Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
Empresas de Maior Valor -2013
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Empresas de Maior Valor -2013

  • 576 views
Published

Mais Valor Produzido – avalia a capacidade de uma empresa GERAR e PROTEGER VALOR para seus diferentes stakeholders, principalmente Clientes, Acionistas e Funcionários. …

Mais Valor Produzido – avalia a capacidade de uma empresa GERAR e PROTEGER VALOR para seus diferentes stakeholders, principalmente Clientes, Acionistas e Funcionários.

Published in Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
576
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
18
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Confidencial Set/2013
  • 2. MVP MAIS VALOR PRODUZIDO A EVOLUÇÃO NATURAL DO PIB
  • 3. O que é o MVP? ü  Mais Valor Produzido – avalia a capacidade de uma empresa GERAR e PROTEGER VALOR para seus diferentes stakeholders, principalmente Clientes, Acionistas e Funcionários. ü  Uma empresa é tão mais forte quão maior for sua capacidade de gerar valor a partir da interação/relação com seus públicos. ü  Esse valor se fortalece à medida que a empresa aumenta sua longevidade, ou seja, capacidade de produzir, ao longo do tempo, maior valor para seus públicos.
  • 4. O que é Valor? ü  Valor é o que qualquer empresa deve ambicionar como finalidade. ü  Valor é SEMPRE produzido a partir da interação das empresas com seus públicos. ü  O melhor Valor possível é o que se define por Long Term Sustainable Value, ou Valor Sustentável de Longo Prazo. ü  O valor pode ser Tangível, financeiro e de curto prazo (Resultados) e Intangível, econômico e de longo prazo (Reputação). ü  Também pode ser Protegido (Riscos) e Gerado (Competitividade). ü  A melhor forma de avaliar a saudabilidade econômico-financeira de uma empresa é avaliar sua capacidade de gerar e proteger valor tangível e intangível para si e seus stakeholders, ao longo do tempo.
  • 5. Porque o MVP como Medida? ü  MVP – Mais Valor Produzido – é a medida mais confiável acerca da saudabilidade mercadológica-financeira e operacional de qualquer empresa, pois tem como prerrogativa a busca da equação ótima entre curto e longo prazo (principal desafio dos grandes executivos e tomadores de decisão). ü  Vale reforçar que para cada setor essa equação tem característica específica, com itens mais ou menos relevantes, porque determinados ativos são mais ou menos importantes para determinados setores (Ex: inovação é mais relevante para Bens de Consumo que para Cimentos; Excelência no Relacionamento com Consumidores é mais relevante para Varejo do que para Papel e Celulose, e assim por diante).
  • 6. Metodologia EVM ü  A metodologia-base para o MVP é a EVM – Enterprise Value Management, exclusiva e proprietária (registrada) da DOM Strategy Partners. ü  Essa metodologia avalia as empresas e sua perfomance na capacidade de gerar e proteger valor para si e para seu stakeholders. É da interação da empresa com seus públicos que o valor é gerado/ protegido e compartilhado, na visão win-win em que todos ganham. ü  Valor Corporativo é, portanto, fruto da equação ótima entre 4 Dimensões de Valor: Resultados, Reputação, Competitividade e Riscos. ü  Em cada uma das 4 Dimensões, trabalha-se com a escolha dos principais ativos e direcionadores de Valor, que variam de setor para setor, mercado para mercado, empresa para empresa, conjuntura para conjuntura... ü  Por isso, maximizar o EVM da empresa – maior desafio e principal agenda dos CEOs, Executivos TOP e Empresários, tem a ver com ser competente em otimizar os indicadores associados a cada ativo importante para essa empresa, sua realidade e desafios. ü  Por isso, quão mais eficaz for a empresa na escolha desses ativos e direcionadores estratégicos, tanto tangíveis e intangíveis, como de Geração e Proteção de Valor, maior probabilidade ela terá de Produzir Mais Valor, Valor Sustentável de Longo Prazo ou Long Term Sustainable Value.
