• Like
  • Save
Manual completo correto
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Manual completo correto

on

  • 7,901 views

 

Statistics

Views

Total Views
7,901
Views on SlideShare
3,247
Embed Views
4,654

Actions

Likes
0
Downloads
6
Comments
0

5 Embeds 4,654

https://www.borlan.com.br 2271
http://www.borlan.com.br 1484
http://localhost 707
https://borlan.com.br 142
http://borlan.com.br 50

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Manual completo correto Manual completo correto Document Transcript

    • Tutorial Aprenda a navegar no Borlan com mais facilidade.
    • www.borlan.com.br 2Acessando o Borlan _____________________________________________________________________ 4Exportar e importar dados ________________________________________________________________ 4Agendamentos _________________________________________________________________________ 5Alterar senha __________________________________________________________________________ 6Backup _______________________________________________________________________________ 7Boletos _______________________________________________________________________________ 8Cadastro de bancos ____________________________________________________________________ 10Cadastro de empresas __________________________________________________________________ 11Cadastro de pessoas ____________________________________________________________________ 12Campanhas ___________________________________________________________________________ 13Cases ________________________________________________________________________________ 15Categorias ____________________________________________________________________________ 16Centro de custos _______________________________________________________________________ 17Consulta OS ___________________________________________________________________________ 18Dashboard do Cliente ___________________________________________________________________ 19Dashboard do Sistema __________________________________________________________________ 20Edição em massa ______________________________________________________________________ 23Entrada de estoque ____________________________________________________________________ 24Estoque ______________________________________________________________________________ 25Fluxo de caixa _________________________________________________________________________ 27Histórico clientes ______________________________________________________________________ 28Lançamentos _________________________________________________________________________ 29Nova OS _____________________________________________________________________________ 31Novo lançamento ______________________________________________________________________ 33Novo produto _________________________________________________________________________ 34Novo tipo OS __________________________________________________________________________ 38Oportunidades ________________________________________________________________________ 39OS a faturar __________________________________________________________________________ 40Pedidos a faturar ______________________________________________________________________ 41Pedidos e orçamentos __________________________________________________________________ 41
    • www.borlan.com.br 3Pedidos ______________________________________________________________________________ 43Plano de contas _______________________________________________________________________ 45Produtos _____________________________________________________________________________ 46Tamanhos ____________________________________________________________________________ 47Tickets de Suporte _____________________________________________________________________ 48Tipos OS _____________________________________________________________________________ 49Usuários _____________________________________________________________________________ 50
    • www.borlan.com.br 4Acessando o Borlan Complexidade Baixa Agora, para acessar o Borlan não é necessário fazer cadastro. Implementamos uma funcionalidade que permite você acessar o Borlan com sua conta Google. Muito mais fácil e rápido.Exportar dados Complexidade Baixa Esta funcionalidade está presente em praticamente todas as páginas. Quando o botão Exportar dados é clicado, os dados da tabela da página que você estiver acessando serão salvos em um arquivo de Excel.
    • www.borlan.com.br 5Importar dados Complexidade Baixa Após importar os dados de uma tabela, você pode alterá-los no arquivo Excel, facilitando muito o trabalho. Após ter feito as alterações desejadas, o Borlan permite que você importe os dados de seu arquivo Excel para a tabela novamente. Para importar uma tabela você deve clicar no campo que está sublinhado na imagem acima, e abrir o arquivo Excel que está com os dados desejados.Agendamentos Complexidade Baixa Após você ter se autenticado utilizando a sua conta no Borlan, vá até o menu que se localiza ao lado esquerdo do seu monitor. Então, clique em “Cadastro Base”, e depois em “Agendamentos”. A tela “Agendamentos” tem função de lembrar-lhe de tarefas e afazeres do seu dia. Nele você pode cadastrar novos lembretes que serão avisados a você no horário que você escolheu.
    • www.borlan.com.br 6Campos 1. Conteúdo do Agendamento – Aqui você digita o conteúdo do agendamento que você deseja pesquisar. 2. A partir da Data de – Nesse campo você digita a data inicial da busca que você deseja fazer. 3. Até a Data de – Nesse campo você digita a data final da busca que você deseja fazer. 4. Despesa/Receita – Aqui você escolhe se for finalizado ou não finalizado.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Selecione uma tarefa que você desejar, e clique no botão “Excluir” para excluir a mesma. 2. Botão Editar – Selecione uma tarefa que você desejar, e clique no botão “Editar” para editar a mesma. 3. Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, você é redirecionado para uma tela onde terá campos para você fazer um novo agendamento. 4. Botão Filtrar – Após ter completado os campos, clique no botão “Filtrar” para fazer sua pesquisa.Alterar senha Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela. Então, clique em Configurações e depois em Alterar Senha. Nesta tela você poderá alterar a senha que você cadastrou anteriormente.
    • www.borlan.com.br 7Campos 1. Digite Sua Senha Atual – Aqui você digita sua senha atual do Borlan. 2. Digite Sua Nova Senha – Aqui você digita a sua nova senha. 3. Repita Sua Nova Senha – Aqui você digita novamente a sua nova senha.Funcionalidades 1. Botão Cancelar – Serve para cancelar a nova senha e voltar para a dashboard do Borlan. 2. Botão Redefinir Senha – Após você ter digitado sua antiga senha e sua nova senha, clique no botão “Redefinir Senha” para redefini-la.Backup Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela. Para acessar a tela de backup, clique no ícone da direita. Esta nova funcionalidade do Borlan permite que você, usuário, faça backup de seus dados, garantindo maior segurança.
