Era uma vez um povo

3,389 views
3,183 views

Published on

Autor: Diogo Costa (EB1 Boa Esperança, 4ºD, 2012/2013)

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,389
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
57
Actions
Shares
0
Downloads
60
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Era uma vez um povo

  1. 1. Era uma vez um povo Antes da formação de Portugal No início não existia Portugal nem Espanha. Julga-se que no território entre os rios Douro e Tejo vivia uma tribo a que se chamava “LUSITANOS”.
  2. 2. Povos que invadiram a Península Ibérica Fenícios
  3. 3. Povos que invadiram a Península Ibérica Gregos
  4. 4. Povos que invadiram a Península Ibérica Cartagineses
  5. 5. Povos que invadiram a Península Ibérica Romanos Civilização muito avançada que tinha um grande império cuja capital era Roma, hoje capital de Itália.
  6. 6. Povos que invadiram a Península IbéricaTemplo de Diana (Évora) 2012Os Romanos deixaram-nos a sua língua – oLatim, da qual deriva o Português. Anumeração romana, várias estradas, pontese, em Évora, o “Templo de Diana”. Templo de Diana (Évora) 2012
  7. 7. Povos que invadiram a Península IbéricaAs construções romanas eram degrande beleza. Este povoacreditava em vários deuses.Este templo foi dedicado aDiana, deusa da caça.Durante o império dos romanosnasceu Jesus Cristo.Os romanos, depois de muitosanos, aceitaram o Cristianismocomo religião, abandonando os Templo de Diana (Évora) 2012seus deuses antigos.
  8. 8. Povos que invadiram a Península IbéricaOs romanos levaram 168 anosa vencer os lusitanos, porqueestes tinham um grandechefe, o pastor Viriato, queconseguiu unir os lusitanoscontra os romanos. Esteslivraram-se dele matando-o àtraição enquanto dormia. Estátua de Viriato (Viseu)
  9. 9. Povos que invadiram a Península Ibérica Bárbaros Vindos do norte da Europa e que conquistaram a Península Ibérica de norte para sul.
  10. 10. Povos que invadiram a Península Ibérica Muçulmanos Entraram pelo sul e foram empurrando para norte os que não aceitavam o seu domínio nem a sua religião: religião muçulmana. Os muçulmanos acreditavam num Deus diferente do cristão, chamado Alá.
  11. 11. Povos que invadiram a Península Ibérica Em pouco tempo, os muçulmanos conquistaram toda a Península Ibérica, empurrando os cristãos para as montanhas das Astúrias. Estes procuraram sempre resistir e eram comandados por Pelaio. Começa a RECONQUISTA CRISTÃ. Para ajudar os cristãos a reconquistar a Península Ibérica, vieram da EUROPA cavaleiros cristãos chamados CRUZADOS.
  12. 12. Povos que invadiram a Península Ibérica PELAIO Chefe da resistência cristã.
  13. 13. Povos que invadiram a Península Ibérica Gruta de Covadonga, nas Astúrias, onde, segundo a lenda, se terão refugiado Pelaio e os seus guerreiros. Interior da gruta
  14. 14. Povos que invadiram a Península IbéricaOs muçulmanos deixaram muitos vestígios na Península Ibérica: na agricultura(nora), na língua e na Matemática. A numeração que hoje utilizamos é de origemárabe. Na nossa língua há várias palavras de origem árabe:arroz, azeite, azeitona, algodão, alfinete, alfaiate, açúcar, aldeia… Nora utilizada para retirar água e movida por força animal (burro).
  15. 15. Povos que invadiram a Península IbéricaAlhambra, em Granada, onde vivia o rei muçulmano
  16. 16. Povos que invadiram a Península IbéricaMesquita (igreja da religião muçulmana) de Córdova
  17. 17. Era uma vez um povo Antes da formação de Portugal Trabalho realizado por Diogo Costa (4ºD) com a ajuda dos pais. Fontes: manual de Estudo do Meio (4º ano); http://es.wikipedia.org Arquivo fotográfico pessoal2012

×