Your SlideShare is downloading. ×
Medusa
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Medusa

8,849

Published on

Apresentação

Apresentação

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
8,849
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Águas vivas ou Medusas
  • 2. Também conhecidas como medusas, as águas–vivas pertencem à mesma família dos corais, mas são animais invertebrados, ou seja, não possuem coluna vertebral nem esqueleto. São gelatinosas e nadam vagarosamente, levadas pelas água.s Usam tentáculos para capturar pequenas criaturas do mar para sua alimentação. É preciso bastante cuidado pois apesar da sua beleza elas não são inofensiva, causam queimaduras na pele humana, provocando imensa dor. Também conhecidas como medusas, as águas–vivas pertencem à mesma família dos corais, mas são animais invertebrados, ou seja, não possuem coluna vertebral nem esqueleto. São gelatinosas e nadam vagarosamente, levadas pelas água. Usam tentáculos para capturar pequenas criaturas do mar para sua alimentação. É preciso bastante cuidado pois apesar da sua beleza elas não são inofensiva, causam queimaduras na pele humana, provocando imensa dor. Água viva
  • 3. Característica -Pertencem a classe SCYPHOZOA ( Animais em forma de taça). -Pertencem ao grupo dos Cnidários ou Celenterados. -Possuem órgãos definidos. -Possuem tentáculos com células de defesa chamadas cnidócitos. -Seus tentáculos podem chegar a 30 metros. -Podem ser de alguns centímetros ou até 2,4 metros. -Tubo digestório incompleto, ou seja, não possuem ânus.
  • 4. Reprodução A geração medusóide possui sexos separados, sendo que os espermatozóides são eliminados na água, penetram no organismo pela boca, indo fecundar os óvulos que ficam no interior dos braços orais. Portanto a fecundação é interna.
  • 5. Habitat Vivem em ambientes marinhos, embora haja alguns exemplares de água doce. Muitos deles formam colônias gigantescas, como os corais. Possuem cores e formas diversas e muito atraentes, bastante apreciadas pelos mergulhadores.
  • 6. Queimaduras Quais os sintomas e sinais que provocam?     · Os mais comuns são as urticárias e queimaduras locais dolorosas que podem durar de 30 minutos a 24 horas.       · Nos casos mais graves, podem ocorrer dor de cabeça, mal-estar, náuseas, vômitos, câimbras, e outros que vão desde a dificuldade respiratória até as arritmias cardíacas, paralisia, delírio e convulsão.     · A morte é rara mas pode ocorrer por insuficiência respiratória ou choque, provocado por efeito da intoxicação ou de anafilaxia.
  • 7. Queimaduras Como tratar? Ao ser atingido:     · Não coce o local.     · Não tente remover os tentáculos aderidos com as próprias mãos.     · Mantenha a calma e tente sair da água o mais rápido possível, para evitar o risco de choque e afogamento.     · Havendo reação alérgica ou inflamatória importante procure um médico para orientação.
  • 8. Queimaduras Como evitar? · Ocorrem mais em águas calmas e quentes (90%) e no período da tarde (69%) e atingem mais as pernas (77%), os braços (11%), o tronco (10%) e a cabeça (2%).   · Mesmo mortas, os tentáculos podem grudar na pele e provocar graves lesões. · Cobrir o corpo com óleo mineral, pode evitar que os tentáculos grudem na pele. · Na remoção dos tentáculos grudados nunca use as mãos desprotegidas. 
  • 9. Curiosidades Algumas espécies mais evoluídas matam mais gente que os tubarões, que fazem cerca de cinco mortes por ano, no mundo todo. Parece pouco, mas comparando o aspecto ameaçador do famoso "assassino dos mares" com as aparentemente inofensivas medusas, o dado é de assustar.
  • 10. FOTOS
  • 11.  
  • 12.  
  • 13.  

×