  • 7. Metodologia MVP •  A Metodologia MVP, produzida pela DOM Strategy Partners com exclusividade para o Prêmio Mais Valor Produzido (MVP), parte da Metodologia EVM, quadrantizando, por Setor/Segmento da Economia, os principais ativos e direcionadores estratégicos de Valor. •  Então, selecionamos 22 Setores da Economia para avaliar a performance das principais empresas, nos ativos e direcionadores selecionados como geradores e protetores de valor tangível e intangível, a partir da interação contínua e saudável da empresa com seus diversos públicos, ao longo do tempo. •  Partimos da Análise das 1000 maiores empresas, em ranking formado pela combinação das 1000 maiores do Valor Econômico e da Exame, excluindo as Holdings e organizando-as nos 22 setores escolhidos. •  O processo de avaliação durou 8 meses, de Janeiro a Agosto deste ano. •  Mensalmente, a equipe de pesquisadores, analistas e consultores da DOM, especializados na metodologia EVM, avaliaram cada um dos ativos e direcionadores de valor selecionados por quadrante de valor da Metodologia EVM. •  Em paralelo, estudamos os principais rankings, pesquisas e relatórios, tanto setoriais, como por ativo, produzidos pelas principais associações, publicações, institutos de pesquisa e organizações do mercado. •  Com isso, pré-selecionamos as 200 principais empresas, todas com suas respectivas notas individuais por ativo e direcionador, bem como suas notas ponderadas por quadrante de valor da Matriz EVM. •  Por fim, os pesquisadores de campo conversaram com os principais stakeholders dessas 200 empresas, refinando suas notas, reparametrizando os pesos de ativos e direcionadores, gerando o ranking final CMDOM50 das empresas que mais produzem valor, a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders sobre as análises técnicas feitas.
  • 8. Óticas de Resultados •  Como resultado para o MVP, temos as seguintes visões: •  MVP - CMDOM50 – Ranking Geral das 50 Empresas que mais produzem valor, considerando todos os ativos e direcionadores ponderados. •  MVP - Mais Valor por Stakeholder - rankeamento das Top 3 empresas que produzem mais valor para seus principais Stakeholders: Clientes, Acionistas, Funcionários e Sociedade. •  MVP - Mais Valor Setorial – ranking das Top 5 empresas que produzem mais valor por Setor/Segmento, a partir da compreensão da performance delas nos ativos e direcionadores estratégicos relevantes para seus Setor/Segmento. •  MVP - Mais Valor por Quadrante de Valor da Matriz EVM - identificação e rankeamento das 15 empresas que produzem mais valor por quadrante de valor da Metodologia EVM: Reputation Index, Performance Index, Market Power Index e Maturity Index.
  • 9. Roadmap Metodológico Objeto da Mensuração Preparação Formalização do Conceito de Long Term Sustainable Value, a partir das 4 Dimensões de Valor da Matriz EVM da DOM Strategy Análise de Performance Formação Top 200 Análise da Performance das Empresas em cada Ativo/Direcionador considerado Interação com Stakeholders CMDOM50 A partir das TOP 200, aplicação de interações com os principais Stakeholders, para validação de premissas e reparametrização de ponderações, por Ativo/ Direcionador Universo de Análise Seleção das 1000 Maiores, exceto Holdings (Valor e Exame) Material Público Específico Análise Comparativa das principais Pesquisas, Rankings, Estudos específicos por Ativo e por Setor, e paralelização de Metodologias e Critérios Setores Analisados Ativos e Direcionadores Avaliados Organização das Empresas TOP 1000 nos 22 Setores/Segmentos Escolhidos Seleção dos 62 Ativos e Direcionadores Estratégicos por Quadrante da Matriz EVM Benchmarks Ativos e Direcionadores Avaliados Identificação da Empresa Benchmark por Ativo/Direcionador, já considerando a melhor combinação de Estudos/Pesquisas/ Rankings específicos por Setor e por Ativo Seleção das TOP 200 Empresas por Valor Produzido Rankeamento CMDOM50 Rankeamento, a partir dos resultados das interações com os Stakeholders, das empresas das TOP200, gerando o CMDOM50 (50 empresas que mais produzem valor considerando todos os critérios ponderados) Top 3 por Stakeholder Visão por Stakeholder Rankeamento das 3 empresas que mais produzem valor, nos 62 Ativos ponderados, por tipo de Stakeholder Top 5 por Setor Visão