Apresentação festivais
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Apresentação festivais

on

  • 374 views

Festivais de Publicidade

Festivais de Publicidade

Statistics

Views

Total Views
374
Views on SlideShare
292
Embed Views
82

Actions

Likes
0
Downloads
7
Comments
0

3 Embeds 82

http://dosdiario.blogspot.com.br 70
http://dosdiario.blogspot.com 9
http://www.dosdiario.blogspot.com.br 3

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Apresentação festivais Apresentação festivais Presentation Transcript

  • FESTIVAISINTERNACIONAISDE PUBLICIDADEPor:Dhione OliveiraJéssica FrançaJosé ClécioLuã Bittencourt
  • A entidade The One Show, sediada na cidade de Nova Iorque, foifundada em 1975, sem fins lucrativos. Entre os seus mais de milmembros, estão os diretores de arte e redatores mais respeitadosdo mundo, assim como estudantes de publicidade. Além depromover palestras e seminários, a associação publica a One, umarevista voltada para a comunidade criativa, e realiza, anualmente,uma premiação na qual concorrem trabalhos publicitáriosdesenvolvidos para a mídia impressa, rádio e TV.Desde 1998, paralelamente também passou a ser realizado o OneShow Interactive, que prestigia os profissionais criadores de peçaspublicitárias para a Internet.As duas premiações são reconhecidas internacionalmente pelouniverso da propaganda, por destacar os melhores trabalhos emtermos de conceito, arte, design e funcionalidade.Os inscritos são avaliados por um painel de jurados formadopelos maiores diretores de criação do planeta. Tanto no OneShow como no One Show Interactive são aceitos trabalhosveiculados durante o ano anterior aos eventos, sendo que asinscrições podem ser feitas por qualquer profissional da área,incluindo agências, clientes, designers, estúdios, fotógrafos,tipógrafos e produtoras.No site www.oneclub.com são fornecidas as instruções parainscrição, bem como os valores das taxas.Peças em língua estrangeira (não inglesa) são recebidas em todascategorias, mas é necessário anexar a tradução em inglês, nocaso dos trabalhos impressos, bem como legendar ou dublar oscomerciais.São concedidos, como troféus, os Lápis de Ouro, Prata e Bronzena festa de homenagem aos vencedores, que também sãoinseridos no anuário da entidade
  • Prêmio anual dedicado àqueles que se destacam nainternet.
  • Realizado pela primeira vez em 1957, o Festival de Nova Iorquetem procurado, ao longo destes 46 anos, “honrar a excelêncianos meios de comunicação”.No princípio, a premiação abarcava somente as áreas defilmes e vídeos para indústria ou educacionais, mas a partirda década de 70 assimilou novas categorias de competiçãointernacional: Propaganda de TV/Cinema, Programação de TVe Promoção.A categoria Rádio foi incluída em 1982; Mídia Impressa,Design, Fotografia e Ilustração, em 1984; New Media, em 1992;categoria Global Awards, em 1994; Advertising/MarketingEffectiveness (AME), em 1995; visando a reconhecer osmelhores trabalhos do mundo em comunicações para osserviços financeiros foi instituída, em 2001, a categoriaInternational Midas Awards; e atualmente conta, ainda, com acategoria Interactive Awards.O corpo de jurados e conselheiros do Festival é sempreformado pelos maiores líderes mundiais das comunicações.
