Hidrografia brasileira
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

Hidrografia brasileira

on

  • 1,185 views

 

Statistics

Views

Total Views
1,185
Views on SlideShare
1,185
Embed Views
0

Actions

Likes
0
Downloads
25
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

CC Attribution License

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Hidrografia brasileira Presentation Transcript

  • 1. Hidrografia do Brasil
  • 2. Bacias Hidrográficas do Brasil
  • 3. Bacia Amazônica Abrange BRA, GUI, VEN, COL, PER, BOL. Drena 46% das terras brasileiras. Rio principal: nasce Uacayli-Marañon no Peru, no Brasil se chama Solimões e no encontro com o Negro se torna Amazonas até desaguar na ilha do Marajó, foz mista. Maior rio – 7.075km. Afluentes das Guianas e Planalto Central. Rio de planície, transporte fluvial. Afluentes de planalto, grande potencial hidrelétrico pouco aproveitado.
  • 4. Bacia Tocantins-Araguaia Maior bacia inteiramente brasileira. Rios formadores: Tocantins e Araguaia, nascem em Goiás. Araguaia deságua no Tocantins em Marabá até desaguar no Golfão Amazônico. No rio Tocantins está a maior ilha fluvial do mundo – Ilha do Bananal com área de 13 mil km². Usina: Tucuruí no Tocantins, alimentar o Projeto Carajás. Responsável pelo surgimento do MAB, por causa da formação de um grande lago artificial na região do povo Gavião.
  • 5. Bacia do São Francisco Rio principal é o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra, percorre os estados de MG, BA, PE, AL e SE. É o Nilo brasileiro, percorre o semi- árido sem secar. Importante para as populações ribeirinhas, desde a ocupação dos sertões brasileiros. Usinas: Três Marias, Sobradinho, Paulo Afonso I, II, III, Moxotó, Itaparica e Xingó, complexo Chesf. Navegável nos trechos de MG a BA. O projeto de transposição do rio desperta temor pela vazão do rio em baixo curso, que pode ser seriamente prejudicada.
  • 6. Bacia do Paraná Faz parte da Bacia Platina. Rio principal é o Paraná, que nasce do encontro dos rios Grande e Paranaíba, até desaguar no Atlântico. Maior aproveitamento hidroelétrico do Brasil. Usina Binacional: Itaipu, segunda maior do mundo, Brasil e Paraguai. Recebe águas do Tietê, Paranapanema, Iguaçu e seus formadores. Possui uma hidrovia apesar de ser rio de planalto, a Tietê- Paraná.
  • 7. Lagos e o Aquífero do Guarani Não são comuns no Brasil Destaque para a Laguna dos Patos, RS, a maior do Brasil com 10 mil km². Aquífero do Guarani: maior reserva de água subterrânea da América do Sul; Área de 1,2 milhão de km²; Abrange BRA (840.800 km²), PAR, URU e ARG. A sedimentação de areia eólica e preenchimento com água determinou uma reserva de 48.000 km³, suficiente para fornecer água para a população brasileira por 3.500 anos. MATERIAL ADAPTADO DA INTERNET