SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 23
Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente  "mídia" é o plural da palavra "meio",  cujos correspondentes  em latim são " media " e " medium ",  respectivamente.  Na atualidade,  mídias  é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação ( rádio, televisão, jornal ), para gerar informação ( máquina fotográfica e filmadora ).  A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada ( mídia impressa, mídia eletrônica,   mídia digital...),  além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações ( fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs ).   MÍDIAS
A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Uma Sociedade em Mudança   ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
As Escolas e Universidades, muitas vezes consideradas como um mundo isolado, são:  "... um dos principais agentes de difusão de inovações sociais porque gerações após gerações de jovens que por ali passam, ali conhecem novas formas de pensamento, administração, atuação e comunicação e se habituam com elas." (Castells, 1999. p.380).
INFLUÊNCIA DATV, RÁDIO E INTERNET Apresentação Os meios de comunicação exercem uma influência avassaladora na população.  Só vinte por cento das pessoas lêem jornal,  enquanto noventa e cinco por cento vêem televisão e ouvem rádio. A televisão e o rádio dizem que só querem entreter, mas, ao mesmo tempo, vão disseminando idéias, emoções, valores.
[object Object]
Entretanto, para evitar ou superar o uso ingênuo dessas tecnologias, é fundamental conhecer as  novas formas de aprender  e de  ensinar , bem como de  produzir, comunicar  e  representar conhecimento , possibilitadas por esses recursos, que favoreçam a democracia e a integração social.
Para obter resultados satisfatórios na utilização de tecnologias no ensino e na aprendizagem, é  necessário ter clareza   das intenções e objetivos pedagógicos , das possíveis formas de representação do pensamento, das características de narratividade, roteirização e interação entre as tecnologias.
Modernização ou mudanças?  O uso das tecnologias da informação e comunicação  pode imprimir na educação tanto a  "modernização"  como a  "mudança"  (Almeida, F., 2003): - A modernização está relacionada com a implantação de infra-estrutura tecnológica, como redes de computadores, laboratórios de informática, acesso à Internet, bem como a disponibilização de recursos multimídia para os alunos e professores, tais como lousas eletrônicas ou projetores multimídia. - A mudança pedagógica está proximamente relacionada com raízes mais profundas na educação e na emergência de novos paradigmas educacionais.
Por conseguinte, as mudanças dos ambientes educativos com a presença de artefatos tecnológicos e linguagens próximas do universo de interesses do aluno proporcionam o acesso a uma gama diversa de manifestações de idéias, permitem a expressão do pensamento imagético e criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização.
Nossa escola participa das mudanças?     -  Em que aspectos as tecnologias influem no cotidiano da nossa escola?  -  Como você analisa o papel da nossa escola frente às mudanças?  - Você se sente preparado para ensinar e aprender na Sociedade da Informação e Comunicação?  - Quais os principais desafios da Sociedade da Informação e Comunicação?  -  De que maneira você pode utilizar nas suas atividades com alunos os recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola?                         
A TV e a educação  José Manuel Moran ,[object Object]
O que tentamos  contrapor na sala de aula, de forma desorganizada e   monótona , aos modelos consumistas vigentes, a televisão, o cinema, as revistas de variedades e muitas páginas da Internet o  desfazem nas horas   seguintes . Nós mesmos, como educadores e telespectadores, sentimos na pele a esquizofrenia das visões contraditórias de mundo e das narrativas (formas de contar) tão diferentes dos meios de comunicação e da escola.
A TV fala da  vida , do  presente , dos  problemas afetivos  - a fala da escola é muito  distante e intelectualizada - e fala de forma impactante e sedutora - a escola, em geral,  é mais cansativa, concorda?
Os meios de comunicação mexem com o  emocional , com as nossas  fantasias ,  desejos  e  instintos . Passam com incrível facilidade do  real  para o  imaginário , aproximando-os em fórmulas integradoras, como nas telenovelas.
Por que será que os meios de comunicação cativam e provocam tanto impacto? A TV fala primeiro do "sentimento" - o que você  sentiu ",  não o que você conheceu ; as idéias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva.  A televisão e o vídeo partem do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos.  Mexem com o corpo, com a pele, as sensações e os sentimentos - nos tocam e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance por meio dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente.
A educação para os meios começa com a sua incorporação na fase de alfabetização. A criança, ao chegar à escola, já sabe ler histórias complexas, como uma telenovela, com mais de trinta personagens e cenários diferentes.  Quando começar a educação escolar pelas mídias?
E o que a escola faz com essas habilidades todas?   Elas são praticamente ignoradas pela escola.  Esta no máximo utiliza a imagem e a música como suporte para facilitar a  compreensão da linguagem   falada e escrita , mas não pelo seu intrínseco valor. As crianças precisam desenvolver mais conscientemente o conhecimento e prática da imagem fixa, em movimento, da imagem sonora... e fazer isso parte do aprendizado central e não marginal.  Aprender a ver mais abertamente, o que já estão acostumadas a ver, mas que não costumam perceber com mais profundidade (como os programas de televisão).
A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar  pesquisas escritas com trabalhos de dramatização , de  entrevista gravada , propondo formatos atuais como um  programa de rádio  uma  reportagem para um jornal , um  vídeo , onde for possível.   Ao mesmo tempo, a discussão sobre as  influências das mídias na sociedade  ajuda a desenvolver o olhar crítico do aluno sobre o  complexo jogo de poder e marketing  que sutilmente permeia os meios de comunicação.
A  mídia impressa , a  televisão , o  vídeo , o  rádio , a  Internet , a  hipermídia  são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, quando se intenta despertar-lhes o interesse para  iniciar estudos temáticos ,  desenvolver projetos  ou trazer novos olhares para os  trabalhos em   andamento . Para tanto, é importante conhecer quais os  objetivos pedagógicos das atividades e quais as características   principais das mídias disponíveis.  Nesse último aspecto os alunos são excelentes parceiros dos professores.
Televisão ,[object Object],[object Object],[object Object],Utilização como instrumento pedagógico:
A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade.  Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial.
Integrar as mídias na escola ... Não se trata de propor mudanças na educação pela ótica do domínio das tecnologias sob a justificativa da modernidade e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para a expressão de  idéias , a  produção   de conhecimento , a  comunicação  e a  interação social .