  • O LIAA - London International Advertising Awards vem sendorealizado, anualmente, desde 1985, com o objetivo de fomentara atividade publicitária mundialmente, reconhecendo o talentodos melhores profissionais e empresas do ramo. No Brasil, a StockPhotos passou a representar o evento a partir de 1995.Efetuadas mediante pagamento de taxas descritas em regulamento,as inscrições abrangem peças publicitárias criadas em qualquerlugar do planeta, devidamente traduzidas para o inglês para queo corpo de jurados possa avaliá-las, sob os critérios criatividade,conceito, execução, funcionalidade, interatividade e impacto global.Convidados pela organização da premiação, os jurados sãopublicitários renomados de diversos países, que, após analisarem osconcorrentes, definem os finalistas e os merecedores de Ouro, Pratae Bronze.Todos os premiados recebem certificados, mas os grandesvencedores nas categorias estipuladas para inscrição sãohomenageados com as cobiçadas estatuetas concedidas pelo evento– sinônimo de excelência internacional em propaganda.Após a divulgação dos resultados, os trabalhos ganhadores sãoapresentados ao mercado numa publicação oficial da LIAA,sendo que os comerciais são ainda inseridos numa fita de vídeo,comercializada pela Stock Photos.A cerimônia oficial de entrega dos prêmios é realizada no no RoyalLancaster Hotel, em Londres. Mas os brasileiros premiados tambémpodem comemorar em seu próprio país, visto que é promovida,tradicionalmente em novembro, uma festa no Centro BrasileiroBritânico, que fica na Rua Ferreira de Araújo, 741 (Edifício CulturaInglesa), em São Paulo.
  • A premiação internacional Andy Awards vem sendoorganizada, anualmente, pelo Clube de Propagandade New York (EUA), desde 1964, com o objetivode homenagear a criatividade na propaganda emtodo o mundo, reconhecer a contribuição individualdos profissionais e empresas, bem como encorajaro florescimento do padrão artesanal da indústriapublicitária.O julgamento dos trabalhos é realizado por umjúri composto por renomados diretores de criaçãode diversos países. Podem se inscrever trabalhosem todas as línguas, mediante pagamento de taxasdescritas em regulamento.O certame cobre as categorias de mídia gráfica,rádio, TV, mídia externa, mala-direta, vídeo/cinema,mídia interativa, entre outras, além de permitir aparticipação de estudantes em áreas específicas. Omelhor trabalho é contemplado com o Grandy mais asoma de US$ 50 mil.A divulgação oficial dos vencedores é feita pelaorganização em seu site. A festa de encerramentoocorre geralmente em maio.
  • Um dos maiores e mais prestigiados prêmios da publicidadeinternacional, o Clio Awards foi criado em 1959 por WallaceA. Ross, para reconhecer a excelência criativa no campo dapropaganda. A partir de 1965, o evento, antes restrito ao mercadonorte-americano, começou a avaliar trabalhos internacionais.Em 1972, Bill Evans adquire direitos sobre o festival, construindoo status da competição até o final dos anos 80. Em 1991, oClio Awards passa para as mãos de Ruth Ratny, publisher daScreen Magazine, de Chicago, sendo por ela revendido no anoseguinte a Jim Smyth. Em 1997, Smyth negocia o prêmio juntoa BPI Communications em Nova Iorque, uma subsidiária doconglomerado de mídia e pesquisa alemão VNU.Desde 2001, o prêmio é realizado em meados de maio, no Art Décode South Miami Beach, Flórida, durante quatro dias, englobandopalestras, exposições dos trabalhos concorrentes nas categorias TV,Mídia Impressa, Outdoor, Rádio, Mídia Integrada, Design, Internete Trabalho Estudantil, além, é claro, das respectivas noites depremiação em cerimônias de gala.Podem competir trabalhos mediante inscrição e pagamento detaxas descritas no regulamento (http://www.clioawards.com/html/main.isx?sub=6). Os concorrentes são avaliados por cinco júrisdistintos: TV e Rádio, Mídia Impressa e Mídia Inovadora, Técnicas(para a produção de comerciais), Internet e Design.Numa primeira rodada são avaliados pelos membros dos júris todosos inscritos, sendo que uma média de apenas 15% dos trabalhosintegra o short list. Em sessões sucessivas de julgamento anterioresà realização do Festival são determinados os ganhadores dascobiçadas estatuetas de Ouro, Prata e Bronze.
