Your SlideShare is downloading. ×
Observacao sala aula
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Observacao sala aula

13,116
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
13,116
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
129
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. OBJETIVOS:•Eleger a observação de sala de aula comoestratégia para formação de professores.•Adotar essa prática na rotina escolar, planejandoações antes, durante e depois da observação.•Diagnosticar necessidades dos professores noensino da competência leitora e escritora com acontribuição desta ferramenta.
  • 2. Das tarefas na escola com foco naformação docente, você já pensou emquais são as mais eficazes? Quais são asações na rotina escolar que objetivam areflexão da prática do professor?Historicamente, a ação de observar a aulatinha como função a fiscalização dotrabalho docente, distante de constituir-secomo uma estratégia para formação doprofessor.
  • 3. “Por sua própria especificidade, a observaçãoem sala de aula é a estratégia que maisdados nos fornece para a intervenção juntoaos professores em processo de formação,pois nela não se verifica o desenvolvimentodo trabalho exclusivamente no plano dodiscurso falado ou escrito, masessencialmente no plano das interações,atitudes, valores, objetivos e intervenções,tendo, por isso um papel fundamental noprocesso de transformação da prática.”(SCARPA, 1998, p. 95)
  • 4. Cada um de nós pode realizarinterpretações diferentes, dependendo decomo olhamos, do quanto olhamos e doque conhecemos sobre o contexto daimagem. Na observação da sala de aula,não é diferente.É necessário sempre planejar aobservação, tendo muito cuidado com ainterpretação que se faz da aula, a partirdas intervenções do professor, pois otempo de observação e o conhecimentoque já se tem sobre o professor ou seuespaço de trabalho podem influenciar nosresultados.
  • 5. Algumas vezes vemos feedback aosprofessores com interpretaçõesinadequadas, descaracterizando opapel da observação de sala de aula.Ao observar, deve-se lembrar que aaula observada é um recorte de váriassituações que a antecederam e que épreciso se distanciar dos valores,preconceitos e subjetividade quepodem vir à tona no momento deobservação.
  • 6. Uma imagem pode representar coisasdiferentes para cada indivíduo, pois cadapessoa faz sua interpretação de acordocom sua subjetividade e suas vivências.
  • 7. Para que a observação da sala de aulaocorra de forma eficaz, é necessárioplanejar. Somente com um bomplanejamento esta ação será uma boaestratégia para auxiliar os professores nareflexão sobre sua prática. A esteprocedimento chamaremos de Protocolode Observação.Segundo Reis (2011), existem trêsmomentos da metodologia deobservação: antes, durante e depois, eé um processo colaborativo entre gestor e
  • 8. 1- ANTES: Definir foco; Criar coletivamente o protocolo com indicadores; Planejar: dia, horário e como ocorrerá a entradaem sala de aula.2- DURANTE: Registrar as observações; Intervir com os alunos, se combinado antes; Atenção ao foco de observação.3- DEPOIS: Feedback para os professores, escrito epresencial; Socializar pontos fortes e fracos observados; Compartilhar sugestões para as próximas aulas.
  • 9. Devemos realizar a observação comcuidado para não corrermos o risco dosprofessores acharem que é mais umaforma de fiscalizá-los e vigiá-los.Os professores devem entender que aobservação existe para maximizar oseu próprio potencial em sala de aula.
  • 10. Embora a observação deva se dar em todas asáreas do conhecimento, neste momento serãoobservados apenas os professores de Matemática eLíngua Portuguesa do Ensino Fundamental II quetambém estão participando desta formação: MelhorGestão, Melhor Ensino.A observação é responsabilidade do ProfessorCoordenador, mas que deve ser compartilhada como resto da equipe gestora, inclusive com você, paradefinir as melhores estratégias para o dia a dia dosprofessores.O seu papel na formação da equipe gestora éessencial! Com qual periodicidade você pode sereunir com eles para acompanhar e discutir arepercussão das ações?
  • 11. Então, como conseguir isso?1. Dialogando:Os gestores devem conversar com toda a equipe,esclarecendo que o objetivo é montar uma pautade apoio aos professores, a partir dasnecessidades de ensino e conhecer boas práticasque podem ser compartilhadas com o corpodocente.2. Focando:É interessante eleger o foco de observação a partirdo trabalho ou tema que já estão trabalhando nasreuniões coletivas na escola. Por exemplo, seestão trabalhando como envolver a leitura eescrita em todas as áreas do conhecimento, essedeve ser o foco da observação das aulas.
  • 12. Os gestores podem elaborar o protocolo deobservação junto com os professores.Assim, os docentes se sentirão maisconfortáveis e comprometidos para vivenciaro processo.Perguntas que podem ajudar na organizaçãodessa rotina na escola:Para a formação da equipe gestora: Como organizarão o espaço paraacompanhar esse processo? Que estratégias utilizarão para a formaçãoda equipe gestora?