[Advpl]   guia de configuração
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Like this? Share it with your network

Share
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
  • Bom post!
    Tem um site de ADVPL Protheus que tem muitas dicas: http://microsigadvpl.blogspot.com
    Abraço.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,866
On Slideshare
1,866
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
33
Comments
1
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.111. Acessando TOTVS ServerPara acessar a perspectiva TOTVS Server, ou qualquer outra, selecione-a através do seletorde perspectiva (Tela 28 C) ou pelo menu Janela | Abrir perspectiva | Outros e selecione TOTVSServer.Tela 28: Seletor de perspectivaA perspectiva TOTVS Server é semelhante a:Tela 29: Perspectiva “TOTVS Server”Onde temos:Servers Extension (Tela 29 A) – podemos definir quais servidores que vamos utilizar,permitindo também, efetuar configurações e obter informações sobre o processamento(quando disponível).TOTVS ServerOutline (Tela 29 B) – permite uma navegação rápida entre as opções/abasde configuração de um servidor previamente selecionado.
  • 2. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.12Abas informativas (Tela 29 C) – contém algumas visões (views) com informações adicionaissobre o servidor, tais como usuários conectados e pelo menu de contexto desta, algumasoperações com o servidor.2. Servers Extension: Menu de contextoTela 30: Visão “Server Extension”Para acessar as ações disponíveis, acione o menu de contexto sobre o elemento “Servidores”da árvore de navegação. As opções são:Opção Descrição da funçãoNovo Grupo deServidoresPermite criar um elemento na árvore que agrupa servidores.Servidor deAplicaçãoApresenta a lista de tipos de servidores disponíveis.Servidor 4GL Inicia a configuração de um servidor com suporte a 4GL.Servidor 4GLP Inicia a configuração de um servidor com suporte a 4GLP.Servidor Adv/PL Inicia a configuração de um servidor com suporte a Adv/PL.Servidor Interno Inicia a configuração de um servidor com suporte a Adv/PL, pré-configurado e de uso exclusivo a partir do TDS Developer Studio.ServidorDBAccessApresenta a lista de tipos de servidores disponíveis.ServidorDBAccessInicia a configuração de um servidor DBAccess.Conexões ativa Força uma atualização das abas informativas, para os servidoresconectados.
  • 3. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.13Adicionando um servidorPara adicionar um servidor, acione o menu de contexto sobre o elemento “Servidores” daárvore de navegação da visão Server Extension (Tela 30 A), acione a opção Servidor deAplicação | Servidor Adv/PL (ou o que lhe melhor convier). Aguarde que será inicializado umassistente semelhante a:Tela 31: Assistente para novo servidorInforme os dados solicitados e finalize, obtendo algo semelhante a:Tela 32: Propriedades de um servidorNOTA: Para acessar a visão de edição de propriedades (Tela 32 B) de um servidor, efetueum duplo-click no elemento que identifica o servidor (Tela 32 A).
  • 4. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.14Você pode editar ou corrigir os dados de conexão deste servidor modificando os dadosdisponíveis nas páginas (na parte de baixo da visão) e acionando a salva através do atalho ctrl+ S ou ao trocar de página. No menu de contexto deste elemento, temos:Opção Descrição da funçãoConectarServidorConecta-se ao servidor conforme as informações constantes naconfiguração(Tela 32 B).Remover Remove as configurações do servidor, tornando-o inacessível.Após efetuar a conexão com o servidor, o menu de contexto passa a ter:Opção Descrição da funçãoDesconectarServidorEncerra a conexão com o servidor.Conexões ativas Força uma atualização das abas informativas, para os servidoresconectados.Para o Servidor Envia ao servidor um comando de parada (shutdown)Desabilita conexão Envia ao servidor um comando para rejeitar novas conexões.Conectando-se ao servidorApós a configuração de um servidor, acione o menu de contexto sobre o elemento na árvore denavegação e acione a opção ”Conectar Servidor“.NOTA :Os servidores com suporte a Adv/PL irão solicitar algumas informações antes deefetuar a conexão. Informe os dados solicitados. Se desejar, pode salvar o “Usuário” e“Senha” em um local seguro acionando a opção “Salvar as informações de login emlocal seguro”.Tela 33: Conexão com servidor Adv/PLDurante e após o processo de conexão, acompanhe as ocorrências na visão console.