Setorial Rankeamento das 5 empresas que mais produzem valor, nos 62 Ativos ponderados, para cada Setor/Segmento Top 15 por Quadrante Visão por Dimensão de Valor Identificação das Top 15 Empresas nos Quadrantes: Geração Tangível, Geração Intangível, Proteção Tangível e Proteção Intangível Reputation Index Rankeamento das Top 15 em Reputação (Quadrantes Proteção + Geração de Valor Intangível) Performance Index Rankeamento das Top 15 em Resultados (Quadrantes Proteção + Geração de Valor Tangível) Market Power Index Rankeamento das Top 15 em Competitividade (Quadrantes Geração de Valor Tangível + Intangível) Maturity Index Rankeamento das Top 15 em Riscos (Quadrantes Proteção de Valor Tangível + Intangível)
  • 10. TANGÍVEL INTANGÍVEL Empresas que Geram Mais Valor Sustentável (EVM) REPUTAÇÃO (Reputation Index) Proteção de Valor Intangível Geração de Valor Intangível RISCOS (Maturity Index) COMPETITIVIDADE (Market Power Index) VALOR RESULTADOS (Performance Index) Geração de Valor Tangível PROTEÇÃO Ver como Slideshow Proteção de Valor Tangível GERAÇÃO Metodologia EVM - Enterprise Value Management Mensuração de Ativos de Valor (Value Assets Management) Quadrantes de Valor Tangível e Intangível, Gerado e Protegido Dimensões: Competitividade, Riscos, Reputação, Resultados DOM Strategy Partners
  • 11. Empresas que Geram Mais Valor Sustentável – Análise de Ativos 62 Direcionadores de Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível REPUTAÇÃO CREDIBILIDADE 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  Causas e Bandeiras – Itaú-Unibanco Sustentabilidade - Braskem Governança Corporativa –Eternit Transparência – EDP (Energias do Brasil) Confiança – Johnson & Johnson Evolução no Tempo - CCR Posicionamentos Públicos - Unilever Relacionamento com Stakeholders - Natura Liderança Negócios – 3G Capital Liderança Atuação – Rodrigo Segurança Corporativa – Bradesco Perspectiva Histórica de Relacionamento com Clientes – Pão de Açúcar RESULTADOS Ver como Slideshow SISTEMA DE GESTÃO 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  13.  14.  15.  Solidez – Itaú-Unibanco Eficiência e Performance - AMBEV Qualidade em Serviços - Fleury Qualidade Produtiva - Hering Modelo de Gestão - Gerdau Tecnologia da Informação - Bradesco Digital/MCC - Fiat Multicanais - Claro Conhecimento - Sabesp Talentos – Promon Emprego – Edenred (Ticket) Diversidade - Santander Formação – McDonald’s Cultura Corporativa – Bradesco Cultura do Cliente - Losango INTERNO IMAGEM 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  13.  14.  15.  16.  Fortalecimento Institucional – Itaú-Unibanco Modernidade Digital - Vivo Criatividade Aplicada - Tecnisa Reconhecimento de Atributo de Marca - Nike Cultura Genuína de Marca – Chilli Beans Representatividade da Marca – McDonald’s Share of Mind – Relevância de Marcas e Símbolos – Coca-Cola Share of Heart – Estima e Conexão Emocional dos Clientes - Apple Share of Attention – Presença e Efeito de Mídia – Nestlé Share of Influence – Redes, Comunidades, Trend Setting – Google Influência de Massa – TV Globo EVB (Employer Value Branding) – Natura Internacionalização da Marca – Alpargatas (Havaianas) Nacionalização da Marca - Volkswagen Transformação Setorial – Porto Seguro Contribuição Nacional - VALE MOTOR COMPETITIVO 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  13.  14.  15.  16.  17.  18.  19.  Visão de Mercado – Brasil Foods Estratégia (Realização/Entrega) - TOTVS Crescimento - JBS Aceleração - Netshoes Tamanho - Petrobras Modelo de Negócio - Boticário Consistência – Souza Cruz Força Setorial – Banco do Brasil Integração com Cadeias – Walmart Inovação: Diferenciação e Produto - Whirlpool Inovação: Modelo e Gestão - BASF Modelo de Expansão - UOL Internacionalização Corporativa – Stefanini Nacionalização/Presença – Procter & Gamble Poder Comercial – Bradesco Seguros Diversificação – Boticário Share of Market - Samsung Share of Wallet – Preferência dos Clientes (RFV) – Nestlé Penetração - Microsoft EXTERNO Relação de Ativos e Direcionadores Estratégicos avaliados e metrificados, para cada empresa, por quadrante de Valor da Matriz EVM. Ao lado de cada ativo/direcionador, a empresa que é avaliada como referência naquele ativo ou direcionador (período últimos 24 meses e próximos 24).
