1.arte e tecn
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

1.arte e tecn

on

  • 5,670 views

 

Statistics

Views

Total Views
5,670
Views on SlideShare
5,331
Embed Views
339

Actions

Likes
0
Downloads
19
Comments
0

2 Embeds 339

http://www.derbp.com.br 332
http://derbp.com.br 7

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

1.arte e tecn 1.arte e tecn Presentation Transcript

  • As Profissões Contemporâneas do Campo das Artes  com Interfaces em Tecnologias 3ª Série do Ensino Médio
  • A partir do ano de 2012 o ensino de Artepara a 3ª série do Ensino Médio foi inseridona matriz curricular das escolas públicasestaduais, atendendo ao disposto naResolução SE nº 81, de 16/12/2011. Nodocumento, as diretrizes estabelecidasconsideraram a necessidade de adequar asmatrizes curriculares da educação básica àsdiretrizes nacionais e às metas da políticaeducacional.
  • Atualmente, o Currículo do Estado de SãoPaulo apresenta uma proposta para o ensinode Arte que contempla os anos finais do EnsinoFundamental e as duas primeiras séries doEnsino Médio. Sendo assim, fez-se necessáriaa elaboração de orientações didáticas aoprofessor que ministra aulas na 3ª série doEnsino Médio, como subsídios ao seu trabalhoem sala de aula. Diante dessa demanda, coubeà Equipe Técnica de Arte da Coordenadoria deGestão da Educação Básica (CGEB) engendrarSituações de Aprendizagem para a referidasérie.
  • 1º Bimestre As Profissões ContemPorâneAsdo CAmPo dAs Artes VisuAis Com interfACes em teCnologiAs digitAis
  • Os alunos terão a possibilidade de desenvolvero fazer artístico, a contextualização e a fruiçãoestética com foco nos espaços virtuais e seusambientes colaborativos de aprendizagem, nainteração entre Arte e Tecnologia, nos projetospoéticos individuais e colaborativos e nasprofissões do campo da Arte com interfacesem tecnologias digitais.
  • Para tanto, os territórios da Arte que serãotrilhados são os da forma-conteúdo e doprocesso de criação, de maneira que osalunos sejam levados a pesquisar sobre oadvento das tecnologias digitais, a ampliara compreensão sobre como o mundo daweb mudou as relações interpessoais e asrelações de trabalho e a identificar quaissão as profissões do campo das artesvisuais existentes dentro dessa novarealidade.
  • SONDAGEM↘ Como vocês se comunicam nos dias atuais?↘Vocês conhecem o sistema de correio e de telefonia desua cidade?↘ Já escreveram uma carta ou cartão postal?↘ Vocês sabem como surgiu a internet?↘ O surgimento da internet modificou o mundo?↘A internet facilita ou dificulta o cotidiano das pessoas?↘Como seria a comunicação no mundo hoje, semInternet?
  • SONDAGEM↘ A tecnologia digital modifica a produção artística?Por que?↘Quais produções artísticas das artes visuais podemser criadas com a utilização das tecnologias digitais?↘Quais artistas você conhece que utilizam atecnologia digital em seu processo de criação?↘ Todas as linguagens artísticas podem se utilizar dastecnologias digitais?
  • SONDAGEM↘ Quais Sites costumam navegar?↘Quais os objetivos de um site?↘Quais profissionais estão envolvidos naconstrução de Sites que navegamos diariamente nainternet?↘Que profissão se modificou ou se adaptou com osurgimento da internet?  
  • Finalizar a aula com uma solicitaçãoQue alunos façam uma pesquisa sobre as profissões dearte relacionadas à tecnologia que estão envolvidas naestruturação de um website, bem como os elementosque constituem suas páginas (layout, cores, hiperlinks,navegabilidade e seu conteúdo), para a próxima aula.Enfatize a necessidade do registro (texto, desenho,impressão, colagem etc) das observações que serãoutilizadas na próxima aula a ser socializada com ogrupo.
  • Situação de Aprendizagem I: Ação expressiva no papelProposição 1: visitando os registros Retome em grupos menores as anotações realizadaspelos alunos na aula anterior:Organize a sala em grupos de quatros alunos, soliciteque leiam e reflitam sobre suas anotações, sobre oensino da arte, as tecnologias digitais, as profissões, ouso responsável da internet...Disponibilize um momento para que os grupossocializem os resultados das reflexões.
