Your SlideShare is downloading. ×
Elaboração de Projetos -  Eixo 3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Elaboração de Projetos - Eixo 3

1,976
views

Published on

Published in: Education, Technology

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,976
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
34
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL- PROINFO INTEGRADO
  • 2. Eixo 3 – Tecnologia PITEC em foco Avaliação Auto-avaliação Socialização Organização de ideias e o Mapa Conceitutal
  • 3. Qual é a importância da socialização para o aprendizado? A socialização requer que os atores envolvidos no projeto revisitem a própria experiência e explicitem para seus pares a sua compreensão sobre a experiência vivenciada no projeto. Revisitar envolve imprimir um novo olhar sobre uma ação já vivida, implica fazer uma releitura. Esse processo é rico porque propicia a reflexão sobre as ações desenvolvidas no projeto.
  • 4. O processo reflexivo é fundamental para a compreensão da própria ação e para a sua (re)construção. Dewey (1979) enfatizou a importância da análise e da reflexão sobre a experiência concreta da vida como um processo de reconstituição e de reconstrução da experiência, caminhando sempre em direção à melhoria da qualidade. Essas teorias inspiraram Schön (1992) a propor uma reflexão do profissional sobre a sua prática, considerando as diferentes dimensões da reflexão, como por exemplo, a reflexão-na-ação e a reflexão-sobre-ação . Desencadeada no momento em que o professor não encontra respostas para as situações inesperadas que surgem da ação presente (avaliação formativa) Ocorre no momento em que há um distanciamento da ação. É o olhar “a posteriori” sobre a prática e a sua explicitação (avaliação somativa e auto-avaliação)
  • 5. Relembrando... Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, ela deve se realizar em suas quatros esferas: avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem; avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário; avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório; auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.
  • 6. O que são mapas conceituais? Mapa conceitual é uma técnica de mapeamento para estabelecer relações entre conceitos e sistematizar conhecimentos significativos. Trata-se de um diagrama que apresenta conceitos inter-relacionados formando uma estrutura conceitual. As relações entre os conceitos são representadas por linhas que devem conter palavras-chave, cuja função é explicitar a natureza das mesmas. Cada conjunto formado por dois ou mais conceitos e uma ou mais palavras-chave formam uma proposição que evidencia o significado da relação conceitual representada (MOREIRA, 1997). Vamos aos exemplos p. 13>
  • 7. Os mapas conceituais podem ser elaborados com o uso de materiais concretos como papel e lápis, assim como com recursos computacionais, ou seja, com o uso de aplicativos e/ou software. Existem vários softwares para elaboração de mapas conceituais, entre eles o software CMapTools . Os Mapas Conceituais também podem ser feitos no editor de desenhos, slides ou no próprio editor de textos. Dicas: Acesse o link para download do programa (o site está em inglês, mas é só preencher o cadastro e baixar) http://cmap.ihmc.us/download/ Acesse o tutorial on-line para o uso do Cmap para consultar quaisquer dúvidas http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm Também existem vários vídeos com tutoriais do CMap no YouTube, é interessante dar uma pesquisada e estudar. Sugiro o link http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI
  • 8. Dicas de Leituras: Auto-avaliação: como ajudar seus alunos nesse processo Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/autoavaliacao-como-ajudar-seus-alunos-nesse-processo-planejamento-538875.shtml
  • 9.  
  • 10. Atividade 3.1 – Socialização do PITEC Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, nesse momento presencial do curso cada participante fará a apresentação do PITEC. Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado. Siga as orientações : 1. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia, prevendo o tempo de 10 minutos de apresentação para cada cursista; 2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-3_1_Socializa_PITEC_seunome; 3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “ Socialização do PITEC ”. Sub-tema : Socialização 4. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.
  • 11. Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo   Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo. Siga as orientações : 1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos na turma; 2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo” 3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.