SPP - Design e Direção de Arte

3,403 views
3,228 views

Published on

Palestra apresentada durante a 1ª Semana de Publicidade do Instituto Infnet, realizada entre os dias 25 e 29 de Abril de 2011.

Published in: Education, Design, Business

SPP - Design e Direção de Arte

  1. 1. DESIGN&DIREÇÃO DE ARTE
  2. 2. o fic á Gr DESIGN &DIREÇÃO DE ARTE na p ublic idade
  3. 3. ?DESIGN GRÁFICO
  4. 4. “O Design (de comunicação) é uma atividade intelectual,técnica e criativa preocupada não apenas com aprodução de imagens, mas com a análise, organizaçãoe métodos de apresentação de soluções visuais paraproblemas de comunicação.” ICOGRADA - Conselho Internacional da Associação do Design Gráfico.
  5. 5. “Design Gráfico é a capacidade de criar algo enxuto apartir de várias considerações e habilidade para tirar oexcedente e filtrar o essencial, alcançando a satisfaçãoquando consegue traduzir o desejo do cliente e atingirinteração completa com o receptor.” Ikko Tanaka, tradicional designer gráfico japonês, falecido em 2002.
  6. 6. “Design Gráfico é a mais universal de todas as artes.É tudo o que nos cerca, explicando, decorando,identificando: impondo significado ao mundo. Estánas rua, em tudo que lemos, nos nossos corpos.Encontramos design na sinalização do trânsito, emanúncios, revistas, pacotes de cigarro, comprimidospara dor de cabeça, o logo na nossa camisa, a etiquetado modo de lavar da nossa jaqueta…” Quentin Newark, no livro What Is Graphic Design?
  7. 7. ?DIREÇÃO DE ARTE
  8. 8. “Diretor de Arte: Executivo responsável pelo aspectovisual da publicidade para que seja notada entre osmilhares de anúncios que as pessoas veem diariamente.… os diretores de arte hoje são responsáveis pelo visual,e , consequentemente, pelo caráter e tom do anúncio.” Caroline Marshall no livro Tudo Sobre Publicidade: Guia Pratico de A a Z.
  9. 9. “É ver as coisas de uma maneira diferente,proporcionando ao público algo a descobrir. Saber usarsurpresa, simplicidade, provocação e drama visualpara comunicar a mensagem publicitária. Visualiza eexplora diferentes ideias, discute o uso da imagemem movimento, fotografia, ilustração e tipografia pararealizar essas ideias. Também explora a utilização demeios de publicidade diferentes, a partir de formatostradicionais para novos canais e de comunicaçãoalternativos.” Nik Mahon no livro Basics Advertising: Art Direction.
  10. 10. “Para mim, direção de arte é isso – direcionar a arte.Ter certeza de que as imagens que você produz são tãobonitas, significativas e ricas como você pode criá-las.Uma boa direção de arte pode suscitar emoções e é adiferença entre A e B.” Ben Terrett, designer londrino. continua...
  11. 11. “Para mim, direção de arte é isso – direcionar a arte.Ter certeza de que as imagens que você produz são tãobonitas, significativas e ricas como você pode criá-las.Uma boa direção de arte pode suscitar emoções e é adiferença entre A e B.”A B Ben Terrett, designer londrino. continua...
  12. 12. “A ideia pode vir do redator, do planejamento ou até damulher do presidente da empresa, mas o trabalho dodiretor de arte é levar a ideia visualmente a outro nível.Portanto, se a ideia é termos cavalos cavalgandono oceano, um grande diretor de arte vai pegar X etransformar em Z.” Ben Terrett, designer londrino.
  13. 13. “A ideia pode vir do redator, do planejamento ou até damulher do presidente da empresa, mas o trabalho dodiretor de arte é levar a ideia visualmente a outro nível.Portanto, se a ideia é termos cavalos cavalgandono oceano, um grande diretor de arte vai pegar X etransformar em Z.”X Z Ben Terrett, designer londrino.
  14. 14. DESIGNER XDIRETOR DE ARTE
  15. 15. “ VV: What is the difference between an art director andgraphic designer?DJ: Phisically, it is very different. A graphic designerdesigns with type and does layouts. An art director issomeone who puts together teams of photographers,graphic designers, stylists, etc., in order to conveythe right message. An art director is like an orchestraconductor. ” Dimitri Jeurissen (DJ) no livro de The Education of an Art Director de Veronique Vienne (VV).
  16. 16. O DESIGNER
  17. 17. [ O trabalho do Designer Gráfico está inserido nocotidiano da sociedade através de marcas, logotipos,símbolos, embalagens, livros, jornais, revistas, pôsters,folhetos, catálogos, folders, placas e sistemas desinalização, camisetas, aberturas e vinhetas de cinemae televisão, web sites, softwares, jogos, sistemas deidentidade visual de empresas, produtos e eventos,exposições, anúncios etc. ]
  18. 18. ©
  19. 19. O Diretor de Arte
  20. 20. [ O trabalho do Diretor de Arte está inserido no cotidiano da sociedade através de filmes publicitários para TV e cinema, anúncios para jornais e revistas, outdoor, cartaz, spot de rádio, internet, mídias alternativas, ações promocionais, marketing direto... O Diretor de Arte junto com o Redator*, é responsável por criar uma campanha, com conceito e o seu visual. É dele, a responsabilidade de deixar uma campanha coerente em todas as mídias. ]*Diretor de Arte + Redator = tradicional dupla de criação.
  21. 21. Design &Direção de Arte
  22. 22. Lançamento • 1967 Nova embalagem de Rexona • 1971
  23. 23. Anúncio com promoção deRexona • 1980 Anúncio de Rexona Gradual • 1993
  24. 24. Proteção sob o sol e a lua comRexona • 1996 Lançamento da linha Rexona Teens, uma aposta inédita • 2005
  25. 25. Rexona. Não te abandona. • 2011
  26. 26. Rexona. Não te abandona. • 2011
  27. 27. Rexona. Não te abandona. • 2011
  28. 28. [ Incorporar à comunicação, elementos do design doproduto ou da marca é um recurso que ajuda a fortalecera identidade visual da campanha e a associação destescom o público. ]
  29. 29. [ A questão não é só se ter uma marca para divulgarum determinado produto, ou nesse caso, um serviço. Évocê usar a criação da marca e os seus conceitos comoestratégia de comunicação e divulgação de um serviçoque já possui uma marca ou que está atrelada a umaque as pessoas não entendem como virtuosa. ]
  30. 30. [ Criar novas plataformas de comunicação usando odesign como ferramenta. ]
  31. 31. [ O resultado dessa campanha só foi possível atravésda combinação das habilidades do design e da direçãode arte. ]
  32. 32. ®
  33. 33. [ O conceito visual foi pensado em cima de um símboloque já possui um significado comum para as pessoas.E esse símbolo empresta todo o seu significado para anova marca, que pode ser amplamente explorada sem anecessidade de uma explicação prévia. ]
  34. 34. “ Em propaganda, a boa ideia não é mais um título, umaimagem ou um roteiro genial. A boa ideia é algo bemmais complexo, que tenha o potencial de ser exploradode forma relevante e consistente em muitas peças epontos de contato da marca com os consumidores.” Marcelo Serpa, um dos mais premiados diretores de arte brasileiro, em entrevista.
  35. 35. Obrigada ;) Lia Berbert liaberbert@hotmail.com

×