    • www.borlan.com.br 8Funcionalidades 1 Botão Fazer Backup de segurança – Este botão, quando clicado, salva um arquivo .zip com todos os seus dados inseridos no software. 2 Botão restaurar dados de Backup – Antes de fazer o backup de arquivos, é aconselhável fazer uma restauração de dados, para que assim você salve todos os dados alterados.Boletos Complexidade Baixa Após você ter feito login com sua conta no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela e então clique em Financeiro e depois em Boletos. Nessa tela você poderá controlar os boletos cadastrados no sistema.
    • www.borlan.com.br 9Campos 1. Código do Lançamento – Informa o código do lançamento. 2. Código do Boleto – Informa o código do boleto. 3. Sacado – Informa o sacado. 4. Data Vencimento Inicial – Informa a data de vencimento inicial. 5. Data Vencimento Final – Informa a data de vencimento final. 6. Pago – Seleciona se é pago ou não. 7. Banco – Seleciona o banco.Funcionalidades 1. Botão Reenviar Boleto ao Sacado – Reenvia o boleto ao sacado. 2. Botão Visualizar o Boleto – Visualiza o boleto. 3. Botão Pagar – Paga o boleto. 4. Botão Editar – Edita o boleto. 5. Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 10Cadastro de bancos Complexidade Baixa Após você ter acessado o Borlan com o seu login, vá até o menu localizado ao lado esquerdo da tela. Então, clique em Cadastro Base, e logo após em Bancos. Essa tela tem o objetivo de você poder cadastrar bancos no sistema.Campos 1. Nome – Nesse campo você informa o nome do banco que você deseja pesquisar. 2. Número da Conta – Aqui você informa o número da conta que você deseja pesquisar.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Selecione um banco e clique no botão “Excluir” para excluí-lo. 2. Botão Editar – Selecione um banco e clique no botão “Editar” para editá-lo. 3. Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, você será encaminhado para uma tela onde você encontrará campos para preencher e cadastrar um novo banco. 4. Botão Filtrar – Preencha os campos e após isso, clique no botão “Filtrar” para a filtrar a pesquisa do jeito que você quiser.
    • www.borlan.com.br 11Cadastro de empresas Complexidade Baixa A Após você ter feito login na sua conta do Borlan, vá até o menu ao lado esquerdo do seu monitor. Clique em Cadastro Base, e depois em Empresas. Aqui nessa tela você poderá controlar as empresas cadastradas no seu sistema.Campos 1. Nome Fantasia – Nesse campo você coloca o nome fantasia da empresa. 2. E-mail – Aqui você informa o e-mail da empresa, ou do cliente. 3. UF (Unidade da Federação) – Nesse campo você digita as duas letras referentes a sigla do estado da empresa.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Serve para você excluir uma empresa cadastrada no sistema. Para isso, basta selecionar a empresa que desejar clicando no quadrado que há ao lado esquerdo do nome da mesma. 2. Botão Editar – Serve para editar uma empresa. Para isso, basta repetir o procedimento feito no botão “Excluir”. 3. Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, o sistema te leva para outra tela, onde haverá campos para você preencher e cadastrar uma nova empresa.
    • www.borlan.com.br 12 4. Botão Filtrar – Semelhante a um botão de pesquisa, ele serve para você filtrar a pesquisa conforme os campos que você preencheu ao lado.Cadastro de pessoas Complexidade Baixa Após ter feito login no Borlan, vá até o menu e clique em Cadastro Base. Depois, clique em Pessoas. Nessa tela você pesquisa as pessoas cadastradas no sistema, além de poder também editar e adicionar novas pessoas.Campos 1. Nome / Nome Fantasia – Nesse campo você digita o nome ou nome fantasia do cliente/fornecedor que você deseja pesquisar.
    • www.borlan.com.br 13 2. E-mail – Aqui nesse campo você digita o e-mail do cliente/fornecedor que você deseja pesquisar. 3. UF (Unidade Federativa) – Aqui você fornece a sigla do estado do cliente/fornecedor que você deseja pesquisar.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Selecione um cliente/fornecedor e clique no botão “Excluir” para excluir o mesmo. 2. Botão Editar – Selecione um cliente/fornecedor e clique no botão “Editar” para editar o mesmo. 3. Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, abre uma nova tela, para você cadastrar um novo cliente/fornecedor. 4. Botão Filtrar – Após ter preenchido os campos dessa tela, você clica no botão “Filtrar” para filtrar os dados que você escolheu. Campanhas Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Clique em CRM e depois em Campanhas. Nessa tela você cadastra e pesquisa campanhas no sistema.
    • www.borlan.com.br 14Campos 1. Campanha Ativa – Seleciona se a campanha é ativa ou não. 2. Tipo de Campanha – Seleciona o tipo de campanha. 3. Status da Campanha – Seleciona o status da campanha.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Exclui uma campanha que você selecionar. 2. Botão Editar – Edita uma campanha que você selecionar. 3. Botão Novo – Cadastra uma nova campanha. 4. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 15Cases Complexidade Baixa Após ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Então, clique em CRM e depois em Cases. Essa tela serve para cadastrar e pesquisar cases no sistema.Campos 1. Tipo – Seleciona o tipo do case. 2. Cliente – Informa o cliente. 3. Avaliação – Seleciona a avaliação do case.
