismo de moda sereconfigura dentro e fora do jornalismo tradicional a partir de um novo fazerjornalístico que surge com a chegada da internet. E uma ferramenta que surgiu coma internet foram os blogs. Esse novo meio de comunicação possibilitou umarenovação no jornalismo tradicional que teve que se adaptar. Dentro disso vamosfazer uma analise sobre o espaço reservado à cobertura de moda atualmente. Quaisas relações entre jornalismo de moda e outros segmentos do jornalismo? São essasas questões que guiarão o desenvolvimento do trabalho a fim de estabelecer umpanorama sobre o espaço dedicado ao tema no jornalismo tradicional atualmente esuas inovações com o advento da internet.Palavras-chave: Jornalismo de moda, Jornalismo tradicional, Jornalismo na internet.