Industria 2° ano

4,984
-1

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,984
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
76
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Industria 2° ano

  1. 1. INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
  2. 2. Formas de manifestação dasatividades industrialA ATIVIDADE INDUSTRIAL MANIFESTA-SE NÃOSÓ EM SUA OCORRÊNCIA NO ESPAÇOFÍSICO, MAS TAMBÉM NOS PRODUTOSCOSUMIDOS PELA POPULAÇÃO LOCAL NOSMEIOS DE COMUNICÃO E NOS MEIOS DETRANSPORTE.
  3. 3. INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO• A indústria foi responsável pelas grandes transformações urbanas, pela multiplicação de diversos ramos de serviços que caracterizam a cidade moderna e pelo desenvolvimento dos meios de transportes e comunicação que atualmente interligam todo o espaço mundial. Ela também foi responsável pelo aumento da produção agrícola, graças a mecanização das atividades de criação, plantio e colheita, além do uso de insumos de origem industrial.• A indústria consiste em um processo de produção dentro de instalações e fábricas, usando máquinas e o trabalho humano, que transforma e combina as matérias-primas para produzir uma mercadoria. Nos dias atuais a indústria utiliza tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs (em trabalhos que eram realizados pelo ser humano) e equipamentos de grande precisão.
  4. 4. As atividades industriais podem ser classificadas em:• Indústria extrativa -I extração de recursos naturais de origem diversas, principalmente de minerais;• Indústria de transformação – produção de bens a partir da transformação de matérias- primas; de acordo com o destino desses bens.
  5. 5. Podem ser divididas em:• Indústria de base ou de bens de produção- produzem matérias-primas para outras indústrias, como alumínio (metalúrgica), cimento e derivado de petróleo (petroquímica), que serão utilizadas para fabricação de outros produtos.• Indústria de bens de capital- produzem maquinas, peças e equipamentos para outras indústrias;• Indústria de bens de consumo- produzem mercadorias diretamente para o consumidor; os bens de consumo podem ser duráveis (móveis, aparelhos eletrônicos, etc.) e não duráveis (alimentos, bebidas etc.)
  6. 6. As atividades industriaispodem,ainda, ser individualizados nos seguintes setores:• Indústria da construção civil- construção de edifícios, usinas para produção de energia, pontes e etc.• Indústria da construção naval- construção de navio.• Indústria aeronáutica- construção de aviões.• Indústria bélica- produção de armas, tanques, navios e aviões de guerra.
  7. 7. É possível considerar três estágios bemdistintos na evolução do processo demodernização da produção industrialfabril; • Primeira Revolução Industrial (1750-1870) • Segunda Revolução Industrial (1870-1945) • Terceira Revolução Industrial (1945)
  8. 8. Primeira Revolução Industrial (1750-1870)• Revolução Industrial introduziu uma forma mais eficiente de produzir mercadorias: maior quantidade em menor tempo e com menores custos. Isso foi possível com o agrupamento dos trabalhadores nas fabricas e com a divisão do trabalho, de modo que cada trabalhador realizasse uma etapa do processo produtivo. Essas mudanças foram introduzidas em meados do século XVIII, na Inglaterra, e logo se difundiram para outros países da Europa.
  9. 9. Primeira Revolução Industrial (1750-1870)A primeira mudança foi a maquina a vapor que utilizava a energia produzida pela queima de carvão mineral, abundantes em vários países da Europa. Com a máquina a vapor as fábricas puderam se localizar perto das cidades.
  10. 10. Segunda Revolução Industrial (1870-1945)• Novas tecnologias, novas fontes de energia e a expansão da atividade industrial marcaram uma nova etapa do desenvolvimento capitalista, na segunda metade do século XIX. É o início da Segunda Revolução Industrial. As hidrelétricas e o petróleo ampliaram a capacidade de geração de energia e acrescentaram novas possibilidades à tecnologia de produção e, portanto, ao aparecimento de novos produtos.
  11. 11. Segunda Revolução Industrial (1870-1945)• Surgiram as grandes siderúrgicas e as indústrias químicas. A marinha mercante multiplicou a sua frota em diversos países europeus, nos Estados Unidos e no Japão. As ferrovias se espalharam por todo mundo,como meio de transporte e como atividade empresarial.
  12. 12. Segunda Revolução Industrial (1870-1945) A evolução e a ampliação dos sistemas detransporte estimularam o desenvolvimento daatividade industrial e criaram novaspossibilidades em relação à localizaçãogeográfica de alguns setores industriais.
  13. 13. Terceira Revolução Industrial (1945)• A Terceira Revolução Industrial ou Técnico- científica começou a tomar forma no final da Segunda Guerra Mundial, mas os seus efeitos têm se manifestado em todo o mundo, de forma mais intensa, há cerca de duas décadas. Esse processo de desenvolvimento da atividade industrial vem repercutindo fortemente nos demais setores econômicos, nas relações sociais e nas relações sociedade- natureza.
  14. 14. Terceira Revolução Industrial (1945)Uma das suas características mais importantesé a integração entre a informática e astelecomunicações.
  15. 15. Outros aspectos característicos:• O avanço no sistema de telecomunicações (satélites artificiais, cabos óptica= condutor de dados).• O desenvolvimento da informática.• O desenvolvimento da microeletrônica, da robótica, da engenharia genética.
  16. 16. • A Revolução Técnico-científica, ao mesmo tempo em que gera riquezas e amplia as taxas de lucros, responde também pelo desemprego de milhões de pessoas em todo o mundo, pois vem permitindo produzir mais mercadorias e gerar mais serviços com menor número de trabalhadores. E isso é válido para a indústria, a agropecuária, o extrativismo, o comércio e os serviços.
  17. 17. PRINCIPAIS CENTROS INDUSTRIAIS
  18. 18. Estados Unidos Nos Estados Unidos, estão as sedes dasmaiores indústrias do planeta. No início doséculo XXI, das dez empresas de maiorfaturamento no mundo, nove eram de origemexclusivamente norte-americana.
  19. 19. União Européia• Os países da União Européia apresentam diferença significativa do ponto de vista industrial.• Alemanha, França, Itália têm participação industrial absoluta elevada.
  20. 20. Japão• No Japão, 0s principais parques industriais situam-se junto ao litoral do Pacífico, na costa leste, como resultado do intenso comércio externo japonês, que inclui volumosas exportações industriais (automóveis, eletroeletrônicos, etc.)
  21. 21. PAÍSES RECÉM-INDUSTRIALIZADOS E INDUSTRIALIÇÃO PERIFÉRICA• A partir dos anos 1950, modificou-se o mapa da indústria mundial, até então concentrado na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no Canadá. A produção industrial disseminou-se por vários países, que foram agrupados sob a sigla NIC- Newly Industrialized Countries (Países Recém-industrializados), também chamados de Novos Países Industrializados.
  22. 22. PAÍSES RECÉM-INDUSTRIALIZADOS E INDUSTRIALIÇÃO PERIFÉRICA• Num primeiro momento o desenvolvimento industrial no mundo subdesenvolvido esteve focado na América Latina: Brasil, Argentina e México, países com grande mercado consumidor, capacidade de processar algumas matérias-primas e políticas econômicas voltada à criação de infra-estrutura pelo estado, para atrair grandes empresas multinacionais.
  23. 23. América Latina• No caso de Brasil, México e Argentina, a industrialização baseou-se na substituição de importações. Os bens de consumo, que antes eram importados, passaram a ser produzidos internamente. Daí o nome dado ao processo de industrialização desses países: ISI (Indústria Substitutiva de Importação).
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×