    • www.borlan.com.br 16Funcionalidades 1. Botão Excluir – Exclui um case. 2. Botão Editar – Edita um case. 3. Botão Novo – Cria um novo case. 4. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.Categorias Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela e clique em Estoque e logo depois em Categorias. Nessa tela você poderá controlar as categorias que foram cadastradas no sistema.Campos 1. Nome – Nesse campo você indica o nome da categoria.
    • www.borlan.com.br 17Funcionalidades 1 Botão Excluir – Serve para você excluir uma categoria. 2 Botão Editar – Serve para você editar uma categoria. 3 Botão Novo – Te redireciona para outra tela onde haverá campos para você preencher referente a cadastro de categorias. 4 Botão Filtrar – Serve para filtrar as pesquisa de acordo com o que você preencheu.Centro de custos Complexidade Baixa Após você ter entrado com seu login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Clique em Cadastro Base e depois em Centros de Custos. Nessa tela você controla os centros de custos que você cadastrou no sistema.Campos 1 Nome – Aqui você informa o nome do centro de custo que você desejar. (Exemplos: conta de telefone, internet, luz, água, comida).Funcionalidades 1 Botão Excluir – Selecione algum centro de custo que você deseja excluir e clique no botão “Excluir”.
    • www.borlan.com.br 18 2. Botão Editar – Selecione algum centro de custo que queira e editar e depois clique no botão “Editar”. 3. Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, você é redirecionado para outra tela do Borlan, onde haverá campos para você preencher referente ao cadastro de um centro de custo.Consulta OS Complexidade Baixa Após ter feito login no Borlan, vá até o menu o que há do lado esquerdo da tela. Então, clique em Controle de OS e depois em Consulta OS. Nessa tela você poderá pesquisar as OS (ordens de serviço).Campos 1 Nome do Serviço ou Código da OS – Nesse campo você digita o nome do serviço ou o código da OS. 2 Cliente – Nesse campo você informa o cliente da OS. 3 Técnico – Nesse campo você informa o técnico da OS.
    • www.borlan.com.br 19 4 Status de Finalização – Aqui você informa o status de finalização. (Finalizadas ou não finalizadas). 5 Status Lançamento – Nesse campo você informa o status de lançamento. (Lançados e não lançados). 6 Data de Início a Partir de – Nesse campo você informa a data de início da OS. 7 Data de Finalização Até – Nesse campo você informa a data de finalização da OS.Funcionalidades 1 Botão Excluir – Serve para excluir uma OS que você queira. 2 Botão Editar – Serve para editar uma OS que você queira. 3 Botão Novo – Cria uma nova OS. 4 Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.Dashboard do Cliente Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, será a primeira tela que você irá ver.Campos 1 Campo Mês – Informa o mês que você deseja ver as estatísticas do sistema.
    • www.borlan.com.br 20 2 Campo Ano – Informa o ano que você deseja ver as estatísticas do sistema 3 Campo da Descrição de Lembrete – Informa a descrição de um lembrete.Funcionalidades 1 Botão Agenda – Te leva para a agenda do sistema. 2 Botão OS – Te leva para a tela de cadastrar uma nova OS (ordem de serviço). 3 Botão Orçamento – Te leva para a tela de cadastrar um novo orçamento. 4 Botão Pedido – Te leva para a tela de cadastrar um novo pedido. 5 Botão Comissões – Te leva para a tela de comissões. 6 Comissões Pagas Sobre Vendas – Informa a porcentagem e o número de comissões pagas no mês e o ano que você escolheu nos campos 1 e 2. 7 Comissões Não Pagas Sobre Vendas – Informa a porcentagem e o número de comissões não pagas no mês e no ano que você escolheu nos campos 1 e 2. 8 Gráfico do Fluxo Diário de Vendas – Mostra estatísticas do fluxo de vendas do mês e do ano que você escolheu nos campos 1 e 2. 9 Visão Geral Orçamentos/Pedidos – Mostra uma visão geral sobre orçamentos e pedidos do sistema. 10 Orçamentos – Mostra a quantidade de orçamentos do mês. 11 Pedidos – Mostra a quantidade de pedidos do mês. 12 Pedidos Finalizados – Mostra a quantidade de pedidos finalizados do mês. 13 Pedidos Cancelados – Mostra a quantidade de pedidos cancelados do mês. 14 Maiores Vendas Por Valor | TOP 20 – Mostra o TOP 20 das maiores vendas por valor do mês. 15 Maiores Vendas Por Comissão | TOP 20 – Mostra o TOP 20 das maiores vendas por comissão do mês. 16 Coisas Para Você Fazer – Mostra para você coisas que você tem a fazer. (Se você clicar no ícone “Ver”, você será redirecionado para a tarefa). 17 Lembretes Recentes – Mostra os seus lembretes.Dashboard do Sistema Complexidade BaixaApós você ter feito login no Borlan, essa será a primeira página que você verá.Nessa tela você vê todas as estatísticas do seu sistema.
