Trabalho de fundamentos e aplicaticos celine e diana1
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Trabalho de fundamentos e aplicaticos celine e diana1

on

  • 118 views

 

Statistics

Views

Total Views
118
Views on SlideShare
118
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
1
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as OpenOffice

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Trabalho de fundamentos e aplicaticos celine e diana1 Trabalho de fundamentos e aplicaticos celine e diana1 Presentation Transcript

  • Fundamentos da informática Alunas:Diana Ribeiro Alves Celine Ribeiro Moreira Prof:Alexandre Dornelas Curso tecnico em informática
  • Era da informação Era da informação (também conhecida como era digital) é o nome dado ao período que vem após a era industrial, mais especificamente após a década de 1980; embora suas bases tenham começado no princípio do século XX e, particularmente, na década de 1970, com invenções tais como o microprocessador, a rede de computadores, a fibra óptica e o computador pessoal.
  • Conceitos fundamentais Em informática, e mais especialmente em computadores, a organização básica de um sistema será na forma de: ● ● ● A entrada (input). Se refere a algum dado de entrada do processamento, são valores onde o processo irá atuar. Como por exemplo , um arquivo enviado para um compressor de dados. O processamento. É onde os dados de entrada serão processados para gerar um determinado resultado. A saída (output). É simplesmente o resultado de todo o processamento.
  • Histórico dos computadores O ser humano sempre busca uma forma de melhorar a vida e torná-la mais fácil, estudiosos começaram à busca pela tecnologia, depois de muitos testes foi desenvolvido por cientistas norte-americanos era chamado de ENIAC (Computador e Integrador Numérico Eletrônico), foi criado devido à necessidade que o exército tinha para resolver os problemas, ele foi finalizado em 1945.
  • O ENIAC, depois de construído não foi comercializado, só em 1950 empresas interessadas no ramo da tecnologia começaram a fabricar computadores para atender a necessidade do consumidor, em 1951 surgiu o UNIVAC I, onde foi reconhecido como o primeiro computador. A IBM( International Business Machines) criou o lançamento do seu computador próprio, chamado de IBM 701.A SIEMENS lançou o computador SIEMENS 2002, sendo que o IBM 1401 foi o mais conhecido da geração.
  • Hardware Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
  • Software Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em: ● ● Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica.
  • Peopleware Peopleware são pessoas que trabalham diretamente, ou indiretamente, com a área de tecnologia da informação, ou mesmo com Sistema de Informação. Também pode ser o popular livro sobre gerenciamento de projetos ISBN 0-932633-43-9, 1987, escrito por consultores de software Tom DeMarco e Timothy Lister.
  • Sistemas numéricos Um sistema de numeração, (ou sistema numeral) é um sistema em que um conjunto de números são representados por numerais de uma forma consistente. Pode ser visto como o contexto que permite ao numeral "11" ser interpretado como o numeral romano para dois, o numeral binário para três ou o numeral decimal para onze.
  • Sistema binário O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).
  • Sistema decimal O sistema de numeração que normalmente utilizamos é o sistema de numeração decimal, pois os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades.
  • Sistema hexadecimal O sistema hexadecimal é um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16, portanto empregando 16 símbolos.
  • Conversão entre sistemas numéricos A conversão entre sistemas numéricos é feita com base em algumas regras e serve para que se obtenha o valor de um elemento no sistema numérico mais adequado a cada situação. Entre os sistemas numéricos mais utilizados na computação há o binário, decimal, octal e sistema hexadecimal. Cada um destes apresentando sua própria faixa de valores possíveis, e cada um possui uma aplicação específica, dentro da Ciência da Computação.
  • Lógica proposicional Proposição:conjunto de palavras ou símbolos que exprimem um pensamento de sentido completo. Na proposição podemos assumir um valor verdadeiro ou falso. A linguagem proposicional envolve proposições e conectivos,formando fórmulas complexas.