  • 12. Empresas que Geram Mais Valor Sustentável por Stakeholder (nota entre 1-10 para todos os Direcionadores dos 4 Quadrantes de Valor) PERENIDADE Valor para Sociedade Valor para Funcionários 1.  Bradesco (8,36) 2.  McDonald’s (8,31) 3.  Promon (8,29) PERFORMANCE Ver como Slideshow Valor para Acionistas 1.  Listadas 1.  Souza Cruz (9,11) 2.  CCR (9,06) 3.  Itaú-Unibanco (9,02) 2.  Fechadas 1.  Boticário (9,06) 2.  Netshoes (8,99) 3.  Stefanini (8,13) INTERNO 1.  Google (8,72) 2.  Natura (8,71) 3.  Facebook (8,56) Valor para o País 1.  Petrobras (8,37) 2.  Vale (8,29) 3.  Banco do Brasil (8,15) Valor para o Setor/Cadeia 1.  2.  3.  AMBEV (8,71) BASF (7,86) Fiat (7,79) 1.  2.  3.  Microsoft (7,70) Porto Seguro (7,64) TOTVS (7,56) 1.  2.  3.  Nestlé (8,65) Alpargatas (8,04) Johnson & Johnson (8,02) Valor para Clientes (B2B) Valor para Consumidores EXTERNO Material final refinado com avaliação e incorporação da percepção dos stakeholders das empresas priorizadas dentre as TOP200.
  • 13. Top 5 por Setor (geração de valor para os públicos-alvo, com visão ponderada 62 Direcionadores nas 4 dimensões de Valor) Bancos Bradesco Nota 8,26 Seguradoras e Operadores de Saúde Nota Itaú-Unibanco 8,21 Bradesco Seguros Banco do Brasil 8,13 Porto Seguro 7,96 Caixa Econômica 7,88 SulAmérica 7,81 Amil 7,24 BBMapfre 7,01 Santander Bens de Consumo Duráveis 7,84 Nota Whirlpool 8,19 Samsung 8,17 Apple 8,05 Eternit 8,01 Philips 7,88 Cosméticos Higiene e Beleza 7,98 Nota Serviços Financeiros Nota Cielo 7,43 Alelo 7,41 Serasa Experian 7,22 Losango 7,13 Edenred 7,06 Alimentos e Bebidas Nota Boticário 8,23 AMBEV 8,25 Natura 8,17 Nestlé 8,22 Procter&Gamble 8,00 Coca-Cola 8,16 Johnson & Johnson 7,98 Brasil Foods 8,02 Unilever 7,36 JBS 7,91
  • 14. Top 5 por Setor (geração de valor para os públicos-alvo, com visão ponderada 62 Direcionadores nas 4 dimensões de Valor) Indústria Nota Química e Petroquímica Nota Utilidades e Concessões Nota Gerdau 8,14 BASF 8,16 CCR 8,05 Vale 7,92 Braskem 8,09 EDP 8,02 Fibria 7,91 Petrobras 8,03 Sabesp 8,01 Suzano Papel e Celulose 7,91 DOW 7,94 AES Eletropaulo 8,00 Votorantim Cimentos 7,88 Raizen 7,92 Ultragaz 7,77 Varejo de Serviços, Turismo & Entretenimento Nota McDonald’s 8,14 Accor Hoterlaria 7,93 Habib’s 7,73 Localiza 7,22 CVC 7,21 Varejo Super/ Hiper e Drogarias Nota Varejo Geral Nota Pão de Açúcar 8,08 Netshoes 7,97 Walmart 7,79 Fast Shop 7,96 RaiaDrogasil 7,76 Saraiva 7,88 Carrefour 7,43 Renner 7,82 Pague Menos 7,31 Magazine Luiza 7,65