    • www.borlan.com.br 21Campos1 Campo Mês – Informa o mês que você deseja ver as estatísticas do sistema.2 Campo Ano – Informa o ano que você deseja ver as estatísticas do sistema3 Campo Vencimento – Informa a data de vencimento de um lançamento.4 Campo da Descrição de Lembrete – Informa a descrição de um lembrete.Funcionalidades1 Botão Bancos – Te leva para a tela de bancos cadastrados no sistema. (Note que há notificações em cima de cada ícone).
    • www.borlan.com.br 222 Botão Pessoas – Te leva para a tela de pessoas cadastradas no sistema.3 Botão Agenda – Te leva para a agenda do sistema.4 Botão Empresas – Te leva para a tela de empresas cadastradas no sistema.5 Botão Plano Contas – Te leva para a tela de planos e contas cadastrados no sistema.6 Botão Centro Custos – Te leva para a tela de centro e custos do sistema.7 Pagos – Mostra a porcentagem e número de lançamentos pagos.8 Pagos e Não Conciliados – Mostra a porcentagem e número de lançamentos pagos e não conciliados.9 Vencidos ou a Vencer – Mostra a porcentagem e número de lançamentos vencidos ou a vencer.10 Gráfico de Fluxo Diário – Mostra um gráfico detalhado sobre o fluxo diário do ano e mês que você escolheu nos campos 1 e 2. (Apenas receitas e despesas).11 Total – Informa o número total de despesas e receitas que você tem em R$.12 Receitas – Informa o número de receitas que você tem em R$.13 Despesas – Informa o número de despesas que você tem em R$.14 Saldo – Informa o número de saldo que você tem em R$.15 Ranking Despesas | TOP 20 – Mostra o TOP 20 de despesas em seu sistema.16 Ranking Receitas | TOP 20 – Mostra o TOP 20 de receitas em seu sistema.17 Visão Geral Receitas e Despesas – Mostra um gráfico sobre a visão geral de receitas e despesas do seu sistema. (Em porcentagem).18 Coisas Para Você Fazer – Mostra para você coisas que você tem a fazer. (Se você clicar no ícone “Ver”, você será redirecionado para a tarefa).19 Lembretes Recentes – Mostra os seus lembretes.
    • www.borlan.com.br 23Edição em massa Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, no lado esquerdo da tela há um menu. Vá até ele e clique em Estoque e depois em Edição em Massa. Essa você poderá editar todos os seus produtos que estão no estoque.Campos1 Nome ou Código – Aqui você informa o nome ou o código do produto.2 Preço Venda Inicial – Nesse campo você digita o preço inicial do produto. (De: R$, até: R$).3 Preço Venda Final – Nesse campo você digita o preço final do produto. (De: R$, até: R$).Funcionalidades1 Botão Filtrar – Esse botão serve para você filtrar sua pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 24Entrada de estoque Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, no menu ao lado esquerdo da tela clique em Estoque e em Entrada Estoque. Nessa tela você controla a entrada de estoque do seu sistema.Campos 2 Período – Aqui você escolhe o período do produto do estoque. (Exemplo: hoje, ontem, amanhã, 2 semanas, 2 meses)... 3 Data Inicial – Nesse campo você escolhe a data inicial do produto do estoque. 4 Data Final – Nesse campo você escolhe a data final do produto do estoque. 5 Código – Aqui você digita o código do produto do estoque.
    • www.borlan.com.br 256 Fornecedor – Aqui você informa o fornecedor do produto do estoque.Funcionalidades1 Botão Excluir – Selecione alguma entrada de produto que você queira e clique no botão “Excluir” para excluir o mesmo.2 Botão Editar – Selecione alguma entrada de produto que você queira e clique no botão “Editar” para editar o mesmo.3 Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, você será redirecionado para uma página onde haverá campos para você cadastrar novas entradas de produtos.4 Botão Filtrar – Após ter preenchido os campos, clique no botão “Filtrar” para filtrar as entradas de produtos do jeito que você preencheu os campos.Estoque Complexidade Baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Então, clique em Relatórios e depois em Estoque. Nessa tela você poderá controlar o estoque do sistema.
    • www.borlan.com.br 26Campos1 Ordenar Por – Seleciona a opção para ordenar os produtos.2 Preço de Venda Inicial – Informa o preço inicial de venda.3 Valor Preço de Venda Final – Informa o valor de venda final do produto.4 Nome do Produto – Informa o nome do produto.Funcionalidades1 Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 27Fluxo de caixa Complexidade média Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Então, clique em Relatórios e depois em Estoque. Nessa tela você poderá controlar o estoque do sistema.Após você ter feito o login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Então, clique em “Relatórios” edepois em “Fluxo de Caixa”.Nessa tela você poderá controlar o fluxo de caixa do sistema.
    • www.borlan.com.br 28Campos 2 Empresa – Seleciona a empresa. 3 Período – Seleciona o período. 4 Data Fluxo Inicial – Seleciona a data de fluxo inicial. 5 Fluxo Final – Seleciona a data de fluxo final. 6 Data Vencimento Inicial – Seleciona a data inicial de vencimento. 7 Data Vencimento Final – Seleciona a data final de vencimento. 8 Centro de Custo – Informa o centro de custo. 9 Valor Inicial – Informa o valor inicial. 10 Valor Final – Informa o valor final. 11 Plano de Conta – Seleciona o plano de conta. 12 Código – Informa o código. 13 Descrição – Informa a descrição. 14 Pago/Não Pagos – Informa se é pago ou não pago. 15 Conciliado/Não Conciliado – Informa se é conciliado ou não conciliado. 16 Despesa/Receita – Informa se é despesa ou receita.Funcionalidades 1 Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os dados que você preencheu.Histórico clientes Complexidade média Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Então, clique em CRM e depois em histórico cliente. Nesta tela você poderá ver o histórico dos clientes, como dado de oportunidades, case e outros.
