Your SlideShare is downloading. ×
0
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Gestao tempo
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Gestao tempo

2,941

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
2,941
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
12
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. FORMAÇÃODEGESTORES
  • 2. Objetivos do Dia 02/05/2013
  • 3. É comum observarmos como as pessoas, e aténós mesmos, reclamamos da falta de tempo.Afinal, que bem é esse, tão valioso, que nosparece faltar a todo o momento?Um anseio que nos faz prometer, à cada iníciode ano que iremos organizar nosso tempo deforma a atender as necessidades que noscompete.
  • 4. Organização seria, então, a palavra ideal parasolucionar nossos problemas com a falta detempo?Talvez „solucionar‟ não, mas, „ajudar‟ sim.
  • 5. A tarefa de pensarmos sobre a organização dotempo, na rotina profissional de um gestorescolar, pode ser realizada em quatro etapas:
  • 6. 1. Autorreflexão2. Conhecer as dimensões da suafunção3. Planejar4. Registrar
  • 7. O gestor deve conhecer a si mesmo, pelaautorreflexão; conhecer as dimensões e atribuiçõesque envolvem a sua ação como gestor escolar e fazerescolhas a respeito dos procedimentos que iráutilizar para desenvolver suas atividades. Para isso,precisará de estratégias.Um bom planejamento deverá conhecer a realidade dolocal onde trabalha e, ainda, acrescentando-se atarefa, não menos importante, de registrar suasações e divulgá-las ao coletivo, estabelecendo umaboa comunicação.A autorreflexão e a reflexão sobre quais ações fazemparte da nossa rotina, quanto tempo gastamos comcada uma delas, é necessária para iniciarmos nossatarefa de organização do nosso tempo.
  • 8. Atividade 1“Como anda a sua organização?”
  • 9. Ter uma compreensão global de todas asdimensões do trabalho do gestor escolar é degrande relevância para uma boa organização darotina.Gerir uma escola, em toda sua complexidade, éuma tarefa desafiante que irá exigir do gestoruma visão coerente e atualizada ao seu temposobre educação; a gestão escolar e o seu papelprofissional na liderança, e a organização daescola.A superação desse desafio será alcançada quandoo gestor adquirir competências específicas à suafunção, como Heloísa Lück (2009) nos explica:
  • 10. “A superação de tais desafios demanda do diretorcapacidade conceitual sobre a educação; a gestãoescolar e seu trabalho, mediante visão deconjunto e perspectiva aberta e sólida sobre anatureza da educação; o papel educacional daescola e dos profissionais que nela atuam; anatureza e as demandas psico-socio-educacionais dos alunos; a relação da escola coma comunidade, dentre outrosaspectos, incluindo, por certo, umafundamentação sobre as dimensões de gestãoescolar.”
  • 11. Atividade 2“Divisão das tarefas contemplando asdimensões da gestão escolar?”
  • 12. O planejamento é inerente ao trabalho doeducador devido ao fato de que o objeto da suaação é de grande complexidade: o cotidianoescolar.Se o educador não planejar suas ações e tarefas denada adiantará possuir uma excelente concepçãoe visão das necessidades da sua realidadeescolar. O planejamento orienta, dá objetivos àsnossas ações, traça metas e esclarece quais sãoos resultados pretendidos.
  • 13. O planejamento propicia um compromisso com aação, responsabiliza os agentes envolvidos edeve ser contínuo para proporcionar uma açãocoerente para alcançar os resultados esperados.O principal resultado esperado, no final, sempredeverá ser: o alcance da melhor aprendizagempara os alunos.
  • 14. Atividade 3“Como anda o seu planejamento.?”
  • 15. O registro é uma questão muito importante notrabalho escolar. Existem vários tipos de registrona escola. Registros administrativos, comolistagens, atas, planilhas etc., e registrospedagógicos, como atas de reuniõespedagógicas, acompanhamento de sala de aula,planos de ensino, conselho de classe, entreoutros.
  • 16. Como está organizada toda esta documentação éum fator importante para a rotina escolar. Alémde ser uma necessidade essencial demonstra,também, a concepção que a equipe diretivapossui do que é uma escola pública, pois osdocumentos da escola não podem ser tratadoscomo os documentos da nossa casa. A escola éum espaço público e este espaço deve serentendido como um espaço a ser compartilhadoonde as documentações devem ser socializadas edevem possuir um caráter de transparência, comresponsabilidade e seriedade nas informações.
  • 17. Atividade 4“Como andam os registros da escola?”

×