resumo maximiano
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
4,502
On Slideshare
4,502
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
55
Comments
0
Likes
1

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Resumo Flavia Tavares de Paiva Estratégia e planejamento estratégicoEstratégia é um conceito usado pelas organizações, que nasceu da guerra. Em quea realização de objetivos significa superar um concorrente.Daí vem à definição de Aristóteles, onde a finalidade da estratégia é a vitoria.Em certos casos, a estratégia tem finalidade maior que é o desempenho em regimede colaboração. Estratégia empresarialNa administração das organizações, a estratégia é o caminho, para assegurar seudesempenho e sua estabilidade.Planejamento estratégicoO planejamento estratégico consiste em estruturar e explicar a visão dos caminhosque a organização deve seguir e os objetivos que deve alcançar. Existem várioselementos nesse processo, especialmente: A missão ou delegação; O desempenho da organização; Os desafios e oportunidades; Os pontos fortes e fracos internos da organização; A habilidade dos planejadores.Esse processo aplica-se à organização absoluta e em cada um de suas partes.As formas de expor a estratégia em pratica na organização e nas áreas funcionaispodem ser chamadas de estratégias operacionais. Processo de planejamento estratégico – visão panorâmica.Um processo sistêmico de planejamento estratégico é uma seqüência de análise edecisões que tem os seguintes componentes principais: Analise de situação estratégica Analise das diretrizes Avaliação do ambiente externo e interno Definição do plano estratégico
  • 2. Analise da situação estratégicaA analise da situação estratégica pode ser o ponto de partida para a elaboração doplano estratégico de uma organização. Os principais elementos da analise dasituação estratégica são: Missão da organização; Desempenho da organização; Vantagens competitivas; Estratégias vigentes. Analise do ambienteA analise das ameaças e oportunidades do ambiente é um dos pilares doplanejamento estratégico.Existem maneiras de se dividir um ambiente em componentes para facilitar aanalise, são os seguintes: ramo de negócios, mudanças tecnológicas, ação econtrole do governo, conjuntura econômica, tendências sociais. Analise internaÉ a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização, sendo outra basedo processo de planejamento da estratégia. Elaboração do processo estratégicoA elaboração de um plano estratégico é a conseqüência da analise das ameaças eoportunidades do ambiente e dos pontos fortes e fracos da organização. Um planoestratégico define três elementos básicos: missão, objetivos e estratégicas. Classificação das estratégicasA forma de elaborar e implementar o planejamento estratégico varia de umaorganização para a outra.Desta forma as estratégias podem ser comparadas e classificadas em tipos oucategorias. Estratégias segundo Igor Ansoff: Penetração no mercado →exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais. Desenvolvimento de mercado →produtos tradicionais em novos mercados. Desenvolvimento de produto →produtos novos em mercados tradicionais. Diversificação →novos produtos em novos mercados. Estratégias segundo Poter:
  • 3. Diferenciação →identidade forte do produto. Liderança do custo →baixo custo e baixo preço do produto. Foco →atuação em nichos de mercado Estratégias segundo Miles e Snow: Defesa →permanência no mesmo mercado Prospecção→busca de novas oportunidades Analise →atuação em dois tipos de mercado Reação→incapacidade de fazer ajustes Estratégias segundo Samuel certo : Estabilidade→permanência no mesmo mercado Crescimento→busca de novas oportunidades Redução de despesas→eliminação de desperdício Estratégias combinadasQuando a organização é muito grande, é preciso usar diversas estratégiassimultaneamente, ou em diferentes momentos, dependendo das circunstancias.Desta forma o mesmo ambiente pode oferecer diferentes ameaças e oportunidadespara diferentes negócios, os pontos fortes e fracos podem ser completamentediferentes do que há nos outros. Necessitando de diversas estratégias quefuncionem em harmonia. Implementação da estratégiaPara realizar a missão, as estratégias e os objetivos estratégicos, a organizaçãoescolhe diferentes cursos de ação, chamados de estratégias funcionais eoperacionais, que se encadeiam em meios e fins.As ações nas áreas funcionais juntam-se a outras formas de colocar o planoestratégico em pratica. Os planos estratégicos podem ser implementados por meiode: Planejamento e ação nas áreas funcionais. Estrutura organizacional. Políticas, procedimentos e planos operacionais. Projetos.
  • 4. ReferenciasMaximiano, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. - 6. Ed.rev. e ampl. - São Paulo: Atlas, 2004.