  • Logo após o término da Segunda Guerra Mundial,Don Barron fundou a Art Direction, revista que serialíder em seu segmento, nas cinco décadas seguintes,no mercado norte-americano. Visando a incrementaro nível da qualidade dos trabalhos na área, oprofissional passou a editar o The Creativity Annual,publicação que buscava ser uma grande vitrinecriativa do que melhor estava sendo feito no mundopor profissionais do setor, missão encampada durante25 anos pelo publisher.Ao completar 80 anos de vida, em 1997, Don Barronafastou-se de suas funções, imediatamente assumidaspelo até então editor da American Corporate Identity,David Carter, que estabeleceu parceria com a HarperCollins para dar continuidade à publicação e àdistribuição do anuário.Em sua 30ª edição, a Creativity recebeu mais de setemil peças inscritas de todo o mundo, concorrentesnas categorias TV/ Film, Mídia Impressa e MídiaDigital, dos quais apenas 10% em média sãodistinguidos com medalhas de Ouro – a CreativityGold Medal Awards –, sendo que os demais trabalhosincluídos na publicação recebem um exemplar grátisdo anuário.
  • O International Echo Awards é organizado há 74anos, pela norte-americana DMA – Direct MarketingAssociation, entidade que representa as principaisempresas de marketing direto dos EUA. Todavia,o prêmio, como sugere o nome, aceita inscriçõesde trabalhos de outros países, assim como convidamembros estrangeiros para compor o júri.Uma vez a cada ano são selecionadas as melhorescampanhas ou peças nas seguintes categorias: SemFins Lucrativos, Serviços e Produtos Financeiros,Editorial, Comunicações/Utilidades, Automotiva,Tecnologias da Informação, Varejo, Vendaspor Resposta Direta, Viagem e Hospitalidade/Transportes, Farmacêutica/Saúde, Negócios eServiços ao Consumidor e Manufatura de Produtos eDistribuição.O júri é formado por profissionais com experiênciamínima de sete anos na área em que atuarácomo avaliador dos concorrentes. O processo dejulgamento é feito em três etapas, considerandoestratégia, criatividade e resultado. Aos vencedoressão conferidos Troféus Echo de Ouro, Prata e Bronze.
  • O Prêmio El Ojo de Iberoamérica vem sendoorganizado, anualmente, desde 1998, pela revistaargentina Latin Spots. O objetivo do evento éreconhecer e distinguir a trajetória, o desempenhoe as melhores peças das empresas e profissionais daAmérica Latina e Península Ibérica, contribuindo parao desenvolvimento da publicidade mundial.O corpo de jurados é composto por profissionais doramo, que analisam os concorrentes nas categoriasdescritas em regulamento.Participam da disputa trabalhos da Argentina, doBrasil, da América Central e do Caribe (Panamá,Honduras, Guatemala, Costa Rica, El Salvador,Nicarágua e República Dominicana), do Chile, daColômbia, da Península Ibérica (Espanha e Portugal),dos Estados Unidos, de Porto Rico, do México, daRegião Andina (Peru, Equador e Bolívia), do Uruguaie da Venezuela.Os resultados são publicados no site www.latinspots.com e numa edição especial da Latin Spots, quetambém promove uma festa de homenagem aosvencedores.
  • O El Sol, Festival Publicitário Ibero-americano, antesconhecido como Festival Publicitário de San Sebastián,é o evento mais importante que a AEAP (AssociaçãoEspanhola de Agências de Publicidade) organiza, tendocomo objetivo impulsionar a criatividade naquele país.Desde sua primeira edição, em 1986, transformou-se nomaior foro de reunião do setor publicitário na Espanha.O prêmio é composto por quatro categorias: MídiaImpressa, Televisão, Rádio e Internet. Existemsubcategorias dividindo os trabalhos de acordo com otema.As melhores peças são distinguidas com Grand Prix, Sol deOuro, Prata e Bronze. O corpo de jurados é composto porprofissionais do ramo, que analisam os concorrentes nascategorias descritas em regulamento.Todo material inscrito tem de ser concebido e realizadopor agências de língua espanhola ou portuguesa, mediantepagamento de taxas, além de ter sido exibido duranteo ano anterior ao festival. Caso a peça seja vencedora,é necessária apresentação de alguns comprovantes quecertifiquem a veiculação ou alojamento do trabalhovencedor.A divulgação oficial dos vencedores é feita pelaorganização do evento no site http://www.elsolfestival.com/index_N.asp e, posteriormente, todos os responsáveispelas inscrições e contemplados são convidados para umacerimônia de entrega de prêmios, que, geralmente, ocorreno final de maio.
