GEO PSC1 - Questão Indígena
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

GEO PSC1 - Questão Indígena

on

  • 1,567 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,567
Views on SlideShare
1,567
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
20
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    GEO PSC1 - Questão Indígena GEO PSC1 - Questão Indígena Presentation Transcript

    • PSC I - Geografia do AmazonasA questão Indígena Prof. Diego Lopes Morais diegolopes.geo@gmail.com
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena I - INTRODUÇÃO Há mais de 500 anos o desrespeito àcultura e às tradições indígenas tem caracterizado aação dos civilizados na Amazônia Brasileira, sejaatravés das primeiras expedições ou mesmo atravésdas missões religiosas. Em nenhum momento seprocurou entender estes povos culturalmentediferenciados... Atualmente, o ÍNDIO tem servido como massa de manobra para atender interesses das chamadas nações do 1º mundo; A ação do Clero, ONG’s, políticos estrangeiros e maus brasileiros têm influenciado, sobremaneira, na decisão da criação de enormes reservas provocando um engessamento no desenvolvimento destas regiões para permitir que mais tarde se pressionem os organismos internacionais para reconhecê-las como independentes.
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena II – OS GRUPOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA A população indígena da Amazônia é dividida em 6 troncos lingüisticos:Tupi, Karib, Tukano, Jê, Pano e Aruaque;Atualmente na Amazônia existem diferenciadas etnias, divididas eminúmeros grupos:Acuntsu Baniuas NukakAicanãs Barasanas OiampisAjurus Barés Oro-uinsAmanaiés Cambebas PalicuresAmondauas Catuquinas PaumarisAparaí Denis (povo) PiaroaApolimas-araras Erulia ShuarasApurinã Gavião-mondé SirianosArapaços Guacaris TenharinsAriquéns Icamiabas TucanosBanauás-iafis Jarauaras Tuiúcas Macu-nadebes Uaianas
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena PRINCIPAIS TRONCOS LINGUÍSTICOS INDÍGENAS
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena CULTURA E VIVÊNCIA Os Índios vivem da caça, pesca, agricultura e do extrativismo. Elesplantam mandioca, milho, algodão, tabaco e vários frutos. Nas comunidadesexistem os curandeiros chamados "pajés" que transmitem seu conhecimentosobre rituais e plantas medicinais oralmente aos seus sucessores. O pensamento da sociedade indígena é bastante diferente: geralmentenão existe o mesmo conceito de propriedade como no mundo“desenvolvido". Também a maneira como se faz decisões em respeito àaldeia ou à tribo não é na mesma forma linear hierárquica. Estas e outras diferenças da mentalidade indígena levaram a muitospreconceitos contra os índios, como que eles seriam mentirosos e nãoconfiáveis. Estes preconceitos sempre serviram como justificativa para adiscriminação e extinção dos índios.
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena TERRAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena III - AS PRINCIPAIS TERRAS INDÍGENAS RESERVA IANOMAMI Foi sancionada pelo Presidente Fernando Collor, em 15 de novembro de1991 com 9,4 milhões de hectares, que teve sua área expandida sempre que setinha conhecimento de novas áreas de jazidas minerais importantes. A FUNAI contratou antropólogos estrangeiros para assessorá-la naproposta dos limites da reserva. Chegaram a mudar o nome de quatro povosindígenas para permitir que fosse homologada de forma contínua e não emforma de ilhas como era a proposta original.
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão IndígenaRESERVA DA REGIÃO DA CABEÇA DO CACHORRO Criada em 14 de abril de 1998, pelo presidente Fernando HenriqueCardoso que homologou cinco terras indígenas em São Gabriel da Cachoeiraformando um polígono contínuo de 10,6 milhões de hectares, área ainda maiorque a aberrante reserva ianomâmi e uma região extremamente suscetível àação das FARC e que, com a criação da reserva, se torna mais vulnerável ainda.
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena RESERVA INDÍGENA RAPOSA E SERRA DO SOL A última reserva até então sancionada, numa demonstração de queindependentemente da opção político-partidário os presidentes continuamdando sobejas demonstrações de que estão alheios aos interesses da soberanianacional e submissos às pressões de organismos internacionais; O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a portaria nº 534, de 13de abril de 2005, homologando de forma contínua, a reserva indígena Raposa eSerra do Sol, uma área de 1,7 milhões de hectares.
    • PSC I - Geografia do Amazonas A questão Indígena IV – PROBLEMAS E CONFLITOS DESAPROPRIAÇÃO REIVINDICAÇÃO DE TERRASNEGOCIAÇÃO POR MELHORIA E ATENÇÃO REVOLTAS E CONFLITOS