Anúncios posicionamento pdf2

919 views
760 views

Published on

Disciplina Criação III - Profª Débora P. Andrade

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
919
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Anúncios posicionamento pdf2

  1. 1. Segmentação e Posicionamento . Marketing de Massa: Produção, distribuição e promoção em massa de produtos e serviços para todos potenciais compradores. Segmentação de Mercado: Produção, distribuição e promoção de produtos e serviços para compradores especificamente agrupados.
  2. 2. Marketing de Massa Custos e preços mais baixos ou maiores margens. Maior mercado potencial. Abordagem pulverizada.
  3. 3. Marketing de Massa Exemplo: Coca-cola 1886 – Nascimento do “tônico para o cérebro” , o fenômeno Coca –Cola. 1915 – Criação da embalagem – ícone do séc. XX Coca Cola: Opção única de garrafas de 200 ml.
  4. 4. Marketing de Massa Exemplo: Ford 1903 – Henry Ford – Visão de produção em massa. Fundação da Ford com o modelo A (600 unidades mês). 1908 – Modelo T. Novas técnicas de produção em massa. 1919 – Fabricação de 1 automóvel por minuto. De 1908 – 1927 – 15 milhões de Modelos T vendidos. 57% de market share. “Qualquer cor, desde que preto”. 1927 – A fábrica pára e após 6 meses relança o Modelo A. (750.000 pedidos em 6 semanas).
  5. 5. Segmentação.  Mercados não homogêneos.  Maior diferenciação entre consumidores.  Novos perfis.  Maior variedade de meios.  Abordagem direcionada.
  6. 6. Segmentação. Segmentação de Mercado: Pesquisa para identificação de segmentos. Vantagens: Planejar, definir preços, divulgar e fornecer produtos/serviços que melhor satisfaçam o mercado- alvo. Planejamento de Marketing mais assertivo e lucrativo. Maior possibilidade de destaque em algum segmento.
  7. 7. Segmentação. Exemplo: GM – General Motors Company Alfred P. Sloan - Raízes da segmentação de mercado. 1908 - Fundação da GM. 1920 – 12% de market share. Concorrentes: Ford com 60%. Outros investiam em carros de luxo.
  8. 8. Segmentação.Exemplo: GM – General Motors Company Concentra-se na classe média. “Um carro para cada bolso e finalidade. Assim, quando se diz a palavra Pontiac, qualquer consumidor no país pode dizer o tipo de pessoa que o dirige”. 5 Modelos destinados a segmentos diferentes. Com mudanças regulares e variedade de cores. A Ford oferecia carros confiáveis e funcionais, a GM começava a oferecer escolhas.
  9. 9. Segmentação. Segmentação de Mercado consumidor: Grupo de consumidores que possuem mesmas preferências.Ex: Automóveis para jovens de classe média/alta Setor Preço Status
  10. 10. Segmentação. Características da segmentação do mercado consumidor: Os consumidores diferem entre si em muitos aspectos e, em geral, podem ser agrupados em uma ou mais características. Exemplos: Shampoos. Cabelos médios a longos e sem energia. Cabelos desidratados, armados. Cabelos finos, indomáveis com muito Frizz. TV a Cabo: Possui variáveis /ofertas flexíveis: - Solução básica - Opcionais
  11. 11. Segmentação. Segmentação dos mercados consumidores: Os fabricantes adaptam seus produtos/serviços às preferências de segmentos específicos a partir dos pontos de vista: 1) Geográfico 2) Demográfico 3) Psicográfico 4) Comportamental
  12. 12. Variáveis de segmentação.1) Geográfica: Referente a localização.PaísesEstados Região SudesteRegiões Cidades com mais de 200.000 habitantesCidades UrbanaBairros2) Demográfica: Refere-se às condições de vida do consumidor.IdadeFormaçãoSexo Jovens, de 12 a 30 anos, homens e mulheres,Ciclo de vida / Fase de vida solteiros, estudantes e recém-formados,Geração moram com os pais, geração Y,Renda renda familiar média de 10 salários mínimos.
  13. 13. Gerações •Baby boomers: 1946 / 1964 (44 a 64 anos) grandes consumidores, hedonistas e voltados para valores e causas. •Geração X: 1966 / 1977 (31 a 42 anos) Mais alienados e individualistas. •Geração Y: 1977 / 1994 (14 a 30 anos) Impacientes, urbanos, mais idealistas que a geração X. •Geração do milênio: 1995 / 2002 (6 a 13 anos) Multiculturais, instruídos, nativos tecnológicos. Fonte: Bonnie Tsui, “Generation next”, Advertising Age, 15 jan. 2001, p. 14-16