  • 5. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.15Tela 34: Aba informativa consoleNOTAS :e ela não estiver visível,acesse o menu Janela | Apresentar visão | Outros e na árvore de navegação apresentada,abra Geral e acione Console.Configuração do servidorApós a conexão, na área de editores, você terá algumas informações (Tela 35 B) sobre oambiente do servidor e acessando qualquer uma das páginas (Tela 35 C) disponíveis, efetuarmodificações de configuração e salvando-as ao acionar ctrl+S ou trocando-se a página.Parasaber como configurar e o que pode ser configurado em cada um dos servidores, consultedocumentação específica.Servidor Adv/PLServidor 4GLServidor ABLServidor DBAccessTela 35: Servidor conectadoNota: A partir da versão 11.1.27.201210011603 liberado em 01/09/2012, foi introduzidoconfiguração de segurança na edição de configurações dos servidores.Por padrão, a edição deconfigurações é negada a qualquer usuário. Para liberar a edição:Abra o arquivo “appServer.ini” com um editor de textos simples. Este arquivo encontra-se nodiretório do servidor de aplicações Protheus (appServer.exe);Adicione a sessão e chaves abaixo:[TDS]ALLOWEDIT=Salve o arquivo.
  • 6. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.163. Iniciando o TOTVS | Developer StudioPara iniciar o uso do TOTVS | Developer Studio, execute o procedimento adequado aoseu sistema operacional. Assim que este iniciar, lhe será solicitado que informe o localda área de trabalho (workspace).Área de trabalho (workspace) – Local onde seus trabalhos podem ser armazenadose/ou acessados via ligação simbólica (symbolic link) ou fisicamente, informações degerenciamento e organização dos fontes e outras informações necessárias aofuncionamento do TOTVS | Developer Studio.Você pode manter quantas áreas detrabalho desejar, organizando seus trabalhos da forma que você achar maisconfortável e natural. Por exemplo, mantendo uma área para cada produto/versão,cliente, projetos pessoais, etc.Usando as ligações simbólicas (symbolic links), vocêpode compartilhar diretórios e arquivos, que são comuns a vários projetos.Na caixa de texto “workspace” (Tela 7 A), selecione um diretório para ser o ponto departida (diretório raiz) da sua área. Logo abaixo, você tem uma caixa de marcação (Tela7 B) na qual você pode optar para que esta seja a sua área de trabalho padrão. Se você amarcar, na próxima vez que entrar no TOTVS | Developer Studio, não lhe será solicitadoa área. Caso o diretório selecionado não exista, este será criado.Tela 7: Seleção da área de trabalho (workspace)NOTA : Utilize esta opção se você não pretende ter várias áreas ou se ela for a áreaem que você costuma trabalhar. Nos menus do TOTVS | Developer Studio, você teráacesso a um gerenciador de áreas de trabalho ou solicitar a troca da área em tempode execução.Recomenda-se que a área de trabalho seja colocada em diretório diferente do local deinstalação do TOTVS | Developer Studio. Este procedimento facilitará manter cópias desegurança e futuras atualizações do produto.
  • 7. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.17Após a seleção da área de trabalho, aguarde alguns instantes enquanto o TOTVS |Developer Studio é inicializado e apresente a tela de boas-vindas.Tela 8: TOTVS | Developer Studio sendo inicializadoTermo de aceitePara a plena utilização do TOTVS | Developer Studio, é necessário que você aceite otermo de utilização. Leia-a com atenção e se estiver de acordo, preencha os campossolicitados, acione a opção “Aceito os termos” e envie-o. Este será validado por um denossos servidores e se estiver correto, o TDS passará para a tela de “Bos Vindas”, caso
  • 8. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.18contrário lhe será apresentado o motivo da recusa.Tela 9: Termo de aceite do TOTVS | Development StudioBoas-vindasVocê pode fechar a aba de boas-vindas acionando o X (Tela 10 A). Caso deseje acessaresta aba novamente, acione menu Ajuda | Boas-vindas.