  • 15. Top 5 por Setor (geração de valor para os públicos-alvo, com visão ponderada 62 Direcionadores nas 4 dimensões de Valor) Telecom e Contact Center Nota Claro 7,13 Vivo 7,04 GVT 7,02 TIM 6,96 Atento 6,82 Saúde Nota Tecnologia Nota Nota Microsoft 7,95 Google 8,11 TOTVS 7,92 TV Globo 8,04 Stefanini 7,90 Facebook 8,01 IBM 7,89 UOL 7,97 SAP 7,74 Sky 7,41 Engenharia e Construção Nota Fleury 7,86 Promon 7,84 Hospital Sírio Libanês 7,84 Tecnisa 7,71 7,24 Cyrela 7,65 Hospital Albert Eintein 7,22 Odebrecht 7,13 Brookfield Rede D’Or 7,04 6,84 DASA Mídia e Internet Farmacêutico Nota Roche 7,93 Pfizer 7,85 Bayer 7,82 Sanofi-Aventis 7,71 Novartis 7,70
  • 16. Top 5 por Setor (geração de valor para os públicos-alvo, com visão ponderada 62 Direcionadores nas 4 dimensões de Valor) Atacado e Logística Ipiranga 7,44 BR Distribuidora 7,41 Martins 7,36 Shell Alesat Automobilística Aviação Nota 7,21 7,08 Nota Fiat 8,01 Volkswagen 8,00 Mercedes-Benz 7,71 Renault 7,33 Hyundai 7,32 Nota Embraer 7,69 Azul 6,89 Avianca Educação Nota Anhanguera Kroton 7,23 Abril Educação 6,86 7,21 Grupo Multi Gol 6,01 7,13 Estácio TAM 5,59 7,04 Grupo Objetivo 6,83
  • 17. Rankings CMDOM50 Top 10 Geral Bradesco AMBEV Boticário Nestlé Itaú-Unibanco Whirlpool Natura Samsung Coca-Cola BASF 8,26 8,25 8,23 8,22 8,21 8,19 8,17 8,17 8,16 8,16 Bradesco AMBEV Boticário Nestlé Itaú-Unibanco Whirlpool Natura Samsung Coca-Cola BASF Gerdau McDonald’s Banco do Brasil Google Braskem Pão de Açúcar Apple CCR TV Globo Petrobras Brasil Foods EDP Facebook Sabesp Eternit Fiat Procter&Gamble Volkswagen AES Eletropaulo Johnson & Johnson Bradesco Seguros Netshoes UOL Porto Seguro Fast Shop Microsoft DOW Accor Hoterlaria Roche TOTVS Raizen Vale JBS Fibria Suzano Papel e Celulose Stefanini IBM Caixa Econômica Philips Votorantim Cimentos Saraiva 8,26 8,25 8,23 8,22 8,21 8,19 8,17 8,17 8,16 8,16 8,14 8,14 8,13 8,11 8,09 8,08 8,05 8,05 8,04 8,03 8,02 8,02 8,01 8,01 8,01 8,01 8 8 8 7,98 7,98 7,97 7,97 7,96 7,96 7,95 7,94 7,93 7,93 7,92 7,92 7,92 7,91 7,91 7,91 7,9 7,89 7,88 7,88 7,88 7,88
  • 18. Reputation Index Top 5 Credibilidade Empresa Pontuação Empresa Pontuação Natura 9,12 Itaú-Unibanco 9,14 Itaú-Unibanco 9,11 Natura 9,11 Nestlé 9,09 Bradesco 9,09 Bradesco 9,08 9,07 Google 9,04 Johnson & Johnson Coca-Cola 9,03 CCR 9,06 Johnson & Johnson 9,01 TV Globo 8,99 Apple 8,94 McDonald’s 8,93 Alpargatas 8,92 Facebook 8,91 CCR 8,89 Porto Seguro 8,86 Pão de Açúcar 8,82 Top 5 Imagem Empresa Pontuação Nestlé 9,17 Google 9,15 Coca-Cola 9,14 Natura 9,13 TV Globo 9,05 Apple 9,04