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Informatica Na Educacao
Informatica Na EducacaoInformatica Na Educacao
Informatica Na EducacaoCarlos Castro
 
Formação docente x era do virtual
Formação docente x era do virtualFormação docente x era do virtual
Formação docente x era do virtualRosemary Batista
 
As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...
As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...
As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...Mauricio Maulaz
 
A educação para o século xxi e a formação do
A educação para o século xxi e a formação doA educação para o século xxi e a formação do
A educação para o século xxi e a formação doMarcio Pinto da Silva
 
Ad1 ead-130227170126-phpapp02
Ad1 ead-130227170126-phpapp02Ad1 ead-130227170126-phpapp02
Ad1 ead-130227170126-phpapp02Rita Coelho
 
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...Joyce Fettermann
 
Três de Maio - Maria Iraci Cardoso Tuzzin
Três de Maio - Maria Iraci Cardoso TuzzinTrês de Maio - Maria Iraci Cardoso Tuzzin
Três de Maio - Maria Iraci Cardoso TuzzinCursoTICs
 
Aparecida texto
Aparecida textoAparecida texto
Aparecida textoambrosio26
 
Formação docente x tecnologias da educação novos paradigmas
Formação docente x tecnologias da educação novos paradigmasFormação docente x tecnologias da educação novos paradigmas
Formação docente x tecnologias da educação novos paradigmasRosemary Batista
 
Projeto Ti Cs 100h Palmitos
Projeto Ti Cs 100h PalmitosProjeto Ti Cs 100h Palmitos
Projeto Ti Cs 100h PalmitosNTE Palmitos
 
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...cefaprodematupa
 
A informática na educação especial
A informática na educação especialA informática na educação especial
A informática na educação especialtanilenatic
 
A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...
A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...
A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...Denise Aparecida Bonfim
 
Eduvirtua mod 2 ppt1
Eduvirtua mod 2 ppt1Eduvirtua mod 2 ppt1
Eduvirtua mod 2 ppt1Sandra Andrea
 

Mais procurados (19)

Mídias Sociais na Educação - Apresentação
Mídias Sociais na Educação - ApresentaçãoMídias Sociais na Educação - Apresentação
Mídias Sociais na Educação - Apresentação
 
Informatica Na Educacao
Informatica Na EducacaoInformatica Na Educacao
Informatica Na Educacao
 
Formação docente x era do virtual
Formação docente x era do virtualFormação docente x era do virtual
Formação docente x era do virtual
 
As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...
As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...
As inovações tecnológicas e os sistemas educacionais: os impactos, limites, d...
 