    • www.borlan.com.br 29Funcionalidades1 Botão Ver Histórico – Clicando neste botão você verá o histórico do cliente, separado por dias.Lançamentos Complexidade baixa Após ter feito o login no Borlan, vá até o menu que está ao lado esquerdo da tela. Então, clique em Financeiro e após, em Lançamentos. Nesta tela você poderá criar, excluir, editar, pesquisar (filtrar) e pagar os seus lançamentos. Além de também poder vê-los em planilha.
    • www.borlan.com.br 30Campos2 Empresa – Aqui você escolhe a empresa.3 Período – Nesse campo você escolhe o período de tempo que você deseja pesquisar algum lançamento.4 Data Fluxo Inicial – Aqui você escolhe a data inicial em que o produto foi cadastrado.5 Data Fluxo Final – Aqui é que você escolhe a data final em que o produto foi cadastrado.6 Data Vencimento Inicial – Nesse campo você escolhe a data inicial do vencimento do produto que você deseja pesquisar.7 Data Vencimento Final – Aqui nesse campo você escolhe a data final do vencimento do produto.8 Plano de Conta – Esse campo você escolhe o plano de conta do produto. (A vista, a prazo, etc.)9 Centro de Custo – Aqui nesse campo você escolhe o centro (ou tipo) e de custo. (Exemplos: aluguel, água, telefone, internet, etc.)10 Valor Inicial – Nesse campo você escolhe o valor inicial do produto que você deseja pesquisar.11 Valor Final – Aqui você escolhe o valor final do produto que você deseja pesquisar.12 Código – Aqui você digita o código do produto que deseja pesquisar.13 Descrição – Nesse campo você digita a descrição do produto que você deseja pesquisar.14 Cliente – Aqui você digita o nome do cliente do produto que você deseja pesquisar.15 Pago/Não Pago – Aqui você escolhe se o produto já foi pago ou não.16 Conciliado/Não Conciliado – Aqui você escolhe se o produto foi conciliado ou não.17 Despesa/Receita – Aqui você se selecione se quer somente despesas ou somente receitas.
    • www.borlan.com.br 31Funcionalidades18 Botão Planilha – Clique no botão “Planilha” para baixar uma planilha no formato do Microsoft Office Excel.19 Botão Pagar – Selecione algum produto clicando no quadrado esquerdo ao lado do nome da Empresa, então clique em “Pagar”.20 Botão Excluir – Selecione algum produto e clique no botão “Excluir” para excluí-lo.21 Botão Editar – Selecione algum produto e clique no botão “Editar” para editá-lo.22 Botão Novo – Clique no botão “Novo” para criar um novo produto.23 Botão Filtrar – Clique no botão “Filtrar” para filtrar os produtos do jeito que você escolheu nos campos ao lado.24 Receita – Essa funcionalidade mostra o valor de receita que você tem.25 Despesa – Essa funcionalidade mostra as despesas que você tem.26 Saldo – Essa funcionalidade mostra o seu saldo.Nova OS Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Então, clique em Controle de OS e depois em Nova OS. Nessa tela você poderá cadastrar novas OS (ordens de serviço).
    • www.borlan.com.br 32Campos1 Nome do Serviço – Nesse campo você informa o nome do serviço.2 Código da Ordem – Aqui você digita o código da ordem.3 Data Cadastro – Informa a data do cadastro da OS.4 Técnico – Seleciona o técnico da OS.5 Cliente – Informa o cliente da OS.6 Ordem Finalizada? – Informa se a ordem foi finalizada ou não.7 Número do Contrato – Informa o número do contrato.8 Data Início – Informa a data de início da OS.9 Data Entrega – Informa a data de entrega da OS.10 Data Finalização – Informa a data de finalização da OS.11 Valor Material (R$) – Informa o valor material da OS. (Em R$).12 Valor da Mão de Obra (R$) – Informa o valor da mão de obra da OS. (Em R$).13 Outros Custos (R$) – Informa outros custos. (Em R$).14 Desconto (R$) – Informa o valor do desconto. (Em R$).15 Total dos Custos – Aqui você informa o total dos custos. (Também em R$).16 Valor Base da Ordem – Informa o valor base da OS.17 Valor Total – Informa o valor total da OS.Funcionalidades1 Botão Cancelar – Cancela o cadastro e vai para a dashboard do Borlan.2 Botão Salvar – Salva o cadastro da OS.
    • www.borlan.com.br 33Novo lançamento Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu ao lado esquerdo da tela e clique em Financeiro e depois em Novo Lançamento. Nesta tela você poderá adicionar novos lançamentos.Campos 1 Código – Aqui nesse campo você informa o código. 2 Plano de Conta – Aqui você seleciona o plano de conta. (Exemplo: Venda a vista, a prazo... Note que ao lado do campo há um “+”. Nele você adiciona uma opção. Isso é válido para todos os campos que tem um “+” ao lado). 3 É Despesa? – Aqui você escolhe se o lançamento é uma despesa ou não. 4 Empresa – Nesse campo você irá escolher a empresa do lançamento.