  • 9. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.19Tela 10: Tela de Boas-VindasEsta tela de boas vindas, contém indicações de onde você pode obter documentaçãomais completa e com indicações das primeiras tarefas a serem executadas por você, paracustomizar o TDS a suas necessidades de desenvolvimento. É provável, que você estejavendo parte das telas em inglês. Este é o idioma padrão do Eclipse, que é a base deconstrução do TDS. Para colocá-lo em seu idioma veja o TOTVS Developer Studio noseu idioma”, que está no final do manual.Tela principalSe ainda não o fez, feche a aba de boas-vindas.Como já dito, o TOTVS | DeveloperStudio, foi construído sob o Eclipse Endereço web dos responsáveispelo Eclipse: http://www.eclipse.org/,(acessado em Fevereiro/2012). Que é umaferramenta de uso geral configurável e extensível para várias tarefas. Caso você tenhafamiliaridade com o Eclipse, verá que o funcionamento do TOTVS | Developer Studio épraticamente o mesmo de quando o utilizamos para desenvolvimento em Java ou outraslinguagens suportadas por ele.Se você não conhece o Eclipse, passaremos aqui asinformações primordiais, para que possa utilizar o TOTVS | Developer Studio e casoqueira se aprofundar, recomendamos a leitura de “Eclipse Indigo (3.7) Documentation“.Para acesso a citada documentação (em inglês),acesse: http://help.eclipse.org/indigo/index.jsp (acessado em Fevereiro/2012)Atentarque algumas informações disponíveis nesta documentação podem não existir ou serdiferentes no comportamento ou em algum detalhe em função das especificidades doambiente Protheus e neste caso, trataremos aqui.Para obter material sobre o Eclipse em
  • 10. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.110sue idioma, efetue uma busca em sites de busca, que há farto material disponibilizadopor terceiros.O TOTVS | Developer Studio é uma ferramenta de desenvolvimento integrada (IDE).Por isso, você possui uma vasta gama de funcionalidades, tais como edição deprogramas, execução, depuração (debug),análise de desempenho, configuração deservidores e muitas outras funcionalidades. Para ativá-las é necessário instalaradicionais ao seu TDS.Instalação de adicionaisAcesse o “Gerenciador de Atualizações” do TOTVS | Developer Studio, acionando omenu Ajuda | Instalar novo software…. Lhe será apresentada uma janela semelhante a:Tela 11: Instalação de adicionais (plugins)Os adicionais (plugins), são pacotes de softwares que adicionam capacidades ou estendefuncionalidades já existente ao TDS. Tomaremos como exemplo, que desejamosdesenvolver aplicativos utilizado a linguagem de programação Adv/PL.No campo “Work With” ( Tela 11 A), informe (digitando ou colando) o endereço dopacote a ser adicionado, no nosso caso será http://ds.totvs.com/updates/advpl, que foiobtido no site http://ds.totvs.com;
  • 11. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.111Acione ENTER e após alguns instantes, lhe será apresentada uma árvore ( Tela 11 B),para a seleção dos adicionais desejados. Selecione “Adv/PL”;Acione “Avançar” ( Tela 11 C) e siga as instruções do “Gerenciador de Atualizações”.PerspectivasAs funcionalidades adicionadas ou estendidas por adicionais (plugins), são agrupadasem perspectivas (perpectives). Ao instalar um dos adicionais do TOTVS | DeveloperStudio, ele virá com as perspectivas básicas para o desenvolvedor de produtos TOTVS.Perspectivas (perspective) – São “configurações” pré-definidas, que podem sercustomizadas pelo desenvolvedor, que permite de uma forma rápida, modificar oseu ponto de vista (perspectiva) em relação ao trabalho que esta sendo executadoou que seja necessário fazer na perspectiva, você tem uma ou mais visões, que serelacionam de alguma forma entre si e com o trabalho a ser executado.Você pode selecionar uma perspectiva utilizando as opções disponíveis através dosbotões e ícones de seleção, presentes na barra de ferramentas (Tela 12 C).Tela 12: Seletor de perspectivaOu acessando o menu Janela | Abrir perspectiva | Outros…, você terá acesso a outrasperspectivas. A perspectiva inicial é a “Informações (Resources)”, que neste momentonão nos é interessante. Acesse a seleção de perspectivas (conforme citado) e selecione aperspectiva Totvs Developer ().
  • 12. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.112Tela 13: Seleção de perspectiva “TOTVS Developer” Na janela principal, além doseletor de perspectiva (Tela 14 C), também temos: Menu principal (Tela 14 A), barra deferramentas (Tela 14 B), navegador de projetos (Tela 14 D), estrutura deprogramas/classes (Tela 14 E), área de editores (Tela 14 F), abas informativas e retorno(Tela 14 G) e área de trabalho das abas informativas (Tela 14 H) e barra de status e
  • 13. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.113menu de acesso rápido (Tela 14 I).Tela 14: Perspectiva “TOTVS Developer” selecionadaTodos os elementos, exceto o menu principal e barra de ferramentas, são denominadosde visões (views) e são acopláveis (dockable).Visão (view) – As visões são janelas acopláveis (dockable) que adicionamfuncionalidades ou informações a perspectiva atual. Para ativar uma visão, acesseo menu “Janela | Visão | Outras” e na árvore de navegação apresentada, localize avisão desejada e selecione-a. Se desejar, pode fechar uma visão acionandoo X existente ao lado do titulo dela.Janela acoplável (dockable) - Essa característica permite que você configure ovisual da forma que lhe for mais conveniente. Experimente arrastar uma dasvisões que estão em abas informativas e você verá que conforme for semovimentando pela tela, aparece um quadro pontilhado indicando onde você vaiacoplá-la se soltar o botão do mouse.1. Iniciando um projetoA organização inicial de um trabalho, é o projeto. Em cada área de trabalho (workspace)você pode colocar quantos projetos desejar e faz a administração através da visão“TOTVS Explorer”.