  14. 14. Geração Y no Brasil Consumidores entre 12 e 19 anos movimentam por ano 31 bilhões de reais. Produtos preferidos: eletrônicos, moda, produtos de higiene e beleza. 89% consideram seus pais as pessoas mais importantes para seu futuro. Cerca de 50% não tem admiração por nenhum astro ou estrela do mundo pop. 86% acessam internet todos os dias ( sites de relacionamento e programas de mensagens instantâneas). Ação de lançamento Punto da Fiat – 300 peças diferentes de divulgação on-line (sites de relacionamentos, blogs, filmes e jogos). Campanhas Coca-cola Zero – Laboratório para novas abordagens e novos formatos de comunicação para este grupo.Fonte: Revista Exame, 22 out. 2008, p.112-119.
  15. 15. Segmentação.3) Psicográfica: Referente a estilo de vida, personalidade e valores. Utiliza a psicologia e a demografia para analise do consumidor. Pessoas do mesmo grupo demográfico podem ter perfis psicográficos diferentes. Classe Social Classe A/B, solteiros, consumistas, Estilo de vida extrovertidos, aventureiros e sonhadores. Personalidade
  16. 16. Segmentação.4) Comportamental: Relacionado a conhecimento, atitude, uso e resposta a um determinado produto.Define-se por:Ocasião de compra – normal / especialBenefícios procurados – Qualidade / economiaStatus do usuário – Não-usuário/ex- / potencial / regularÍndice de uso – Usuário leve / Médio / Pesado (light Users, medium users, heavy users)Grau de lealdade – Nenhum / médio / forte / absolutoEstágio cognitivo – Desconhece /conhece / interessadoAtitude emocional – Entusiasta / positivo /negativo /indiferente /hostil
  17. 17. Posicionamento. Propaganda - Tem por objetivo influenciar a mente das pessoas. Posicionamento - Tem por objetivo posicionar o produto/ serviço na mente do comprador em potencial. Decorrência da saturação na comunicação e da segmentação de mercado.
  18. 18. Posicionamento. A propaganda e seu histórico: Superlativos Comparativos ?Dé c . 30 40 50 60 70 80 90 2000
  19. 19. Superlativos
  20. 20. Comparativos.
  21. 21. ?
  22. 22. ?
  23. 23. PROCESSO DO POSICIONAMENTO:1 Segmentação - Reconhecer que as pessoas são diferentes. - Mesmo diferentes podem ser agregadas por alguma semelhança. - É possível atingir estes grupos de forma diferente. Segmentação de mercado Ponto chave para a definição de mercado alvo e formulação do posicionamento e estratégia de comunicação.2 Focalizar + o cliente do que o produto.
  24. 24. - Ser o 1 na mente do consumidor (Foco na mente e º não no produto.)- Procurar o “ ponto exato” = o espaço que está vazio na mente do prospect / público- alvo.
  25. 25. Resistência, Modernidade, Perfeição, simplicidade esportividade sofisticaçãoe confiabilidade. e beleza. e fascinação. “ Na vanguarda “ O melhor “ Das Auto.” da tecnologia.” ou nada.” •“Diferente de qualquer outro”.
  26. 26. ZDICA: O Posicionamento deve “ aparecer” no slogan. São os objetivos de MKT de forma resumida e em linguagem adequada para o T arget.
  27. 27. POSICIONAMENTO POSICIONAMENTOMERCADOLÓGICO DE IMAGEM Em Comunicação, a ideia de Posicionamento é onde se destaca a personalidade da marca, a capacidade do produto de parecer único.
  28. 28. 15 anos Ovom altine Toddy 12 9Alim ento Fun (Diversão) 6 Nesc au Nesquik (m ães) 3 anos Nesquik (c rianç as) Produtos que podem ser consumidos por todas as faixas etárias e se posicionaram com valores e linguagens adequadas a nichos etários mais vantajosos segundo oportunidades do mercado.
  29. 29. Posicionamento Com base na segmentação de mercado e suas variações, se busca uma posição única e de preferência, em primeiro lugar, na mente do consumidor. Foco no consumidor e não no produto.“ Tudo o que você sempre quis numa cerveja. E menos.”Lite Beer – (Cerveja leve) da MillerExcesso de informação na mente do consumidor –Não cabem mais “só apelos criativos”, mas novas conexões do que já existe.
  30. 30.  Material Didático utilizado para disciplina Criação em Propaganda III-  5º Período de Publicidade e Propaganda. Unicep – Centro Universitário Central Paulista Responsável e autora do material didático: Profª Débora C. Paiva Andrade

×