Agropecuária mundial e os sistemas agrários

13,617 views
13,105 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,617
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8
Actions
Shares
0
Downloads
307
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Agropecuária mundial e os sistemas agrários

  1. 1. AS ATIVIDADESAGROPECUÁRIAS E OS SISTEMAS AGRÁRIOS
  2. 2. A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária passou por profundas transformações, desde a pré- história até os dias de hoje. Do estagio da caça e da coleta, a humanidade chegou ao plantio, no final do Neolítico ( 8000-5000 a.C)
  3. 3. O plantio desenvolveu inicialmente nas margens dos rios: -Nilo (Egito) -Ganges (Índia) -Tigre e Eufrates (Mesopotâmia) -Yang-tse-Kiang (China)
  4. 4.  Desde o início a agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida. Com o processo e a descoberta de técnicas modernas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas, como, por exemplo, áreas desérticas, em Israel e na Califórnia, que apresentam excelentes resultados nesse setor.
  5. 5. AS GRANDES MUDANÇAS NO CAMPO ACONTECERAM COM: -REVOLUÇÃO INDUSTRIAL -REVOLUÇÃO URBANAQUE CAUSOU A SAIDA DA POPULAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE.
  6. 6. A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora de (matéria prima e alimento) e consumidora de (maquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da industria. Como a industria não desenvolveu em todos os países do mundo, além de ter adotado processos diferentes em países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados , a agricultura também assumiu características diferentes em cada um desse países, após a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
  7. 7.  Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudomodernização do campo resultou em um êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados e miseráveis nas cidades. Países que vivem basicamente da agricultura tentam evitar a fome e manter um modo de vida ligado ao campo.
  8. 8. PRINCIPAIS PRODUTOSAGRÍCOLAS DO MUNDO E OS MAIORES PRODUTORES
  9. 9. TRIGO- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO POR TONELADA CHINA 112 EUA 69 ÍNDIA 66
  10. 10. ARROZ- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO POR TONELADAS CHINA 198 ÍNDIA 124 INDONÉSIA 50
  11. 11. SOJA- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO EM TONELADAS EUA 74 BRASIL 26 CHINA 18
  12. 12. LARANJA- MAIORES PRODUTORES PAÍSES PRODUÇÃO POR TONELADAS BRASIL 22.872 EUA 12.571 MÉXICO 4.005
  13. 13. CAFÉ- MAIORES PRODUTORES PAÍSES MILHÕES DE SACAS BRASIL 28,6 COLÔMBIA 12,1 INDONÉSIA 7,0
  14. 14. PECUÁRIA: PRINCIPAIS REBANHOS E MAIORES PRODUTORES Paises Milhões de cabeças ÍNDIA 196 Bovinos BRASIL 165 CHINA 108 Paises Milhões de cabeças CHINA 457 Suínos EUA 56 BRASIL 31 Paises Milhões de cabeças CHINA 133Ovinos AUSTRÁLIA 123 IRÃ 51
  15. 15. OS SISTEMAS AGRÁRIOS Os principais sistemas agrícolas mundiais são:agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna. Apesar de serem muitas as formas de praticar a agricultura, todos os sistemas agrícolas têm três fatores básicos: -O CAPITAL -A TERRA -O TRABALHO
  16. 16. AGRICULTURA ITINERANTE A agricultura itinerante, praticada comtécnicas rudimentares, provoca oesgotamento dos solos.
  17. 17. AGRICULTURA DE JARDINAGEMÉ praticada na ÁSIA, JAPÃO , INDONÉSIA e TAILÂNDIA são alguns dos países onde o arroz é cultivado em planícies inundáveis e até em áreas montanhosas onde são construídos terraços. As principais características da jardinagem são: escassez de espaço para o plantio, utilização de numerosa mão-de-obra manual, pequena propriedade agrícola, elevada produtividade,uso de adubos e irrigação. É uma área policultora , uso de adubos e irrigação.
  18. 18. AGRICULTURA MODERNAÉ a agricultura típica de países desenvolvidos, como EUA. Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequena mão - de – obra, uso intensivo de máquinas, e técnicas modernas de caráter empresaria e grandes propriedades de terra.
  19. 19. PLANTATIONÈ o sistema agrícola típico dos países subdesenvolvidos. Suas características compreendem o latifúndio(grande extensão rural), a monocultura (cultivo de um só produto) e mão de obra barata e desqualificada, com o objetivo de exploração. A plantation ocupa áreas do Brasil, Colômbia, América continental e insular, África e Ásia.
  20. 20. PRINCIPAIS PRODUTOS CULTIVADOS EM PLANTATIONMAIORES PRODUTORES DE CANA-DE-AÇÚCAR PAÍSES PRODUÇÃO (milhões de toneladas) BRASIL 333 ÍNDIA 271 CHINA 84
  21. 21. MAIORES PRODUTORES DE CACAU PAÍSES PRODUÇÃO (milhões de toneladas) COSTA DO MARFIM 1,1 GANA 0,4 INDONÉSIA 0,3
  22. 22. A BIOTECNOLOGIA E OS GRANDES GRUPOS ECONÔMICOS DA AGROPECUÁRIA A agricultura e a pecuária movimentam um importante mercado controlado por conglomerados e HOLDINGS transnacionais. MAIORES PRODUTORES TRANSNACIONAIS NO RAMO DE ALIMENTOS: EMPRESAS PAÍSES Unilever Países Baixos e Reino Unido Nestlé Suíça Danone França Anderson Clayton EUA Campbell EUA
  23. 23. AGRICULTURA ORGÂNICA Sãoprodutos cultivados tendo em vista cuidados com o meio ambiente e com a saúde ADAPTADO DA INTERNET

×