Porque meditar?

888 views
656 views

Published on

http://dharmanapratica.blogspot.com.br

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
888
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
81
Actions
Shares
0
Downloads
27
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Porque meditar?

  1. 1. Qual a razão de se usar essa prática milenar? 1º edição
  2. 2. Um remédio eficaz! Qual remédio podemos procurar na farmácia ou pedir para um médico receitar que nos traga equilíbrio emocional, paciência, bem estar por meios saudáveis, concentração e sabedoria ? Nenhum dos convencionais! Mas seu médico ou o farmacêutico pode ser um praticante de meditação e ele irá lhe propor fazer a prática. A prática levada a sério, com constância e algumas instruções iniciais irá melhorar sua concentração e sua forma de viver a vida. Então por que meditar? porque precisamos ter controle do que pensamos, falamos e fazemos. E obtendo concentração podemos perceber a nós mesmos sem reagir a todos os impulsos que nos levam a atitudes geradoras de sofrimentos.
  3. 3. A meditação e seu complemento Para que sua prática seja melhor você precisa ter uma consciência tranquila, quero dizer que se você não cria condições que agitam a mente fica mais fácil a meditação e a sua vida. Por exemplo, a pessoa que mata e rouba ela geralmente ficará preocupada em se esconder ou em mentir para não descobrirem sobre esses atos cometidos por ela. Também tem o caso de você abusar dos desejos, como sexo, comida, bebida, televisão, vídeo game, trabalho, compras, etc. O usar drogas também se encaixa nisso. E porquê isso dificulta o progresso na meditação? Por que quando esses fatores acima estão presentes na vida a mente fica mais agitada do que já é. São pensamentos (preocupações) que estão constantemente vindo a tona, sendo uma obsessão difícil de ser ultrapassada.
  4. 4. Pense bem! A maioria das pessoas ficam felizes ao adquirir alguma coisa ou dependem de pessoas para isso. Essas coisas não são ruins mas se a sua felicidade (tranquilidade) depende disso, uma hora você não terá dinheiro para comprar determinado objeto ou aquela pessoa não gostara de sua presença ou você não verá mais ela do mesmo modo de antes, isso é fato. Essa felicidade você sente em você, com ajuda do outro ou de alguma coisa, então ela está dentro de você e não no outro ou no objeto, senão todos gostariam desse mesmo objeto e/ou pessoa que trouxesse a felicidade. Como ela está dentro de você, o acesso é livre! Porém nós precisamos aprender a acessar essa felicidade (tranquilidade), e a meditação ajuda você a encontrar o caminho!
  5. 5. As consequências da meditaçãoCom uma mente calma, sem preocupações e com sabedoria, vocênaturalmente ficará feliz.Esse é o objetivo de todos os seres, serem felizes, livres de sofrimentos!Quanto mais você conseguir ser concentrado e não reagir a tudo quepensa, melhor será seu dia a dia e o convívio com as outras pessoas.A meditação não fica apenas naquele horário que você reservou para aprática, sua mente vai se transformando e assim você fará tudo meditando.Outra consequência que a meditação irá lhe trazer será a compaixão, comcerteza você quer ver as pessoas ao seu redor bem, exatamente como vocêestá, então basta ensina-las o que você faz para estar tão harmonioso(a) efeliz.E quando você ver que elas também estão se beneficiando da meditação atua felicidade irá aumentar ainda mais.
  6. 6. Conclusão O oriente tem muito material sobre esse assunto, mas o ocidente vem descobrindo os benefícios da meditação e ela está entrando nas casas e nas instituições fazendo a diferença da população ocidental. Não perca tempo e pratique! No começo tem que ter força de vontade para superar as dificuldades que todos tem ao começar alguma coisa que não está acostumado. Naturalmente você sentira vontade de meditar para acalmar os pensamentos depois de um dia difícil e com a prática diária você terá uma mente meditativa desde acordar até dormir. Algumas técnicas de meditação estão no site e você poderá seguir as experiências postadas e relatar as suas! Não se esqueça que o caminho para ser mais feliz e tranquilo tem seus momentos de dificuldade porém você é capaz de passar por eles!
  7. 7. Agradecimento e linksAgradeço à todos que disponibilizaram informações na internet, emapostilas e oralmente para que eu pudesse realizar esse trabalho.Todas as fotos foram retiradas da internet. BUDISMO TIBETANO BUDISMO THERAVADA http://www.cebb.org.br http://casadedharmaorg.org http://odsalling.org/ http://www.acessoaoinsight.net http://kl.chagdud.org/ http://www.sociedadebudistadobrasil.org/ BUDISMO JAPONÊS (ZEN) BUDISMO CHINÊS (CHAN) http://www.monjacoen.com.br/ http://www.budanet.org.br/ MEDITAÇÃO VIPASSANA http://www.dhamma.org/ http://www.sociedadevipassana.org.br
  8. 8. Acesse http://dharmanapratica.blogspot.com.br

×