Projeto dando um tchau para a dengue 2003

5,373 views

Published on

ações desenvolvidas projeto dengue

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,373
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,730
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto dando um tchau para a dengue 2003

  1. 1. IDENTIFICAÇÃO Escola Estadual José Costa Soares Série: 2º ano B Número de alunos envolvidos: 18
  2. 2. TEMA Dando um tchau para a dengue
  3. 3. JUSTIFICATIVA Considerando o crescente número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue na comunidade escolar e, preocupados com o avanço de focos do mosquito Aedes aegypti os alunos do 2º ano B escolheram problematizar o assunto no sentindo de descobrir o que praticar para combater uma enfermidade que parece tão simples, mas que causa tanto mal. Contudo, antes de estabelecer medidas preventivas faz-se necessário conhecer o agente causador e seu desenvolvimento. Dessa forma, visando patrocinar o processo de sensibilização de modo que percebam a gravidade do problema e ao mesmo tempo embutir a responsabilidade de que cada um é cidadão devendo colaborar ativamente do processo de prevenção, controle e erradicação do agente transmissor da dengue, a escola José Costa Soares em sintonia com sua equipe pedagógica desenvolverá este projeto.
  4. 4. OBJETIVOS <ul><li>Sensibilizar as crianças sobre a necessidade das medidas preventivas para garantir o bem estar coletivo. </li></ul><ul><li>Criar atitudes de cuidado com o meio ambiente. </li></ul>
  5. 5. DISCIPLINAS ENVOLVIDAS <ul><li>Língua Portuguesa </li></ul><ul><li>Matemática </li></ul><ul><li>Ciências </li></ul><ul><li>Geografia </li></ul><ul><li>l </li></ul><ul><li>Informática </li></ul><ul><li>Artes Visuais </li></ul><ul><li>Ensino Musical </li></ul>
  6. 6. 1ª ETAPA: Questionar os alunos sobre o tema realizando com eles uma conversa informal e apresentar folders explicativos sobre o tema.
  7. 7. 2ª ETAPA: Pesquisar na internet, utilizando os laptops, sobre como se desenvolve e prolifera o mosquito Aedes aegypti.
  8. 8. 3ª ETAPA: Desenho Interpretativo do desenvolvimento do mosquito nos laptops.
  9. 9. 4ª ETAPA: Projetar do datashow vídeo o sobre a prevenção da dengue.
  10. 10. 5ª e 6ª ETAPA: Realizar pesquisa com adultos para verificar quantas pessoas já tiveram dengue, anotando o quantitativo de pessoas pesquisadas e quantas já tiveram a doença; Confeccionar tabela no caderno reunindo os dados coletados na pesquisa por todos os alunos, utilizando a operação adição.
  11. 11. 7ª ETAPA: Confeccionar no Excel gráfico com os dados coletados.
  12. 12. 8ª ETAPA: Criar junto com os alunos e cantar paródia da Dengue – Ritmo música “Dona Baratinha”
  13. 13. 9ª ETAPA: Realizar com os alunos atividades escritas sobre a dengue e montar painel com as mesmas.
  14. 14. 10ª ETAPA: Promover ronda pelas ruas e residências vizinhas à escola a procura de focos de Dengue e para esclarecer a população sobre os cuidados e a prevenção com o agente transmissor da dengue, entregando panfletos e fixando cartazes.
  15. 15. 11ª ETAPA Montar um filme noticiário com os alunos sobre a dengue
  16. 16. 12ª ETAPA Criar texto coletivo sobre o que as crianças acharam e aprenderam com o projeto
  17. 17. 13ª ETAPA Publicar o projeto no blog dos professores e no da escola.
  18. 18. RECURSOS UTILIZADOS Computadores, papel A4, lápis de cor, Data Show, som, tarefas xerocopiadas, câmera digital, folders explicativos, cartazes, sacos de lixo, laptops.
  19. 19. REGISTROS DO PROCESSO Por meio das atividades escritas desenvolvidas pelos alunos, por meio de fotografias e filmagens bem como relatório do processo feito pelo professor no blog profissional.
  20. 20. AVALIAÇÃO E RESULTADOS A avaliação ocorreu por meio dos questionamentos, das atitudes, da participação e cooperação do trabalho durante a realização do projeto, bem como por meio das conclusões feitas no texto coletivo.

×