  • 19. Reputation Index Empresa Pontuação 16 AMBEV 8,78 17 Braskem 8,67 18 Boticário 8,45 19 Whirlpool 8,44 20 BASF 8,43 Natura 9,12 Itaú-Unibanco 9,11 21 Gerdau 8,31 22 EDP 8,12 Nestlé 9,09 23 Banco do Brasil 8,07 Bradesco 9,08 24 Petrobras 25 Unilever 7,99 7,96 26 Volkswagen 7,94 27 Bradesco Seguros 7,92 28 Caixa Econômica Federal 7,90 29 FIAT 7,88 30 Santander 31 Souza Cruz 7,75 32 Microsoft 7.55 33 IBM 7,53 7,49 Google 9,04 Coca-Cola 9,03 Johnson & Johnson 9,01 TV Globo 8,99 34 Roche 35 Nike 7,44 Apple 8,94 36 Brasil Foods 7,42 37 AES Eletropaulo 7,40 38 Samsung 7,33 39 Sabesp 7,31 40 Eternit 7,30 41 Suzano Papel e Celulose 7,24 42 Hering 7,22 43 Procter & Gamble 7,18 44 JBS 7,03 6,99 McDonald’s Alpargatas 8,93 8,92 7,61 Facebook 8,91 CCR 8,89 45 TOTVS 46 VALE 6,89 Porto Seguro 8,86 47 Fibria 6,77 48 UOL 6,72 Pão de Açúcar 8,82 49 Fleury 6,71 50 Dow 6,67
  • 20. Performance Index Top 5 Sistema de Gestão Empresa Pontuação Empresa Pontuação Ambev 9,16 Ambev 9,24 Bradesco 9,12 Bradesco 9,17 Itaú-Unibanco 9,09 Itaú-Unibanco 9,11 Boticário 9,06 Gerdau 9,08 Whirlpool 9,05 McDonald’s 9,06 Bradesco Seguros 9,05 Netshoes 9,04 Samsung 9,02 Gerdau 9,02 Banco do Brasil 9,01 TOTVS 8,99 Stefanini 8,96 McDonald’s 8,92 Procter & Gamble 8,91 FIAT 8,90 Top 5 Motor Competitivo Empresa Pontuação Boticário 9,09 Samsung 9,08 Ambev 9,08 Whirlpool 9,06 Bradesco Seguros 9,05
  • 21. Performance Index Empresa Pontuação 16 Natura 8,88 9,16 8,86 18 Caixa Econômica Federal 8,43 19 Brasil Foods 8,41 20 Ambev 17 Braskem 8,39 Petrópolis Bradesco 9,12 Itaú-Unibanco 9,09 Boticário 9,06 Whirlpool 9,05 27 Volkswagen 28 Unilever 8,02 Samsung 9,02 29 Souza Cruz 30 Raizen 7,98 31 Walmart 32 Microsoft 7,92 33 Santander 7.78 7.71 21 JBS 8,39 22 Nestlé 23 CCR 8,37 24 Brasilprev 25 TIM 8,09 8,07 26 BASF 8,07 8,13 7,99 7.98 Gerdau 9,02 Banco do Brasil 9,01 34 Petrobras 35 Google 7.61 Bradesco Seguros 9,00 36 EDP 7,60 37 Anhanguera 7.52 Netshoes 9,00 38 Apple 7,51 39 Amil 7,50 TOTVS 8,99 40 BTG Pactual 7,44 41 Claro 7,42 42 VALE 7.31 43 VIVO 7,30 44 DASA 7,29 45 IBM 7,21 46 Embraer 7.20 7,14 Stefanini 8,96 7.79 McDonald’s 8,92 Procter & Gamble 8,91 47 Fibria 48 Suzano Papel e Celulose 7,13 FIAT 8,90 49 Roche 7,13 50 Kroton 7,11
  • 22. Market Power Index Top 5 Imagem Empresa Pontuação Empresa Pontuação Nestlé 9,11 Nestlé 9,17 Google 9,10 Google 9,15 Coca-Cola 9,09 Coca-Cola 9,14 Natura 9,08 Natura 9,13 Ambev 9,06 TV Globo 9,05 Boticário 9,05 TV Globo 9,05 Whirlpool 9,03 Samsung 9,01 Apple 9,00 Petrobras 8,93 Microsoft 8,91 Souza Cruz 8,88 McDonald’s 8,87 Vivo 8,86 Top 5 Motor Competitivo Empresa Pontuação Boticário 9,09 Ambev 9,08 Samsung 9,08 Whirlpool 9,06 Bradesco Seguros 9,05
