0
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO APOIO EDUCACION...
 Esta webquest tem por finalidade mostrar uma alternativa de
utilização do rádio como ferramenta de ensino aprendizagem
n...
 Realizar uma pesquisa em dupla
sobre reportagens que deverá conter as
seguintes informações: as
características das repo...
 A professora realizará um levantamento prévio a fim de saber os alunos
sabem o que são reportagens, quais são suas carac...
 Os alunos retornarão a sala de aula, a turma será dividida em 3
grupos.
A professora colocará em aparelhos de som, CDs ...
 A professora coordenará uma discussão acerca dos temas tratados nas
reportagens escutadas.
 A partir dos conhecimentos ...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagens
http://www.soartigos.com/artigo/561/A-REPORTAGEM-NO-RADIO-/
http://lopezfreire.wo...
 A avaliação será realizada mediante os seguintes critérios:
Interesse, desenvolvimento e participação do levantamento d...
 Conclui-se que, por meio do desenvolvimento da webquest é
possível utilizar o rádio como ferramenta educacional, visto q...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagens
http://www.soartigos.com/artigo/561/A-REPORTAGEM-NO-RADIO-/
http://lopezfreire.wo...
WEBQUEST
WEBQUEST
WEBQUEST
WEBQUEST
WEBQUEST
WEBQUEST
WEBQUEST
WEBQUEST
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

WEBQUEST

431

Published on

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
431
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "WEBQUEST"

  1. 1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO APOIO EDUCACIONAL Débora Moreira da Silva Taciane dos santos souto Professora: Daysa Teixeira
  2. 2.  Esta webquest tem por finalidade mostrar uma alternativa de utilização do rádio como ferramenta de ensino aprendizagem no espaço escolar. Seu uso como instrumento educacional torna possível a aproximação da educação e da comunicação. A contribuição deste meio de comunicação popular é eficaz para o processo de aprendizagem, porém é imprescindível que os educadores saibam utilizá-lo como recurso pedagógico.
  3. 3.  Realizar uma pesquisa em dupla sobre reportagens que deverá conter as seguintes informações: as características das reportagens, finalidades e exemplos.  Recontar em grupo uma reportagem escutada em sala de aula.  Produzir e apresentar reportagens em grupo.
  4. 4.  A professora realizará um levantamento prévio a fim de saber os alunos sabem o que são reportagens, quais são suas características e finalidades.  Dará uma breve explicação a partir do que foi exposto pelos alunos.  Conduzirá a turma até o laboratório de informática, onde será realizado um levantamento de dados em dupla para descobrir as características e exemplos de algumas reportagens.
  5. 5.  Os alunos retornarão a sala de aula, a turma será dividida em 3 grupos. A professora colocará em aparelhos de som, CDs com gravações de algumas reportagens radiofônicas transmitidas recentemente, cada grupo escutará uma reportagem diferente.  Cada grupo deverá recontar a reportagem que escutou, reescrevendo-a no caderno.  Um aluno de cada grupo lerá a nova versão recontada.
  6. 6.  A professora coordenará uma discussão acerca dos temas tratados nas reportagens escutadas.  A partir dos conhecimentos que adquiriram, ainda em grupo, os alunos produzirão reportagens (sobre acontecimentos do cotidiano escolar), que serão lidas em sala de aula e gravadas em um CD de áudio. Será produzido também um jornalzinho da turma com todas as reportagens produzidas pelos alunos. Cada um deles levará um CD e um exemplar do jornalzinho para casa.
  7. 7. http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagens http://www.soartigos.com/artigo/561/A-REPORTAGEM-NO-RADIO-/ http://lopezfreire.wordpress.com/tag/reportagem/ http://www.carosouvintes.org.br/blog/?p=1593 http://www.ipv.pt/forumedia/4/16.htm
  8. 8.  A avaliação será realizada mediante os seguintes critérios: Interesse, desenvolvimento e participação do levantamento de dados e da produção das reportagens. Colaboração dentro dos grupos na realização das atividades propostas. Comportamento e envolvimento durante o desenvolvimento das tarefas.
  9. 9.  Conclui-se que, por meio do desenvolvimento da webquest é possível utilizar o rádio como ferramenta educacional, visto que pode ser um meio para introduzir as novas tecnologias no espaço escolar. Seu uso propicia a elevação do nível de atenção, auxilia na compreensão do texto e estimula os alunos a serem participativos e realizarem as atividades propostas com entusiasmo, isto é, constitui- se como um caminho para chamar a atenção do aluno, estimulando seu interesse e participação.
  10. 10. http://pt.wikipedia.org/wiki/Reportagens http://www.soartigos.com/artigo/561/A-REPORTAGEM-NO-RADIO-/ http://lopezfreire.wordpress.com/tag/reportagem/ http://www.carosouvintes.org.br/blog/?p=1593 http://www.ipv.pt/forumedia/4/16.htm
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×