Palestra Criacao

1,720 views
1,481 views

Published on

Published in: Technology, Business
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,720
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Palestra Criacao

  1. 1. Criacão - A área - Dinossauros - Processo Criativo - Criatividade - Outras coisas mais Atenção! Essa palestra tem muitos slides, poucas figuras e nenhum vídeo engraçado. Peguem algum caderninho para anotar, caso contrário, vocês podem dormir. Obrigada.
  2. 2. A área Criação - responsável pela elaboração das ideias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios impressos, filmes para televisão, etc.). Engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios. (Wikipedia)
  3. 3. A área Criação - responsável pela elaboração das ideias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios impressos, filmes para televisão, etc.). Engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios. (Wikipedia) Formada basicamente: +
  4. 4. Dinossauros - Bill Bernbach - David Ogilvy - Alex Periscinoto - Washington Olivetto - Nizan Guanaes - Marcelo Serpa
  5. 5. Bill Bernbach - Foi o primeiro a unir redator e diretor de arte como uma dupla criativa; - É o B da DDB; e - Criador da melhor campanha publicitária do século XX: Think Small.
  6. 6. David Ogilvy - Fundador da Ogilvy & Mather; - Considerado o pai da propaganda moderna; “Quando escrevo um anúncio, não quero que você diga que o acha criativo. Quero que você o considere tão interessante que vá comprar o produto.”
  7. 7. Alex Periscinoto - Um dos fundadores da Almap; - Trouxe a dupla criativa para o Brasil; - Primeiro brasileiro a representar o Brasil no Festival de Cannes e Clio Awards; - Responsável pela propaganda institucional da presidência da República e dos ministérios no governo de Fernando Henrique Cardoso; e - Sócio diretor da empresa de consultoria Sales, Periscinoto, Guerreiro & Associados.
  8. 8. Washington olivetto - Fundador, presidente e diretor de criação da W/Brasil; - “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”, Garoto Bombril, Os casais Unibanco, Os gordinhos do DDD; e - Hitler, para a Folha de São Paulo.
  9. 9. Nizan Guanaes - Fundador e presidente do grupo ABC de Comunicação, um dos maiores grupos do mundo neste setor; - Presidente da África; - Autor de comerciais de grande sucesso como “Velhinha da Sharp”, “Gordinho da Honda e “Pipoca com Guaraná”.
  10. 10. Marcelo serpa - Sócio-presidente e diretor de criação da AlmapBBDO; - Um dos diretores de arte mais premiados do Brasil; e - Primeiro Grand Prix do Festival de Cannes em mídia impressa do país, com a campanha para o Diet Guaraná, em 1993.
  11. 11. Processo Criativo por James Webb Young 1. Pesquisa: Você reúne o maior número de informações a respeito do problema. Você lê, marca algumas coisas, faz questionamentos, visita a empresa, consome o produto, etc. 2. Brainstorm: Você senta e ataca o problema. Pense em todas as formas possíveis de resolvê-lo. 3. Incubação: Você deixa tudo pra lá e vai fazer alguma coisa que estimule sua mente, mas nada a respeito do problema. Vai ao cinema, ao teatro, a uma exposição, assiste um filme em casa, etc. 4. “Eureka!”: Quando você volta desse passeio, naturalmente tem um insight sobre o problema. 5. Ajustes: Daí você olha de uma maneira mais crítica para o insight que teve e melhora sua ideia.
  12. 12. Processo Criativo - Ô vida amargurada... - Estude! Graduação em Publicidade por Luke Sullivan. “Tom me contratou como redator em janeiro de 1979. Ele não tinha muito trabalho pra mim no primeiro mês, por isso, me colocou em uma sala com uma pilha de livros cheios do melhor da publicidade: os anuários de One Show e Communication Arts. Ele me disse: ‘Leia todos’. Ele chamava isso de ‘graduação em publicidade’. Eu acho que ele estava certo, e eu disse a mesma coisa para estudantes que tentam entrar no mercado hoje. Pegue você uma pilha de livros e leia, aprenda, memorize. Sim, esse é um negócio que a gente tenta quebrar regras, mas como disse T. S. Elliot, ‘não é sábio violar as regras até que você as conheça’”.
  13. 13. Criatividade 20 dicas por Luli Radfahrer 1. Relaxe. Para se ter idéias é preciso estar em um estado de espírito tranqüilo. 2. Colecione tudo que puder. 3. Seja curioso. Aprenda outras coisas. 4. Mexa-se. Dê uma caminhada, tome um banho. 5. Redecore sua mesa, desktop, espaço de trabalho. 6. Tome notas. 7. Desapegue. Dê parte das suas coisas, empreste, troque. 8. Pergunte “por que as coisas são do jeito que são?” pelo menos umas cinco vezes por dia. 9. Desmembre. Divida frases, situações, objetos em diversas partes. 10.Observe o mundo à sua volta.
  14. 14. Criatividade 11.Informe-se. A inspiração não surge do nada. 12.Desfoque. A pressão para pensar em um único tema é uma inibição latente. 13.Busque experiências diferentes. 14.Tire um tempo para si. 15.Redefina visuais. Desenhe um mesmo objeto de vinte ou mais formas diferentes. 16.Fotografe sua rua. 17. Exagere. 18.Interrompa seu dia. Pare por alguns instantes e faça algo que demande atenção, de preferência física. 19.Copie. 20.Mova do literal para o pictórico. Desenhe, diagrame ou busque fotografias que ilustrem sensações ou situações cotidianas.
  15. 15. Treinem, treinem e treinem. Redação - Redatores, vocês já tentaram escrever um conto? Uma dissertação? Uma crônica? Um poema? Uma fábula? Um haikai? Um artigo científico? ... >> É importante que pelo menos saibam as regras para escrevê- los. Mas vocês vão ter muito mais segurança de escrever se já tiverem tentado pelo menos uma vez.
  16. 16. Treinem, treinem e treinem. Direção de Arte Diretores de Arte, vocês já tentaram vetorizar uma bola? Um cachorro? Uma moto? Um carro? Vocês já tentaram pintar com lápis de cor? Com aquarela? Com nanquim? Com óleo? Já animaram um ponto qualquer no Flash ou fizeram uma colagem? Vocês tem o costume de desenhar e fotografar? >> É interessante que pelo menos saibam quais são as diferentes técnicas. É bom que tenham tentado exercitar algumas delas. É ideal que saibam sobre cada uma delas, em que situações mais foram usadas e que exercitem.
  17. 17. Tá quase acabando.. - “A Direção de Arte é uma ferramenta” Selma Oliveira Leiam sobre Comunicação, Publicidade e sobre todas as áreas. Tem muita coisa legal saindo sobre Planejamento, leiam tudo. Dica: Delicious e Netvibes. - Leiam Hey Whipple
  18. 18. Exercício - Exercício coletivo: enviar para o e-mail equipe@ doisnovemeia.com.br, uma peça que achem interessante. Período: todas as semanas até o dia 17/12. Segunda: Gabriel e Roberta Terça: Fernanda e Mário Quarta: João e Nathália Quinta: Carolina e Luiza - Para os criativos: Escolher 15 peças de um anuário. 10 que vocês gostem muito e 5 que vocês não gostarem. Data de apresentação: 27/11. - Escolher uma peça dentre as 15 escolhidas e analisá-la de acordo com as palestras de Criação.
  19. 19. Fim Contatos: E-mail: litamrs@gmail.com Cel: 61_84036091 Twitter: @telits Delicious: delicious.com/talitagm Beijos e sejam felizes!

×