  • 14. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.114Tela 15: Visão “TOTVS Explorer”Logo abaixo do título da aba e da barra de ferramentas, acione o menu de contexto e nasopções apresentadas acione Novo | Outras…. ou Importar. Lhe será apresentado oassistente de novos elementos ou assistente de importação (conforme a opção utilizada).Tela 16: Assistente de novos elementosNota: Dependendo do licenciamento e versão do “TDS”, algumas opções podem estarindisponíveis ou não existirem.Utilizando a árvore de navegação, localize “TOTVS Wizard”, expanda-o e obterá asopções (Tela 16 destacado).Importar projeto Adv/PL – A partir de um arquivo de projetos (prj) lhe é preparadoum projeto “TOTVS”.Novo Projeto TOTVS – É inicializado um projeto “TOTVS” vazio, contendo umaestrutura básica.NOTA : O arquivo de projeto (*.prj) é utilizado somente no momento da importação.Qualquer modificação posterior neste arquivo, não será refletido no projeto importadopara o “TDS” e vice-versa.Selecione a opção que melhor lhe atende e prossiga com aexecução do assistente.Importar projeto Adv/PL
  • 15. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.115Tela 17: Assistente de importação de projetos DevStudioSelecione o arquivo de projetos DevStudio (*.PRJ) (Tela 17 A) desejado. Paraselecionar mais de um projeto, acione a tecla Control junto com o botão direito, porémestes projetos devem estar sob o mesmo diretório;Indique se você quer importa-lo como um novo projeto (Tela 17 B), ou não. Casodesmarque esta opção, deverá selecionar o “Destino” deste projeto.Indique o método de de importação(Tela 17 C);Manter os fontes no diretório de origem (legado) – Ao utilizar esta opção, as pastas(folders) e arquivos serão anexados ao projeto TOVS por meio de uma ligaçãosimbólica (symbolic link), ou seja, os arquivos continuam nos diretórios de origem euma referência a ele é criada. Qualquer edição efetuada, usando-se o TDS ou qualqueroutro editor externo, será refletido em ambos os ambientes. Como trata-se de umaligação simbólica, ao acionar a remoção, você irá apagar apenas a referência e não oarquivo fisico.Copiar arquivos para a area de trabalho do TDS – Esta opção, efetua uma cópia físicadas pastas (folders) e arquivos referenciados pelo arquivo de projeto (*.prj) para dentroda área de trabalho (workspace) em uso. Neste caso, qualquer alteração efetuada emuma das cópias, não será refletido no outro ambiente.Em “Diretórios para Busca” (Tela 17 D), adicione os diretórios que deverão serpesquisados para resolução de arquivos de definições (*.ch) que são referenciados nosfontes. Ao lado direito, você tem os botões para efetuar estas operações. Além disso,
  • 16. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.116você pode adicionar referencia a outras configurações desta lista de busca, que seráutilizada juntamente com os que informar. Para detalhes, veja “Configuração dediretórios de busca”.As ligações (Tela 17 E), lhe dão acesso aos outros locais de definição de lista de busca;Finalize a edição e aguarde o processamento. Ao final, obterá algo semelhante a Tela18.Tela 18: Perspectiva TOTVS Developer após a importação de um arquivo deprojetos (.prj)Na visão TOTVS Explorer, você tem as pastas (folders) (Tela 18 A) e os arquivos doprojeto. Repare que os arquivos estão identificados com um ícone contendo umapequena seta, indicando que trata-se de uma ligação simbólica (symbolic link). Navisão Console (Tela 18 B), você tem as ocorrências durante o processo de importação.Novo Projeto TOTVSEsta opção inicializa um projeto TOTVS, com sugestão de estrutura de pastas (folders).