    • www.borlan.com.br 34 5 Centro de Custos - Aqui nesse campo você escolhe o centro (ou tipo) de custo. (Exemplos: aluguel, água, telefone, internet, etc.) 6 Cliente/Fornecedor – Aqui você digita o nome do cliente ou fornecedor do lançamento. 7 Banco – Nesse campo você digita o banco do lançamento. 8 Foi Pago? – Nesse campo você informa se o lançamento já foi pago ou não. 9 Foi Conciliado? – Aqui você informa se o lançamento foi conciliado ou não. 10 Valor – Aqui você digita o valor do lançamento. 11 Desconto (%) – Nesse campo aqui você informa o desconto em porcentagem do lançamento. Caso não queira pôr um desconto, apenas deixe o campo em branco, ou digite “0”. 12 Data Vencimento – Nesse campo você informa a data de vencimento do lançamento. 13 Data Fluxo – Aqui você informa a data de fluxo (adicionado) do lançamento. 14 Breve Descrição – Nesse campo você digita uma breve descrição sobre o lançamento. 15 Observações – Você digita observações sobre o lançamento nesse campo. 16 Habilitar Recorrência – Aqui você selecione se quer ou não habilitar a recorrência do produto.Funcionalidades 1 Botão Cancelar – Nesse botão você cancela o lançamento e volta para a dashboard do Borlan. 2 Botão Salvar – Clicando nesse botão você salva o lançamento e volta para a dashboard do Borlan. 3 Botão Salvar e Continuar Cadastrando – Como o próprio botão já diz, você salva e continua cadastrando seus lançamentos.Novo produto Complexidade média
    • www.borlan.com.br 35Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdoda tela. Então, clique em Estoque, depois em Novo Produto.Nessa tela você cadastra novos produtos no sistema.
    • www.borlan.com.br 36Campos 1. Nome do Produto – Nesse campo você digita o nome do produto. 2. Código do Produto – Aqui você digita o código do produto. 3. Categoria – Aqui nesse campo você informa a categoria do produto. 4. Marca – Aqui, você informa a marca do produto. 5. Fornecedor – Nesse campo você informa o fornecedor do produto. 6. Tamanho – Nesse campo você digita o tamanho do produto. 7. Prateleira – Aqui você informa em que prateleira está o produto. 8. Peso (KG) – Nesse campo você digita o peso do produto em quilogramas. 9. Unidade de Medida – Aqui você informa a unidade de medida do tamanho do produto. 10. Código de Barras – Aqui você informa o código de barras do produto. 11. Quantidade em Estoque – Aqui você informa a quantidade do produto que há no estoque. 12. Estoque Mínimo – Nesse campo você informa o estoque mínimo do produto. 13. Estoque Máximo – Nesse campo você informa o estoque máximo do produto. 14. Preço Custo (R$) – Aqui você digita o preço do produto em R$. 15. Lucro (R$) – Nesse campo você informa o lucro que haverá no produto, em R$. 16. Lucro (%) – Nesse campo você informa a porcentagem de lucro que haverá no produto. 17. Preço Venda (R$) – Aqui você digita o preço de venda do produto.
    • www.borlan.com.br 37 18. Preço Mínimo Para Venda – Aqui você digita o preço mínimo de venda do produto. 19. Despesas (R$) – Nesse campo você informa a despesa do produto. 20. Comissão (%) – Aqui você informa a porcentagem de comissão que ganhará em cima do produto. 21. EAN (Código de Barras) – Informa o código de barras. 22. EAN Unidade Tributável – Informa o código de barras da unidade tributável. 23. EX TIPI 24. NCM 25. Unidade Comercial 26. Unidade Tributável 27. Quantidade Tributável 28. Origem da Mercadoria – Aqui você informa se a origem da mercadoria é estrangeira ou nacional. 29. Situação Tributária – Aqui você informa a situação tributária do produto. 30. Classe de Enquadramento (Cigarros e Bebidas) 31. Código de Enquadramento Legal 32. CNPJ Produtor – Nesse campo você digita o CNPJ do produtor do produto. 33. Promoção – Aqui você informa se o produto está na promoção ou não. 34. Especificação – Aqui você digita as especificações do produto. 35. Fotos – Aqui você faz upload das fotos do seu produto. 36. Composto – Aqui você informa se o seu produto é composto ou não. 37. Visível? – Nesse campo você informa se o produto é visível ou não no sistema. 38. Destaque? – Aqui você informa se o produto é destaque ou não.Funcionalidades 1. Botão Cancelar – Cancela o cadastro do produto e te leva para a dashboard do Borlan. 2. Botão Salvar – Salva seu produto. a. Botão Salvar e Continuar Cadastrando – Salva seu produto e você pode continuar cadastrando mais produtos.
