O hino de portugal
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

O hino de portugal

on

  • 449 views

 

Statistics

Views

Total Views
449
Views on SlideShare
442
Embed Views
7

Actions

Likes
0
Downloads
3
Comments
0

1 Embed 7

http://aventuras_escolares119.blogs.sapo.pt 7

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

O hino de portugal Presentation Transcript

  • 1. A Portuguesa, que hoje é um dos símbolos nacionais de Portugal (o seu hino nacional), nasceu como uma canção de cariz patriótico emresposta ao ultimato britânico para que as tropas portuguesasabandonassem as suas posições emÁfrica, no denominado "Mapa cor- de-rosa".
  • 2. Em Portugal, a reação popular contra osingleses e contra o governo português, quepermitiu esse género de humilhação,manifestou-se de várias formas. "APortuguesa" foi composta em 1890, comletra de Henrique Lopes de Mendonça emúsica de Alfredo Keil,
  • 3. A Portuguesa, proibida pelo regimemonárquico, que originalmente tinha umaletra um tanto ou quanto diferente(mesmo a música foi sofrendo algumasalterações) - onde hoje se diz "contra oscanhões", dizia-se "contra os bretões", ouseja, os ingleses - veio substituir o Hymnoda Carta, então o hino da monarquia.
  • 4. O hino é composto por três partes, cadauma delas com duas quadras (estrofes dequatro versos), seguidas do refrão, umaquintilha (estrofe de cinco versos). É desalientar que, das três partes do hino,apenas a primeira parte é usada emcerimónias oficiais, sendo as outras duaspartes praticamente desconhecidas.
  • 5. A Portuguesa é executada oficialmenteem cerimónias nacionais, civis e militares, onde é prestada homenagem à Pátria, à Bandeira Nacional ou ao Presidente da República. Do mesmo modo, emcerimónias oficiais no território português por receção de chefes de Estadoestrangeiros, a sua execução é obrigatória depois de ouvido o hino do país representado.
  • 6. A Portuguesa foi designada como umdos símbolos nacionais de Portugal na constituição de 1976, constando no artigo 11.°, n.º 2, da Constituição da República Portuguesa (Símbolos nacionais e língua oficial).