Leis de Newton
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share

Leis de Newton

  • 9,967 views
Uploaded on

Slide sobre as Leis de Newton

Slide sobre as Leis de Newton

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
9,967
On Slideshare
9,394
From Embeds
573
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
552
Comments
0
Likes
8

Embeds 573

http://fisicalokos.blogspot.com.br 549
http://www.fisicalokos.blogspot.com.br 10
http://fisicalokos.blogspot.com 9
http://fisicalokos.blogspot.pt 5

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação – SEDUC E.E.E.F.M. Cel. Aluízio Pinheiro Ferreira Rolim de Moura – RO Leis de NewtonProfª.: Daniela Fontana Almenara Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
  • 2. Lei da Inércia - 1ª Lei de Newton Somos atirados contra o assento, quando, um ônibus (bicicleta, carro, etc) arranca de repente e inicia o seu movimento .
  • 3. Lei da Inércia - 1ª Lei de NewtonUm cavaleiro é atirado para a frentequando o cavalo para de repente.
  • 4. Lei da Inércia - 1ª Lei de Newton Tanto o condutor como o veículo movem-se com a mesma velocidade. A força foi exercida sobre o veículo e não sobre o condutor. O condutor é projetado para a frente, tende a manter a velocidade que trazia, pois nenhuma força atuou sobre ele.
  • 5. Lei da Inércia - 1ª Lei de Newton Quando o conjunto de forças que atuam num corpo é nula, se o corpo está em repouso continua em repouso, se está em movimento continua com a velocidade que trazia. O que é a Inércia? Chama-se inércia à oposição que qualquer corpo oferece à alteração da sua velocidade. A massa de um corpo determina a sua inércia: quanto maior é a massa de um corpo, mais difícil se torna alterar a sua velocidade.
  • 6. A inércia e a lei da inércia Existe na natureza uma tendência de não se alterar o estado de movimento de uma partícula, isto é, uma partícula em repouso tende naturalmente a permanecer em repouso e uma partícula com velocidade constante tende a manter a sua velocidade constante. Essa tendência natural de tudo permanecer como está é conhecida como inércia. No caso da Mecânica, essa observação a respeito do comportamento da natureza levou Newton a enunciar a sua famosa Lei da Inércia, que diz: "Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso)." Esta é a primeira Lei de Newton.
  • 7. A inércia pode ser pensada como uma propriedadeinata da matéria. Trata-se de um poder deresistir, mediante o qual cada corpo, no que dependerde si, continua no seu estado presente, seja de repousoseja em movimento retilíneo e uniforme.
  • 8. Lei fundamental da dinâmica 2ª Lei de Newton
  • 9. A 2ª lei de Newton A segunda lei de Newton é a lei fundamental da Mecânica. A partir dela e através de métodos matemáticos, podemos fazer previsões (velocidade e posição, por exemplo) sobre o movimento dos corpos. Qualquer alteração da velocidade de uma partícula é atribuída, sempre, a um agente denominado força. Basicamente, o que produz mudanças na velocidade são forças que agem sobre a partícula. Como a variação de velocidade indica a existência de aceleração, é de se esperar que haja uma relação entre a força e a aceleração. De fato, Sir Isaac Newton percebeu que existe uma relação muito simples entre força e aceleração, isto é, a força é sempre diretamente proporcional à aceleração que ela provoca:
  • 10. Lei fundamental da dinâmica – 2ª Lei de Newton
  • 11. Lei fundamental da dinâmica – 2ª Lei de NewtonSempre que num corpo atua um conjuntode forças cuja resultante não é nula, aforça resultante é diretamenteproporcional à aceleração adquirida. Fr = m x a Força Massa resultante (kg) Aceleração (N) (m/s2)
  • 12. Exemplo 1
  • 13. Exemplo 2
  • 14. Resolução
  • 15. Lei fundamental da dinâmica –2ª Lei de Newton QUEDA LIVRE P=mxg Peso (N) Massa (kg) Aceleração da gravidade (m/s2)
  • 16. Exemplo 1
  • 17. Lei ação-reação– 3ª Lei de Newton Quem já teve o “azar” de dar um pontapé numa pedra grande, já sentiu que, embora tivesse exercido uma força sobre a pedra, houve uma reação recíproca da pedra sobre o seu pé.
  • 18. Lei ação-reação– 3ª Lei de NewtonQuando um karateca dá um golpe que parte umatábua sente uma força por parte da tábua que lhepode provocar uma lesão grave na mão.
  • 19. Ação e reação a 3ª lei de Newton As forças resultam da interação de um corpo com outro corpo. É de se esperar, portanto, que, se um corpo A exerce uma força sobre um corpo B (chamada de ação), A também experimenta uma força (chamada de reação) que resulta da interação com B. Newton percebeu não só que isso acontece sempre mas, indo mais longe, especificou as principais características das forças que resultam da interação entre dois corpos. Essa questão foi objeto da sua
  • 20. Lei ação-reação– 3ª Lei de Newton "Para toda força que surgir num corpo como resultado da interação com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo uma outra força, chamada de reação, cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira mas cujo sentido é o oposto da primeira."
  • 21. Lei ação-reação– 3ª Lei de Newton Um dia o senhor Silva deu um murro tão violento na mesa que partiu a mão. Identifique e caracterize o par ação-reação correspondente às forças que estão presentes nesta ação do Sr. Silva, tendo em conta: O ponto de aplicação de cada força do par ação-reação. A intensidade de cada força. O sentido de cada força. Na força referente à ação o ponto de aplicação situa-se na mesa e na força As intensidades das referente à reação o forças ação e reação ponto de aplicação são iguais mas de situa-se na mão. sentidos opostos.
  • 22. Referências http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=9&cad=rja&ved=0CGIQFjAI&url =http%3A%2F%2Fcfq9.wikispaces.com%2Ffile%2Fview%2Fleis- newton1.pps&ei=LVoxUKisO4XX6wGg2YHoCQ&usg=AFQjCNGDuEHvgVSei1eeHkbKb2xF2RN2uQ& sig2=HQxlqlwScl8wk-m_tPpa3Q http://efisica.if.usp.br/mecanica/universitario/dinamica/leis_Newton/ http://www.youtube.com/watch?v=7qqzpIlAzs8