  • 17. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.117Tela 19: Assistente de novo projeto TOTVSInforme o nome do projeto (Tela 19 A);Em “Diretórios para Busca” (Tela 19 B), adicione os diretórios que deverão serpesquisados para resolução de arquivos de definições (*.ch) que são referenciados nosfontes. Ao lado direito, você tem os botões para efetuar estas operações. Além disso,você pode adicionar referencia a outras configurações desta lista de busca, que seráutilizada juntamente com os que informar. Para detalhes, veja “Configuração dediretórios de busca”.As ligações (Tela 19 C), lhe dão acesso aos outros locais de definição de lista de busca;Finalize a edição e aguarde o processamento. Ao final, obterá algo semelhante a:Tela 20: Novo projeto TOTVS inicializado2. Gerenciamento de projetosNa aba TOTVS Explorer, utilizando o menu de contexto você pode gerenciar seusprojetos. As opções do menu de contexto, dependerá do item da árvore de navegação(Tela 19 A) que esta selecionado.
  • 18. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.118Menu de contextoTela 21: Elemento “Projeto”Tela 22: Elemento “pasta (folder)”Tela 23: Elemento “Arquivo”O menu de contexto, será apresentado de acordo com o tipo de elemento. Veja abaixo asopções do menu de contexto, conforme o elemento:Aplica-se a Opção Descrição da funçãoNovo Submenu para novos elementos.Projeto Inicializa um novo projeto by You Studio.Arquivo Inicializa um novo arquivo.Pasta Inicializa uma nova pasta.Outros Inicializa o assistente de novos elementos.Vai para Coloca o elemento selecionado, como sendo oelemento raiz do navegador(temporariamente). Para restaurar acione“Para cima” na barra de ferramentas, logoabaixo do titulo.Copiar ctrl+C Copia o elemento para a área de transferência(clipboard).Colar ctrl+V Cola o conteúdo da área de transferência(clipboard).
  • 19. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.119Remover DELETE Remove o elemento da árvore.Renomear F2 Modifica o nome do elemento.Importar… Inicia o assistente de importação.Exportar… Inicia o assistente de exportação.Atualizar F5 Atualiza a árvore de navegação.Atualizar definição WSDL No caso do arquivo-fonte conter umadefinição de cliente de web-service, o mesmoé reprocessado.Fechar projeto Fecha o projeto, mas mantem o elemento.Fechar projetos nãorelacionadosFecha todos os projetos que não estãorelacionados entre si.Recompilar Recompila todos os elementos do projeto oupasta (folder).Compilar Compila todos os elementos que forammodificados ou que não existam no repositório(RPO).1Executar como… Permite executar o projeto1.Configurar execução… Permite editar configurações de execução.Depurar como.. Permite executar o projeto em mododepuração (debug)1.Configurar depuração… Permite editar configurações de depuraçãoEquipe Opção que permite gerenciar trabalhos emequipe.Comparar com… Inicia o processo de comparação entreelementos.2Restaurar do históricolocal…Permite recuperar versões anteriores a partirdo histórico local.2Fonte Sub-opções relacionadas a fontes do projetoFormatar Executa a formatação de arquivos-fonte.Propriedades alt+ENTER Apresenta uma janela com informações sobreo elemento
  • 20. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.120Projeto: PropriedadesTela 24: Propriedades do elemento “projeto”Ao acionar a opção “Propriedades alt+ENTER “, você pode verificar e editar algumasinformações sobre o projeto. Para detalhes da opção “Includes”, veja “Configuração dediretórios de buscas”.NOTA: Algumas propriedades serão propagadas para todas as pastas (folders) earquivos.A opção “Construtores”, permite você desativar ou ativar o “TOTVS Verificação desintaxe”, que é processado quando o “TDS” percebe que houve alterações no arquivo.Quando isso ocorre, executa-se uma verificação da sintaxe dos arquivos-fontes.Tela 25: Propriedade “Construtores” do elemento “projeto”
  • 21. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.121Pastas: PropriedadesTela 26: Propriedade do elemento pasta (folder)Ao acionar a opção “Propriedades alt+ENTER “, você pode verificar e editar algumasinformações sobre a pasta (folder). Para detalhes da opção “Run/Debug Settings”, veja“Trabalhando com projetos: Execução”. Algumas propriedades serão propagadas paratodas as subpastas e arquivos.Arquivos: Propriedades
  • 22. Guia de configuração TOTVS Developer Studio 11.122Tela 27: Propriedades do elemento arquivoAo acionar a opção “Propriedades alt+ENTER “, você pode verificar e editar algumasinformações sobre o arquivo. Para detalhes da opção “Run/Debug Settings”, veja“Trabalhando com Projetos: Depuração” e de “Breakpoint Properties”, veja “Depuraçãode Projetos: Depuração: Pontos de parada”.