A educação para o século xxi e a formação do
A educação para o século xxi e a formação doA educação para o século xxi e a formação do
A educação para o século xxi e a formação do
 
Ad1 ead-130227170126-phpapp02
Ad1 ead-130227170126-phpapp02Ad1 ead-130227170126-phpapp02
Ad1 ead-130227170126-phpapp02
 
17432019 Tecnologias Digitais Edu
17432019 Tecnologias Digitais Edu17432019 Tecnologias Digitais Edu
17432019 Tecnologias Digitais Edu
 
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...
POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM UMA PLATAFORMA DE ENSIN...
 
Três de Maio - Maria Iraci Cardoso Tuzzin
Três de Maio - Maria Iraci Cardoso TuzzinTrês de Maio - Maria Iraci Cardoso Tuzzin
Três de Maio - Maria Iraci Cardoso Tuzzin
 
Aparecida texto
Aparecida textoAparecida texto
Aparecida texto
 
Formação docente x tecnologias da educação novos paradigmas
Formação docente x tecnologias da educação novos paradigmasFormação docente x tecnologias da educação novos paradigmas
Formação docente x tecnologias da educação novos paradigmas
 
Projeto Ti Cs 100h Palmitos
Projeto Ti Cs 100h PalmitosProjeto Ti Cs 100h Palmitos
Projeto Ti Cs 100h Palmitos
 
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
Educação a distância o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem na busc...
 
Apresentacao
ApresentacaoApresentacao
Apresentacao
 
A informática na educação especial
A informática na educação especialA informática na educação especial
A informática na educação especial
 
A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...
A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...
A construção do conhecimento matemático, alicerçado e fundamentado por meio d...
 
A educação e os desafios da contemporaneidade.
A educação e os desafios da contemporaneidade.A educação e os desafios da contemporaneidade.
A educação e os desafios da contemporaneidade.
 
Tccbiancapriscilaivonaldoderivaldapaula
TccbiancapriscilaivonaldoderivaldapaulaTccbiancapriscilaivonaldoderivaldapaula
Tccbiancapriscilaivonaldoderivaldapaula
 
Eduvirtua mod 2 ppt1
Eduvirtua mod 2 ppt1Eduvirtua mod 2 ppt1
Eduvirtua mod 2 ppt1
 

Semelhante a Influ

A importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagem
A importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagemA importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagem
A importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagemvaldeniDinamizador
 
As mídias na educação
As mídias na educaçãoAs mídias na educação
As mídias na educaçãoMayam Andrade
 
Rádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro Marques
Rádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro MarquesRádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro Marques
Rádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro Marquesmonalisameninelli
 
A influência dos novos media na educação
A influência dos novos media na educaçãoA influência dos novos media na educação
A influência dos novos media na educaçãoMaria Simões
 
Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1UFCG
 
Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1UFCG
 
Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01
Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01
Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01kmcoutinho
 
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu..."À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu...TCE
 
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn..."À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn...TCE
 
"À modernidade dos media responde a da educação"
"À modernidade dos media responde a da educação""À modernidade dos media responde a da educação"
"À modernidade dos media responde a da educação"xuxonamix2010
 
Tecnologias-Mídias na Educação
Tecnologias-Mídias na EducaçãoTecnologias-Mídias na Educação
Tecnologias-Mídias na Educação161913
 
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professoresAs novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professoresMafuane Oliveira
 

Semelhante a Influ (20)

A importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagem
A importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagemA importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagem
A importancia das novas TIC no processo ensino aprendizagem
 
Mídias na educação
Mídias na educaçãoMídias na educação
Mídias na educação
 
As mídias na educação
As mídias na educaçãoAs mídias na educação
As mídias na educação
 
Rádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro Marques
Rádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro MarquesRádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro Marques
Rádio na Escola P.M. João Carlos Pinheiro Marques
 
Rádio na Escola
Rádio na EscolaRádio na Escola
Rádio na Escola
 
Projeto rádio na escola
Projeto rádio na escolaProjeto rádio na escola
Projeto rádio na escola
 