  • O FIAP - Festival Ibero-americano de Publicidade foi criadoem 1969, na Argentina e, desde então, vem sendo organizadoanualmente. Os concorrentes são avaliados nas áreas Filmespara TV e Cinema, Anúncios, Spots e Jingles, Técnicas deProdução Audiovisual, Internet (websites e publicidade on-line) e Inovação, cada uma delas subdivididas em categorias deprodutos e serviços.Podem participar agências de publicidade, anunciantes,produtoras, meios de comunicação e empresas quedesenvolvem e implementam websites, de países de línguaportuguesa e espanhola, não existindo limite de peças porcandidato.As inscrições são aceitas mediante pagamento de taxasdescritas em regulamento (www.fiap.com.ar). A missão deanalisar os concorrentes e definir os vencedores cabe aosjúris formados por renomados profissionais iberoamericanos,convidados pelos organizadores, e representantes do festivalem cada país.Os vencedores são destacados com os troféus de GrandePrêmio Sol de Iberoamérica, Sol de Ouro, Sol de Prata, Sol deBronze e diploma de Finalista.Todos os trabalhos inscritos ficam em poder do FIAP, podendoser utilizados como fonte de publicidade e divulgação doevento, apresentação em instituições educativas e programasde televisão.Sempre realizado em Buenos Aires, o Festival compreendeuma semana de atividades, incluindo, além dos julgamentos, aapresentação de palestras e a festa de encerramento, na qualsão homenageados as empresas e profissionais vitoriosos.
  • O Art Directors Club, fundado em 1921, em Nova Iorque,EUA, é uma associação sem fins lucrativos, da qualfazem parte, como membros associados, criadores dasáreas de publicidade, designer gráfico, mídia interativa,design televisivo (vinhetas), tipografia, embalagem,designers de ambiente, fotografia, ilustração e disciplinascorrelatas.A missão do clube é promover os altos padrões deexcelência e integridade em comunicações visuais,além de encorajar os estudantes e profissionaisque pretendem entrar na área da comunicação.São realizadas exposições mensais para estudantes,profissionais e grande público, nas quais se destacamtrabalhos oriundos de diversos países.A entidade também possui publicações e promovesimpósios, oficinas e uma premiação, dedicada àscategorias design gráfico, fotografia, ilustração, anúnciose internet. Para participar da premiação, os concorrentesdevem se inscrever seguindo as orientações dispostasno www.adcny.org, que incluen o pagamento de taxas eenvio do material para a sede do evento.A Escola Panamericana de Arte e Design é arepresentante oficial do Art Directors Award no Brasil,estando apta a fornecer informações e esclarecer dúvidassobre a premiação pelo telefone (11) 3887.4200.O júri é composto por profissionais das principaisagências do mundo, que analisam os trabalhos inscritose os condecoram com Ouro, Prata, Honra ao Mérito eMérito.
  • Criado em 2001, na Austrália, o YoungGuns é um dosmais recentes festivais de publicidade do mundo,com o diferencial de ser voltado ao estímulo denovos talentos, entre 18 e 30 anos, além de sereconomicamente acessível, comparado aos grandesprêmios internacionais.Um arquivo, em pdf, contendo o kit de inscrições— incluindo as principais categorias profissionais(advertising e design) e a de estudantes — pode serbaixado do site www.ygaward.com, onde tambémestão disponibilizadas informações gerais a respeitoda premiação.O YoungGuns engloba 15 categorias, subdivididasem várias outras (53 no total). Em cada uma delassão “disparadas” Balas de Ouro, Prata e Bronze emhomenagem aos três primeiros colocados, sendoque um dentre eles é eleito o “YoungGun Creative ofthe Year”, título pelo qual recebe da organização umtroféu e uma soma em dinheiro.O júri é composto por 13 profissionais de criaçãode renome internacional, que atuam nas melhoresagências do mundo. O diretor responsável pelapremiação é Michael Kean, que reside em Sidney, naAustrália
