Apresenta[1]..

6,868 views

Published on

Published in: Technology, Travel

Apresenta[1]..

  1. 1. Ariel, Camila, Jéssica, Luiza, Thaise
  2. 2. A Floresta Amazônica é a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico . É uma das três grandes florestas tropicais do mundo . A extensão total aproximada da Floresta Amazônica é de 5,5 milhões de km², sobrepondo-se à área da bacia hidrográfica amazônica com 7 milhões de km²
  3. 3. A Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna.
  4. 4. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. .
  5. 5. OS CINCO PRINCIPAIS PROBLEMAS DA AMAZONIA 1 FOGO:As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. 2 MADEIREIRAS:Há mais de 3 000 empresas cortando árvores. Para cada unidade retirada, os madeireiros danificam pelo menos outras 15 3 ESTRADAS:Mais de 80% das queimadas acontecem perto das rodovias. 4 GARIMPOS:Além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, os garimpeiros foram responsáveis pela chegada da AIDS às aldeias indígenas. 5 PASTAGENS:Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto.
  6. 6. Ecossistemas da Amazônia: *Floresta ombrófila densa (Floresta amazônica) *Floresta ombrófila aberta; *Floresta estacional decidual e semidecidual; *Campinarana; *Formações pioneiras; *Refúgios montanos; *Savanas amazônicas; *Matas de terra firme; *Matas de várzea; *Matas de igapós;
  7. 7. Os processos geológicos climáticos de muitos anos atrás são responsáveis pela topográfico da região da Amazônia de hoje. Antigamente a bacia Amazônica estava coberta por um grande lago chamado "Belterra". Com o choque da placa sulamericana com outra no Oceano Pacífico há 80 milhões de anos atrás, os Andes se levantaram e os atuais rios começavam a cavar seus leitos. Assim surgiram três tipos característicos de topografia do bioma Amazônia: planaltos, planícies e depressões.
  8. 8. A bacia amazônica abrange uma área de 7 milhões de km², compreendendo terras de vários países da América do Sul (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil). É a maior bacia fluvial do mundo. De sua área total, cerca de 3,8 milhões de km² encontram-se no Brasil. A bacia amazônica é formada pelo rio Amazonas e seus afluentes. Estes estão situados nos hemisférios sul e norte do globo e, devido a esse fato, o rio Amazonas tem dois períodos de chuvas
  9. 9. O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Apesar disso, a flora e fauna mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio (clímax) atingido pelo ecossistema.. Há uma distribuição acentuada de micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dos nutrientes que escorrem a partir da floresta, com as chuvas.
  10. 10. Como as árvores crescem muito juntas uma das outras, as espécies de vegetação rasteira estão presentes em pouca quantidade na floresta. Isto ocorre, pois com a chegada de poucos raios solares ao solo, este tipo de vegetação não consegue se desenvolver. Os rios que cortam a floresta amazônica (rio amazonas e seus afluentes) são repletos de diversas espécies de peixes. 
  11. 11. A Amazônia é um tesouro inestimável que precisa ser preservado a todo custo. Além de ser a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e ter a maior biodiversidade do planeta, a floresta Amazônica é uma fonte de vida, um dos poucos lugares no planeta terra onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnífica.
  12. 12. BIBLIOGRÁFIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_Amaz%C3%B4nica http://www.webciencia.com/17_intro.htm http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/biomas/amazonia.html

×