14. Debora Miceli: Fundamentos de Administração - Modernidades

4,772 views
6,685 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,772
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4,097
Actions
Shares
0
Downloads
49
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

14. Debora Miceli: Fundamentos de Administração - Modernidades

  1. 1. ModernidadesMatéria: Fundamentos da AdministraçãoProfessora: Debora MiceliVersão: 2.0 - jan/13
  2. 2. Para pensar..."Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo."José SaramagoFonte: www.ociocriativo.com.br
  3. 3. Responsabilidade Social“Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que sedefine pela relação ética e transparente da empresa com todos ospúblicos com os quais ela se relaciona. Também se caracteriza porestabelecer metas empresariais compatíveis com odesenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursosambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando adiversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”(ETHOS, 2012)
  4. 4. Teoria dos StakeholdersA empresa precisa ser gerenciada de forma a atingir um plenoequilíbrio entre as partes interessadas cujo relacionamento sejasubstancial para o negócio da organizaçãoNão só os objetivos dos acionistas devem ser atingidos.
  5. 5. Instituto Ethos: Temas PesquisaValores,Transparênciae GovernançaPúblicoInternoMeioAmbienteFornecedoresConsumidorese ClientesComunidadeGoverno eSociedade
  6. 6. ISOISO (International Organization for Standardization) é o maiordesenvolvedor do mundo e editor de padrões internacionais.ISO é uma organização não-governamental que faz uma ponteentre os setores público e privado, presente em mais de 163 paísese com uma secretaria central em Genebra (Suíça).As empresas que adotem padrões de acordo com as Normas ISO,podem se submeter à certificação.Exemplo de norma ISO: IS0 série 9000 define padrões de Gestãode Qualidade.
  7. 7. Gestão de ProcessosProcessosde NegóciosSub-processoAtividadesTarefas• O que é feito e como é feito?• Qual são os passos? (FLUXO)• Quem são os responsáveis?• Quando começa e quandotermina o ciclo?• Em quanto tempo deve ser feito?• Quais são os indicadores ?(tempo)
  8. 8. Gestão de Projetos“Projeto é um desafio definido para criar um único produto ouserviço”. (Chiavenato, 2011 – p. 559)Características de Projetos:FocadoemmetasTemporalÚnico
  9. 9. QFD (Quality Function Deployment)“A conversão das demandas dos consumidores em característicasde qualidade e no desenvolvimento de um projeto de qualidadepara o produto acabado ao sistematicamente desdobrar asrelações entre demandas e características, começando com aqualidade de cada componente funcional e estendendo odesdobramento para a qualidade de cada parte ou processo”(AKAO, 1988)
  10. 10. Links Úteis:Instituto Ethos: http://www.ethos.org.brBiblioteca Ethos:http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/295/aprenda_mais/biblioteca/biblioteca.aspxISO: http://www.iso.org/iso/home.htmlFundação Nacional da Qualidade: www.fnq.org.br
  11. 11. Referência BibliográficaCHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral daAdministração – 8. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Jan 2013.Disponível em: <http://www.ethos.org.br>.Acesso em 05 jan. 2013.ISO. Jan 2013.Disponível em: <http://www.iso.org/iso/home.html>.Acesso em 05 jan. 2013.

×