  • De olho no tipo de atenção que os filmes e osdiretores recebiam no Festival de Cinema de Cannes,membros da Screen Advertising World Association(SAWA) criam o Festival Internacional de FilmesPublicitários. A primeira edição é sediada emVeneza, com 187 filmes inscritos a partir de 14 paísesdiferentes. O formato do prêmio veio da famosaescultura do leão alado na praça de São Marcos, emVeneza. No ano seguinte, o festival transferiu-se paraMonte Carlo. Em 1956, chegou a Cannes. Entre 1956e 1983, a sede do evento se alternaria entre Veneza eCannes.A estrutura da premiação sofre mudanças: os anúnciosde cinema e televisão passam a ser divididos entrecategorias de produto e de serviço.O Brasil estréia no festival com 22 filmes inscritos eganha seus primeiros prêmios, entre eles um Leãode Prata com o comercial ‘O Nobre’, com o ator RaulCortez, para a mortadela Swift.A cidade de Cannes passa a ser a sede permanente dofestival.Para sobreviver ao mau momento do mercadopublicitário na época da Guerra do Golfo e atrairatenção, o festival acrescenta à sua programaçãoseminários e palestras para enriquecimento da formaçãodos profissionais da área.Com a introdução de prêmios para anúnciosimpressos, o nome do evento muda para FestivalInternacional de Publicidade.1954a criação1967separação1971Brasil estréia1984sede fixa1990dificuldades1992novo nome
  • 1998internet1999nova categoria2000Almap na liderança2001Brasil no topo2002direct2005radio e titanium2006promo e outdoorsO crescimento da internet leva à introdução de umanova categoria no festival, a Cyber Lions, para trabalhosno meio digital. Nesse ano, o Brasil mostra sua força: aagência brasileira DM9DDB é eleita a melhor do ano eleva mais um Leão de Ouro, quatro de Prata e seis deBronze, além de um Cyber Lion.É introduzida a categoria Media, voltada aoplanejamento de ações publicitárias em diferentesmídias. Logo em seu primeiro ano, 421 trabalhossão inscritos. A DM9DDB volta a repetir o ótimodesempenho e ganha novamente o prêmio de Agênciado Ano.Outra agência brasileira é escolhida a melhor do ano: aAlmapBBDO, com quatro Leões de Ouro, dois de Prata etrês de Bronze.O Brasil mantém a boa fase ao dominar o pódio. Aagência paulistana F/Nazca é eleita a melhor do ano,seguida pelas também brasileiras DM9DDB e Almap/BBDO, respectivamente 2ª e 3ª colocadas. Nesse ano, ojornal O Estado de S. Paulo passa a ser o representanteoficial do festival no Brasil.Outra nova categoria: a Direct, que premia trabalhos demarketing direto.As categorias Radio e Titanium (para trabalhosinovadores de uso de diversas mídias) são incluídas nacompetição.Mais categorias são incluídas. O marketing promocionalé homenageado com a categoria Promo, enquanto osoutdoors ganham uma categoria própria.
  • Por causa da crise econômica global, há uma reduçãode participação em todos os festivais publicitários.Embora os números oficiais ainda não tenhamsido liberados pelos organizadores do evento, háindicações de que o Brasil terá cerca de 30% menoscomerciais e peças inscritas no geral. Para juradosbrasileiros, esse cenário de retração da participaçãonão só brasileira, mas geral, acentuará ainda mais aqualidade do que será inscrito este ano2009cannes e a crise
  • www.portaldapropaganda.comwww.estadao.com.brwww.wikipedia.orgReferências