  • Solicitação para próxima aulaComo tarefa para próxima aula solicite uma pesquisacontendo textos e imagens sobre as profissões de arterelacionadas às tecnologias digitais que estãoenvolvidas na estruturação de um website, bem comoos elementos que constituem suas páginas (layout,cores, hiperlinks, navegabilidade e seu conteúdo).Seria interessante problematizar aqui também para osalunos, perguntando a eles se sabem o que éanimação? O que é briefing? O que é wireframe?Einterface? E dizer que na próxima aula começaremosrespondendo essas questões.
  • Proposição 1Sugerimos a exibição do vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=efWx-jW68psDefina junto aos alunos o nome da empresa,uma vez, que será um Canal de Cultura,onde o conteúdo de cada página façareferência a Arte e suas diferentes linguagens.
  • Proposição 2 Confecção do varalInicie a aula socializando a pesquisa realizada naaula anterior construindo um “Varal ”Professor, recomendamos utilizar novelos de lã oubarbante colorido para dar maior ênfase a redeconstruída.
  • Proposição 2 Confecção do varalFaça uma leitura estética da estrutura dessas imagensobservando os elementos iconográficos, navegabilidadee audiovisuais. Questione com os alunos: Qual aproposta dos sites pesquisados? Se eles vendem algumproduto específico ou uma ideia? Qual as coresutilizadas e a disposição gráfica(layout)? Quaishiperlinks chamaram a atenção dos alunos? Quaisprofissões foram apontadas nas pesquisas de seusalunos? Quais dessas profissões estão envolvidas naconstrução de websites?
  • Proposição 3 esboço do siteDividir a sala em 5 grupos:Cada grupo será responsável pela construção de umapágina de um mesmo website.Propomos a ideia de um Canal de Cultura, onde oconteúdo de cada página faça referência a Arte e suasdiferentes linguagens, gerando um esboço da página.
  • Proposição 3 esboço do siteProfessor, solicite que os grupos tragam para apróxima aula materiais diversos: revistas, tesoura,cola, canetinha, giz de cera, tinta guache, pincéis, lãcolorida, barbante, suportes como cartolina, papelpardo, papelão...Não se esqueça de trazer seu kit com os materiaissolicitados para os alunos.
  • Proposição 4 Criação das páginas do site no papelMomento de materializar a criação de seus alunos.Os grupos iniciam a produção de seu projetoutilizando os materiais solicitados na aula anterior.Observe a produção dos alunos e oriente senecessário na direção de estarem transpondo oprojeto escrito para o projeto visual.
  • Situação de Aprendizagem II: Ação expressiva artísticaProposição 1: conexões-instalaçãoSeguindo com a proposição da aula anterior,sugerimos que cada página confeccionada sejaafixada em um ponto diferente da sala de aula,sendo que a página inicial deva ser fixada em umponto central da sala.
  • Proposição 1Inicie a simulação da navegação entre as páginas dosite, chamando um aluno de cada grupo (um por vez).Entregue um pedaço de barbante e de fita adesiva parao aluno que deverá se deslocar, partindo da páginainicial para uma página de sua escolha, o deslocamentose dará de um cartaz a outro, fixando o barbante nolink escolhido, o aluno pode repetir a ação mais umavez, navegando entre as páginas, sempre prendendo aponta do barbante, simulando a origem e o destino danavegação.
  • Proposição 1Repita a ação com outros alunos até perceber que adinâmica se esgotou .Provoque diálogos para que os alunos percebam anecessidade de botões ou links de navegação entre aspáginas. Por exemplo: página Home.
  • Situação de Aprendizagem III: Ação expressiva virtualNa sala de InformáticaConstrução de um site/blog do aluno.Sugerir o WebnodeOs alunos farão a transposição da experiência lúdicapara a virtual, utilizando os elementos da linguagemvisual e as tecnologias.Socialização dos grupos e apreciação das páginascriadas.