Disciplina Tecnologias curso de Serviço Social
Disciplina Tecnologias curso de Serviço SocialDisciplina Tecnologias curso de Serviço Social
Disciplina Tecnologias curso de Serviço Social
 
A influência dos novos media na educação
A influência dos novos media na educaçãoA influência dos novos media na educação
A influência dos novos media na educação
 
Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1
 
Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1Mídia e infância aula 1
Mídia e infância aula 1
 
Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01
Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01
Asmdiasnaeducao 090520140932-phpapp01
 
Atv ead 220510-2
Atv ead 220510-2Atv ead 220510-2
Atv ead 220510-2
 
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu..."À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6 do Livro Curricu...
 
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn..."À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn...
"À modernidade dos Media deve Responder a da Educação" CAP.6_Curriculo e Tecn...
 
"À modernidade dos media responde a da educação"
"À modernidade dos media responde a da educação""À modernidade dos media responde a da educação"
"À modernidade dos media responde a da educação"
 
Tecnologias-Mídias na Educação
Tecnologias-Mídias na EducaçãoTecnologias-Mídias na Educação
Tecnologias-Mídias na Educação
 
Mídias Educacionais
Mídias EducacionaisMídias Educacionais
Mídias Educacionais
 
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professoresAs novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores
As novas tecnologias da comunicação e informação, a escola e os professores
 
Vera2
Vera2Vera2
Vera2
 
Uso da Internet na sala de aula
Uso da Internet na sala de aulaUso da Internet na sala de aula
Uso da Internet na sala de aula
 