    • www.borlan.com.br 38Novo tipo OS Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan com a sua conta, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela. Então, clique em Controle de OS e depois em Novo Tipo OS. Nessa tela você poderá cadastrar novos tipos de OS (ordem de serviço).Campos 1 Nome do Serviço – Aqui você informa o nome do serviço. 2 Código do Serviço – Nesse campo você digita o código do serviço. 3 Técnico – Aqui você pode informar o técnico do serviço. (Note que ao lado há o ícone “+”, que serve para você pode adicionar uma opção). 4 Valor Material (R$) – Nesse campo você informa o valor material do serviço. (Em R$). 5 Valor da Mão de Obra (R$) – Aqui você informa o valor da mão de obra do serviço. (Em R$). 6 Outros Custos (R$) – Nesse campo você digita outros custos do serviço. (Em R$). 7 Total dos Custos – Nesse campo você digita o total dos custos do serviço. (Também em R$). 8 Lucro Percentual – Aqui você informa o lucro percentual do serviço. 9 Lucro em Reais – Aqui você informa o lucro em reais do serviço. 10 Valor Total – Aqui você digita o valor total do serviço.
    • www.borlan.com.br 39Funcionalidades 1. Botão Cancelar – Cancela o cadastro e te leva para a dashboard do Borlan. 2. Botão Salvar – Salva o seu cadastro. 3. Botão Salvar e Continuar Cadastrando – Salva o seu cadastro e continua na mesma tela para você continuar cadastrando.Oportunidades Complexidade baixa Após ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela. Clique em CRM e depois em Oportunidades. Nessa tela você poderá pesquisar e cadastrar oportunidades no sistema.Campos 1 Código – Informa o código da oportunidade. 2 Responsável – Informa o responsável da oportunidade. 3 Cliente – Informa o cliente da oportunidade. 4 Fase – Seleciona a fase da oportunidade.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Exclui uma oportunidade que você selecionar. 2. Botão Editar – Edita uma oportunidade que você selecionar. 3. Botão Novo – Cria uma nova oportunidade. 4. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 40OS a faturar Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu ao lado esquerdo da tela. Então clique em Financeiro e depois em OS a Faturar. Nessa tela você poderá faturar as OS (ordens de serviço) cadastradas no sistema.Campos 1. Nome do Serviço ou Código da OS – Informa o nome ou código da OS. 2. Cliente – Informa o cliente da OS. 3. Técnico – Informa o Técnico da OS. 4. Data de Início a Partir de – Informa a data de início da OS. 5. Data de Finalização Até – Informa a data de finalização da OS.Funcionalidades 1. Botão Gerar Lançamento – Gera a OS em lançamento. 2. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 41Pedidos a faturar Complexidade baixa Após você ter acessado o Borlan com o seu login, vá até o menu ao lado esquerdo da tela. Então, clique em Financeiro, e depois em Pedidos a Faturar. Nessa tela você poderá gerar lançamentos de produtos que ainda não foram lançados (ou cancelados), poderá também excluir e editar lançamentos.Campos 1. Código do Orçamento / Pedido – Nesse campo você coloca o código do orçamento ou o nome do pedido. 2. Cliente – Aqui você coloca o nome do cliente. 3. Vendedor – Aqui é que você coloca o nome do vendedor. 4. Transportadora – Aqui nesse campo você informa o nome da transportadora.Funcionalidades 1. Botão Gerar Lançamento – Selecione o pedido não lançado e clique no botão “Gerar Lançamento” para lançar o pedido. 2. Botão Filtrar – Após ter completado os dados, você clica no botão “Filtrar” para filtrar os pedidos conforme os dados que você preencheu.Pedidos e orçamentos Complexidade baixa
    • www.borlan.com.br 42 Após ter feito login no Borlan, vá até o menu ao lado esquerdo da tela. Clique em Vendas e depois em Pedidos e Orçamentos. Nessa tela você controla os pedidos e orçamentos cadastrados no sistema.Campos 1. Código do Orçamento/Pedido – Informa o código do orçamento ou pedido. 2. Cliente – Informa o cliente do pedido/orçamento. 3. Vendedor – Informa o vendedor do orçamento/pedido. 4. Transportadora – Informa a transportadora do orçamento/pedido. 5. Status – Aqui você escolhe o status do orçamento/pedido.Funcionalidades 1. Botão Imprimir Recibo – Imprime o recibo.
    • www.borlan.com.br 43 2. Botão Gerar NFe – Gera uma nota fiscal eletrônica. 3. Botão Excluir – Exclui um orçamento/pedido. 4. Botão Editar – Edita um orçamento/pedido. 5. Botão Novo – Cria um novo orçamento/pedido. 6. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.Pedidos Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela. Então, clique em “Relatórios” e depois em “Pedidos”. Nessa tela você poderá controlar os pedidos cadastrados no sistema.
    • www.borlan.com.br 44Campos 1. Período – Seleciona o período do pedido 2. Data Inicial do Pedido – Informa a data inicial do pedido. 3. Data Final do Pedido – Informa a data final do pedido 4. Valor Inicial – Informa o valor inicial do produto. 5. Valor Final – Informa o valor final do produto. 6. Cliente – Informa o cliente. 7. Mostrar Orçamentos – Aqui você escolhe se o relatório é para mostrar os orçamentos ou não. 8. Mostrar Pedidos – Aqui você escolhe se o relatório é para mostrar os pedidos ou não. 9. Mostrar Pedidos Faturados – Aqui você escolhe se o relatório é para mostrar os pedidos faturados ou não. 10. Mostrar Pedidos a Faturar – Aqui você escolhe se o relatório é para mostrar os pedidos a faturar ou não. 11. Mostrar Pedidos Faturados e Enviados – Aqui você escolhe se o relatório é para mostrar os pedidos faturados e enviados ou não. 12. Mostrar Pedidos Cancelados – Aqui você escolhe se o relatório é para mostrar os pedidos cancelados ou não.Funcionalidades 1. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 45Plano de contas Complexidade baixa Após ter feito login no Borlan, vá até o menu esquerdo, clicando em Cadastro Base e depois em Planos de Contas. Nessa tela você poderá controlar os planos de contas cadastrados no sistema.Campos 1 Nome – Nesse campo você coloca o nome do plano de conta que desejar. 2. Tipos de Lançamento – Aqui você filtra se o tipo de lançamento é somente despesa ou somente receita.
