Introdução à literatura

  • 13,745 views
Uploaded on

Slide-aula sobre a introdução à literatura, prosa e poesia.

Slide-aula sobre a introdução à literatura, prosa e poesia.

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
No Downloads

Views

Total Views
13,745
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
555
Comments
1
Likes
6

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Manifestação Cultural
    Não há povo e não há homem que possa viver sem ela [a literatura], isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado [...] a literatura é o sonho acordado das civilizações.
    Introdução à Literatura
  • 2. Linguagem não-literária
    • Seres e fatos reais;
    • 3. As metáforas não são usadas;
    • 4. Textos objetivos são para informações.
  • Linguagem Literária
    • Uso de metáforas especiais;
    • 5. Linguagem de ficção;
    • 6. Muitas vezes, a mensagem está nas “entrelinhas”;
    • 7. O objetivo é externar sentimentos, criar situações.
  • ORIGEM DA LITERATURA
    A Literatura é um fenômeno social/cultural nascido de gêneros milenares, que permanecem vivos apesar da passagem dos séculos. Em geral cada civilização gerou os mitos ligados às crenças de cada povo e às suas maneiras de ver o mundo.
    Assim nasceram os relatos que hoje chamamos contos de fadas, contos maravilhosos ou contos folclóricos; mora neles o que restou dos elementos dos mitos. E não existe obra literária antiga ou moderna, que não tenha raízes nessas narrativas ancestrais.
  • 8. ORIGEM DA LITERATURA
    A literatura para ter um determinado valor, só pode ser escrita. Os livros demoraram muito para aparecer, daí os textos literários também demorarem muito para surgir.A evolução do livro foi muito lenta, com isto o desenvolvimento humano também foi lento, uma vez que o livro apressa a evolução humana.O livro mais antigo é o "livro dos mortos" do antigo Egito que data de 1800 a. C.. Nesse livro contém fórmulas que os antigos mortos deveriam levar quando da passagem para o outro mundo.
  • 9. No Renascimento, a partir do século XV, vemos na literatura a tentativa de se equilibrar o pensamento Cristão com a filosofia greco-romana. Apesar disso, aqueles mesmos elementos fantásticos permaneceram nesse período que gerou a Literatura chamada Clássica. Em Cervantes, Shakespeare, Camões, até Dante, ainda encontramos com seres mágicos, míticos, sobrenaturais. Seguindo para o período Pré-Romântico (entre 1700 e 1800) veremos a consagração da forma literária do romance, marcado ainda por novelas de cavalaria e romances medievais, repletos de aventuras heróicas.
    ORIGEM DA LITERATURA
  • 10. PROSA E POESIA:
    Os textos literários dividem-se em duas partes: prosa e poesia. Qual a diferença? O que nasceu primeiro?
    A poesia é a linguagem subjetiva, metafísica, vaga com o mundo interior do poeta. É um texto curto com orações e períodos curtos, onde sobressai a beleza, a harmonia e o ritmo.A poesia é a mais velha composição do mundo. Ela serviu como material didático.
    Prosa é a linguagem objetiva, usual, veículo natural do pensamento humano. A prosa pode ser escrita de diversas formas como: romances, crítica, novela, conto, etc.Vejamos as diferenças entre um texto em forma de poesia e outro em forma de prosa:
  • 11. POESIA E PROSA
    Sobre a soleira da portada casa pegada à minha,vejo sentada, a vizinhamoça e bonita,que importa?(Vicente de Carvalho)
    Pero Vaz de Caminha tornou-se figura importante no descobrimento do Brasil por haver escrito uma carta ao rei D. Manuel relatando os acontecimentos ocorridos com a expedição desde a partida da Europa até o dia 1o. de maio de l500.
    Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.      
    Poema: obra em verso em que há poesia.
  • 12. Temos muitas diferenças entre estes dois textos:
    No primeiro (POESIA) temos:1.Frases curtas;2.Destaque para a beleza dos versos;3.Uso de rimas: Porta x importa, minha x vizinha;4.Uso de métrica - contagem de sílabas poéticas;5.Texto escrito em forma de versos.
  • 13. No segundo (PROSA) temos:
    1.Frases longas, num só período;2.Não há beleza no texto, somente a informação;3.Texto objetivo: transmitir uma mensagem;4.Não há métrica, nem rima, nem ritmo;5.Texto escrito em forma de parágrafos.
  • 14. O QUE É LITERATURA?
    Há várias definições para literatura:a)É o conjunto de obras escritas de um povo com preocupações estéticas;b)É saber usar a língua artisticamente, deixando transparecer a beleza, a harmonia e o estilo próprio de cada autor;c)Escrever um texto artisticamente e com beleza.A literatura procura mostrar o valor de um povo, seu sofrimento, seus anseios, alegrias, a descrição do país, suas lendas, crendices, tradições, etc.O que pensariam as pessoas do ano 3 mil sobre o mundo de hoje? Como é que eles imaginariam nossa existência? Comíamos o quê? Falávamos como? Andávamos nus? Éramos amáveis com nossos irmãos? A literatura que fizermos hoje, mostrará a eles a nossa realidade.Todos os países possuem e possuiramuma literatura. Assim temos a literatura grega, a latina, a italiana, a brasileira.Quem,por exemplo, já não ouviu falar em Romeu e Julieta, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Mosqueteiros? Não teríamos nada disso se não fosse a literatura.
  • 15. QUADRO DAS ESTÉTICAS OU ESCOLAS LITERÁRIAS
    TROVADORISMO (1189-98)
    HUMANISMO (1418)
    CLASSICISMO(1524)
    QUINHENTISMO(1500)a)Literatura Catequistab)Literatura Informativa
    BARROCO (1580)
    ARCADISMO(1756)
    ROMANTISMO(1825)
    REALISMO(1865)
    NATURALISMO
    PARNASIANISMO
    SIMBOLISMO(1890)
    PRÉ-MODERNISMO(1902)
    MODERNISMO(1915 até o momento)
  • 16.
  • 17.  Mais fantástico da Literatura, porém, é que ela se mantém mais forte que nunca com o passar dos anos, dando origem a inúmeros filmes, peças de teatro e seriados, apesar de ser considerada pela crítica especializada um gênero menor…
    Quanto a nós, leitores, continuamos abdicando de nossos Mundos Primários e mergulhando com o maior prazer possível nesses Mundos Secundários em que, talvez, encontremos não apenas a fantasia, mas a nós mesmos.