Influ

  • 1. Termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente "mídia" é o plural da palavra "meio", cujos correspondentes em latim são " media " e " medium ", respectivamente. Na atualidade, mídias é uma terminologia usada para: suporte de difusão e veiculação da informação ( rádio, televisão, jornal ), para gerar informação ( máquina fotográfica e filmadora ). A mídia também é organizada pela maneira como uma informação é transformada e disseminada ( mídia impressa, mídia eletrônica, mídia digital...), além do seu aparato físico ou tecnológico empregado no registro de informações ( fitas de videocassete, CD-ROM, DVDs ). MÍDIAS
  • 2. A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • 3.
  • 4. As Escolas e Universidades, muitas vezes consideradas como um mundo isolado, são: "... um dos principais agentes de difusão de inovações sociais porque gerações após gerações de jovens que por ali passam, ali conhecem novas formas de pensamento, administração, atuação e comunicação e se habituam com elas." (Castells, 1999. p.380).
  • 5. INFLUÊNCIA DATV, RÁDIO E INTERNET Apresentação Os meios de comunicação exercem uma influência avassaladora na população. Só vinte por cento das pessoas lêem jornal, enquanto noventa e cinco por cento vêem televisão e ouvem rádio. A televisão e o rádio dizem que só querem entreter, mas, ao mesmo tempo, vão disseminando idéias, emoções, valores.
  • 6.
  • 7. Entretanto, para evitar ou superar o uso ingênuo dessas tecnologias, é fundamental conhecer as novas formas de aprender e de ensinar , bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento , possibilitadas por esses recursos, que favoreçam a democracia e a integração social.
  • 8. Para obter resultados satisfatórios na utilização de tecnologias no ensino e na aprendizagem, é necessário ter clareza das intenções e objetivos pedagógicos , das possíveis formas de representação do pensamento, das características de narratividade, roteirização e interação entre as tecnologias.
  • 9. Modernização ou mudanças? O uso das tecnologias da informação e comunicação pode imprimir na educação tanto a "modernização" como a "mudança" (Almeida, F., 2003): - A modernização está relacionada com a implantação de infra-estrutura tecnológica, como redes de computadores, laboratórios de informática, acesso à Internet, bem como a disponibilização de recursos multimídia para os alunos e professores, tais como lousas eletrônicas ou projetores multimídia. - A mudança pedagógica está proximamente relacionada com raízes mais profundas na educação e na emergência de novos paradigmas educacionais.
  • 10. Por conseguinte, as mudanças dos ambientes educativos com a presença de artefatos tecnológicos e linguagens próximas do universo de interesses do aluno proporcionam o acesso a uma gama diversa de manifestações de idéias, permitem a expressão do pensamento imagético e criam melhores condições para a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano e da civilização.
  • 11. Nossa escola participa das mudanças?   - Em que aspectos as tecnologias influem no cotidiano da nossa escola? - Como você analisa o papel da nossa escola frente às mudanças? - Você se sente preparado para ensinar e aprender na Sociedade da Informação e Comunicação? - Quais os principais desafios da Sociedade da Informação e Comunicação? - De que maneira você pode utilizar nas suas atividades com alunos os recursos tecnológicos disponíveis em nossa escola?                        
  • 12.
  • 13. O que tentamos contrapor na sala de aula, de forma desorganizada e monótona , aos modelos consumistas vigentes, a televisão, o cinema, as revistas de variedades e muitas páginas da Internet o desfazem nas horas seguintes . Nós mesmos, como educadores e telespectadores, sentimos na pele a esquizofrenia das visões contraditórias de mundo e das narrativas (formas de contar) tão diferentes dos meios de comunicação e da escola.
  • 14. A TV fala da vida , do presente , dos problemas afetivos - a fala da escola é muito distante e intelectualizada - e fala de forma impactante e sedutora - a escola, em geral, é mais cansativa, concorda?
  • 15. Os meios de comunicação mexem com o emocional , com as nossas fantasias , desejos e instintos . Passam com incrível facilidade do real para o imaginário , aproximando-os em fórmulas integradoras, como nas telenovelas.
  • 16. Por que será que os meios de comunicação cativam e provocam tanto impacto? A TV fala primeiro do "sentimento" - o que você sentiu ", não o que você conheceu ; as idéias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva. A televisão e o vídeo partem do concreto, do visível, do imediato, próximo, que toca todos os sentidos. Mexem com o corpo, com a pele, as sensações e os sentimentos - nos tocam e "tocamos" os outros, estão ao nosso alcance por meio dos recortes visuais, do close, do som estéreo envolvente.
  • 17. A educação para os meios começa com a sua incorporação na fase de alfabetização. A criança, ao chegar à escola, já sabe ler histórias complexas, como uma telenovela, com mais de trinta personagens e cenários diferentes. Quando começar a educação escolar pelas mídias?
  • 18. E o que a escola faz com essas habilidades todas? Elas são praticamente ignoradas pela escola. Esta no máximo utiliza a imagem e a música como suporte para facilitar a compreensão da linguagem falada e escrita , mas não pelo seu intrínseco valor. As crianças precisam desenvolver mais conscientemente o conhecimento e prática da imagem fixa, em movimento, da imagem sonora... e fazer isso parte do aprendizado central e não marginal. Aprender a ver mais abertamente, o que já estão acostumadas a ver, mas que não costumam perceber com mais profundidade (como os programas de televisão).
  • 19. A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizam e motivam os alunos, e também combinar pesquisas escritas com trabalhos de dramatização , de entrevista gravada , propondo formatos atuais como um programa de rádio uma reportagem para um jornal , um vídeo , onde for possível. Ao mesmo tempo, a discussão sobre as influências das mídias na sociedade ajuda a desenvolver o olhar crítico do aluno sobre o complexo jogo de poder e marketing que sutilmente permeia os meios de comunicação.
  • 20. A mídia impressa , a televisão , o vídeo , o rádio , a Internet , a hipermídia são ótimos recursos para mobilizar os alunos em torno de problemáticas, quando se intenta despertar-lhes o interesse para iniciar estudos temáticos , desenvolver projetos ou trazer novos olhares para os trabalhos em andamento . Para tanto, é importante conhecer quais os objetivos pedagógicos das atividades e quais as características principais das mídias disponíveis. Nesse último aspecto os alunos são excelentes parceiros dos professores.
  • 21.
  • 22. A motivação dos alunos aumenta significativamente quando realizam pesquisas, onde se possam expressar em formato e códigos mais próximos da sua sensibilidade. Mesmo uma pesquisa escrita, se o aluno puder utilizar o computador, adquire uma nova dimensão e, fundamentalmente, não muda a proposta inicial.
  • 23. Integrar as mídias na escola ... Não se trata de propor mudanças na educação pela ótica do domínio das tecnologias sob a justificativa da modernidade e sim de propiciar aos alunos a utilização das mídias para a expressão de idéias , a produção de conhecimento , a comunicação e a interação social .