Cidade de Itu e Salto

2,090 views
1,734 views

Published on

POntos turísticos das Cidades de Itu e Salto

Published in: Travel, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,090
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cidade de Itu e Salto

  1. 1. Itu, a Cidade dos Exageros
  2. 2. Itu, município paulista a 100 km da capital conquistou a fama de “Cidade dos Exageros” graças a Simplício, um comediante ituano nascido em 1916, que faleceu em 2003. A Praça da Matriz abriga os exageros de Itu: um orelhão, um semáforo e muuuuitos gigantões.
  3. 3. Tudo começou assim: Um dia, no banco da praça do programa humorístico “Praça da Alegria”, apresentado por Manoel de Nóbrega, na extinta, Rede Tupi, Simplício burlou o script.
  4. 4. Seu personagem era um caipira do interior, costumava pedir que a esposa explicasse ao público o tamanho dos objetos que existiam em sua terra. Havia sempre o exagero. Um dia, Simplício arriscou: “Ofélia, diga o tamanho da mandioca que tem lá na nossa cidade, em Itu”.
  5. 5. Nesse momento, Nóbrega, ao vivo, brincou com o comediante: “promovendo, hein”? Desde então Itu tornou-se a cidade onde tudo é grande. Pessoas do Brasil todo mandavam a Itu seus legumes fora do comum, a fim de que fossem parar na TV.
  6. 7. Concerto na Praça
  7. 13. Cruzeiro de São Francisco
  8. 14. Sítio Apiário do Nonno
  9. 15. A Rua do Mel
  10. 16. Dentre as atrações, o destaque é o abelhão, uma abelha gigante que pousou no Apíário do Nonno, com 3 metros de altura e 13 de comprimento.
  11. 17. Aqui se pode conhecer uma abelha por dentro e por fora.
  12. 18. Toda água do apiário é potável e mineral.
  13. 19. Um dos mais antigos atrativos turísticos do Estado de São Paulo foi revitalizado e devolvido à população no sábado, dia 6 de dezembro de 2008 , às 19h. O Complexo Turístico da Cachoeira de Salto, a 100 Km da Capital, recuperou a imponência após quase dois anos de obras e cerca de R$ 2 milhões em investimentos. Devido às intervenções, turistas e moradores voltaram a desfrutar desse patrimônio arquitetônico e paisagístico de grande valor histórico, que faz parte do Roteiro dos Bandeirantes. O local abriga também o Memorial do Rio Tietê, o mais completo museu voltado ao rio. Salto
  14. 20. Formada entre 65 e 30 milhões de anos, a cachoeira do complexo é a maior queda d’água no leito do Rio Tietê.
  15. 21. Ilha dos amores Um recanto poético e romântico localizado logo acima da cachoeira. A ilha recebeu esse nome porque no passado muitos casais tinham o hábito de permanecer ali para namorar.
  16. 22. Ilha dos amores
  17. 23. Memorial do Rio Tietê, Um completo museu sobre o rio, ocupa o prédio onde até o início dos anos 70 funcionava o Restaurante de Salto. Ilha dos amores Ponte Pênsil
  18. 24. Ao sair do memorial, o visitante pode cruzar os 75 metros da centenária Ponte Pênsil, que também foi revitalizada. Construída em 1913 para recuperar o acesso dos pescadores ao rio, ela balança sobre a margem direita do Tietê.
  19. 25. Do outro lado da ponte há um novo atrativo: O Caminho das Esculturas. Ali, é possível apreciar seis obras do escultor Murilo Sá de Toledo, em tamanho natural. As esculturas representam personagens que ao longo dos séculos contemplaram o rio e a cachoeira. São eles:
  20. 26. o índio
  21. 27. o viajante
  22. 28. o bandeirante
  23. 29. o pescador
  24. 30. padre José de Anchieta
  25. 32. Monumento à Padroeira Com 30 metros de altura em concreto armado, o Monumento à Padroeira foi edificado em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat. É o maior monumento a Maria em todo o mundo e, no Brasil, só é menor que o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.  A imagem da ponta da cruz aos pés tem 17 metros, a base tem 5,50 metros e a rampa de acesso conta com 7,50 metros, totalizando 30 metros. 
  26. 33. Do alto do monumento se pode contemplar a paisagem cortada pela Estrada de Ferro Sorocabana (antiga Ituana).
  27. 35. Parque de Lavras, com cerca de 140 mil metros quadrados de área, compõe um dos núcleos externos do Museu da Cidade de Salto.
  28. 36. Destaques para o Relógio Solar e Jardim das Bromélias.
  29. 37. Lavras foi a segunda Usina Hidrelétrica construída no leito do Rio Tietê (1906).
  30. 38. No interior do Museu encontra-se a “criatura”, obra das artistas plásticas saltenses Iriana Scalet Roque e Sueli Bernadochi, elaborada com lixo retirado do Tietê e que tem a intenção de fixar, em especial nas crianças, que a questão da poluição das águas é algo que se relaciona com a própria sobrevivência humana neste planeta.
  31. 39. Cerca de 40 anos depois de desativada a Usina , toda a área foi revitalizada através da implantação do Parque, que inclui o conjunto de edificações e uma extensa área verde dedicada ao lazer e à educação ambiental.
  32. 40. e o Rio Tietê segue o seu caminho. Trilha: Friends (Joe Satriani) Imagens e Formatação: Regis [email_address] veja novamente

×