  • 23. Maturity Index Top 5 Credibilidade Empresa Pontuação Empresa Pontuação Bradesco 9,13 Itaú-Unibanco 9,14 Itaú-Unibanco 9,12 Natura 9,11 Ambev 9,12 Bradesco 9,09 Natura 9,09 9,07 Johnson & Johnson 9,06 Johnson & Johnson Gerdau 9,05 CCR 9,06 McDonald’s 9,02 CCR 9,00 EDP 8,91 Sabesp 8,82 Pão de Açúcar 8,78 Fleury 8,74 Eternit 8,73 FIAT 8,71 Promon 8,68 Top 5 Sistema de Gestão Empresa Pontuação Ambev 9,24 Bradesco 9,17 Itaú-Unibanco 9,11 Gerdau 9,08 McDonald’s 9,06
  • 24. Mapa de Valor Tecnisa 62 Direcionadores de Geração e Proteção de Valor Tangível e Intangível REPUTAÇÃO CREDIBILIDADE (R-) 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  IMAGEM (R) Causas e Bandeiras – F Sustentabilidade - F Governança Corporativa –R Transparência – R Confiança – R Evolução no Tempo - F Posicionamentos Públicos - B Relacionamento com Stakeholders - B Liderança Negócios – F Liderança Atuação – R Segurança Corporativa – F Perspectiva Histórica de Relacionamento com Clientes – B 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  13.  14.  15.  16.  RESULTADOS Ver como Slideshow SISTEMA DE GESTÃO (B-) 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  13.  14.  15.  Solidez – B Eficiência e Performance - R Qualidade em Serviços - B Qualidade Produtiva - B Modelo de Gestão - R Tecnologia da Informação - R Digital/MCC - B Multicanais - B Conhecimento - R Talentos – R Emprego – R Diversidade - B Formação – R Cultura Corporativa – R Cultura do Cliente - B Fortalecimento Institucional – R Modernidade Digital - B Criatividade Aplicada – B Reconhecimento de Atributo de Marca - R Cultura Genuína de Marca – R Representatividade da Marca – R Share of Mind – Relevância de Marcas e Símbolos – R Share of Heart – Estima e Conexão Emocional dos Clientes - B Share of Attention – Presença e Efeito de Mídia – R Share of Influence – Redes, Comunidades, Trend Setting – B Influência de Massa – F EVB (Employer Value Branding) – F Internacionalização da Marca – F Nacionalização da Marca – N/A Transformação Setorial – B Contribuição Nacional - F * MOTOR COMPETITIVO (F+) 1.  2.  3.  4.  5.  6.  7.  8.  9.  10.  11.  12.  13.  14.  15.  16.  17.  18.  19.  Visão de Mercado – B Estratégia (Realização/Entrega) - R Crescimento - R Aceleração - F Tamanho - F Modelo de Negócio - R Consistência – F Força Setorial – F Integração com Cadeias – R Inovação: Diferenciação e Produto - B Inovação: Modelo e Gestão - R Modelo de Expansão - F Internacionalização Corporativa – F Nacionalização/Presença – N/A Poder Comercial – R Diversificação – F Share of Market - F Share of Wallet – Preferência dos Clientes (RFV) – B Penetração - R INTERNO F – Notas entre 1 e 4 R – Notas entre 4 e 7 B - Notas entre 7 e 10 Notas Atribuídas e Ajustadas a partir das Etapas da Metodologia EVM EXTERNO Notas Ponderadas em função do Peso do Atributo para o Setor e para Empresa