    • www.borlan.com.br 46 3. Mostrar Padrões do Sistema – Nesse campo você filtra se você quer os padrões do sistema ou os não padrões.Funcionalidades 2 Botão Excluir – Selecione um plano de conta que você deseja excluir, e clique no botão “Excluir” para excluí-lo. 3 Botão Editar – Selecione um plano de conta que você deseja editar, e clique no botão “Editar” para editá-lo. 4 Botão Novo – Clicando nesse botão, você será encaminhado para outra tela onde haverá campos para você preencher correspondentes a planos de contas que você deseja cadastrar.Produtos Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan, no menu ao lado esquerdo da tela, clique em Estoque e depois em Produtos. Nessa tela você controla os produtos cadastrados no sistema.Campos 1. Nome ou Código – Nesse campo você digita o nome ou o código do produto. 2. Marca – Aqui você informa a marca do produto. 3. Categoria – Aqui você informa a categoria do produto. 4. Promoções – Nesse campo você escolhe os produtos com promoção ou sem promoção. 5. Preço Venda Inicial – Você informa nesse campo o valor inicial do produto.
    • www.borlan.com.br 47 6. Preço Venda Final – Você informa nesse campo o valor final do produto.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Selecione um produto e clique no botão “Excluir” para excluí-lo. 2. Botão Editar – Selecione um produto e clique no botão “Editar” para editá-lo. 3. Botão Novo – Clicando no botão “Novo”, você será redirecionado para outra tela onde haverá campos para você completar referente a produtos. 4. Botão Filtrar – Após ter preenchido os campos nessa tela, quando clicar em “Filtrar” você irá filtrar os produtos do jeito que você preencheu os campos.Tamanhos Complexidade baixa Após você ter acessado o Borlan com seu login, vá até o menu que se encontra ao lado esquerdo da tela. Clique em Estoque e depois em Tamanhos. Nessa você controla os tamanhos de produtos cadastrados no sistema.
    • www.borlan.com.br 48Campos 1. Nome – Aqui você informa o nome da caixa do produto.Funcionalidades 1 Botão Excluir – Serve para você excluir um tamanho. 2 Botão Editar – Serve para você editar um tamanho. 3 Botão Novo – Quando você clicar no botão “Novo”, você é redirecionado para outra tela, onde haverá campos para você preencher. (Exemplos: nome da caixa, largura, altura, profundidade). 4 Botão Filtrar – Serve para filtrar a pesquisa de tamanhos conforme o campo que você preencheu.Tickets de Suporte Complexidade baixa Após você ter feito login no Borlan, vá até o menu que há ao lado esquerdo da tela e clique em Suporte e depois em Tickets de Suporte. Os Tickets de Suporte funcionam como mensagens que você envia para o suporte do Borlan, ganhando as respostas muito mais rapidamente.Campos 1 Código do Ticket – Informa o código do ticket. 2. Status – Aqui você escolher o status do ticket. 3. Usuário – Informa o usuário que enviou o ticket.Funcionalidades 1. Botão Editar – Edita um ticket. 2. Botão Novo – Cria um novo ticket. 3. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 49Tipos OS Complexidade baixa Após ter feito login no Borlan, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela. Clique em Controle de OS e depois em Tipos OS. Nessa tela você controla os tipos de OS (ordem de serviço) cadastrados no sistema.Campos 1. Nome do Serviço ou Código – Nesse campo você informa o nome ou o código do serviço. 2. Técnico – Nesse campo você informa o técnico do serviço. 3. Preço Inicial – Aqui você digita o preço inicial do serviço. 4. Preço Final – Aqui você digita o preço final do serviço.Funcionalidades 1. Botão Excluir – Exclui o Tipo de OS que você selecionar. 2. Botão Editar – Edita o Tipo de OS que você selecionar. 3. Botão Novo – Cria um novo Tipo de OS. 4. Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme os campos que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 50Usuários Complexidade baixa Após você ter feito login com sua conta no Borlan, vá até o menu que há no lado esquerdo da tela. Clique em Configurações e depois em Usuários. Nessa tela você poderá editar e cadastrar novos usuários no sistema.Campos 1. E-mail – Informa o e-mail do usuário.Funcionalidades 1 Botão Excluir – Exclui um (ou mais) usuário(s). 2 Botão Editar – Edita um (ou mais) usuário(s). 3 Botão Novo – Adiciona um novo usuário. 4 Botão Filtrar – Filtra a pesquisa conforme o campo que você preencheu.
    • www.borlan.com.br 51Se ainda restarem dúvidas, entre emcontato. suporte@borlan.com.br (51) 3634-1919