Administradores e suas gambiarras

2,111 views

Published on

Palestra feita no DebianDay 2011 em Porto Alegre/RS.
Autoria de Daniel Lara e João Fracassi

0 Comments
5 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,111
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
6
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
5
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Administradores e suas gambiarras

  1. 1. Administradores e suas gambiarrasPalestra TcheLinux sobre Administradores de Sistemas e Redes e suas gambiarras Debian Day Edição: João Fracassi Danniel Lara Revisão: Daniela Souto
  2. 2. A Origem da Gambiarra (POG)O primeiro POG que se tem notícia é datado de 1582 d.C. O nome deste POG hoje é chamado deAno Bissexto, foi criado pelo Papa Gregório XIII. Este POG foi aplicado quando descoberto que aTerra leva 365,25 dias para dar uma volta no Sol, porém nosso calendário tem apenas 365 dias, oque leva a uma diferença de 6 horas por ano.Ao invés de corrigir o "sistema" para que não houvesse essa diferença, a solução adotada peloPapa foi: "A cada quatro anos, é só colocar mais um dia ali". E então foi criado o primeiro POG deque se tem notícia. Por este motivo, em 1930 foi instituído o "Dia Internacional da POG" como o dia29 de fevereiro.
  3. 3. Definição de POGA Programação Orientada a Gambiarras também conhecido como:ATND - "Artifício Técnico Não Documentado"MTEDM - "Manutenção Técnica com Elementos Disponíveis no Momento"STCT - "Solução Técnica de Cunho Temporário" , nome pouco apropriado, uma vez que, todossabemos, as soluções se tornam permanentes).
  4. 4. PPOG (Princípios da Programação Orientada a Gambiarras)Se funciona, então tá certo - Acoplado ou não, txt ou sql, mil funções ou 10, design patterns...Nada disso tem valor para o usuário, que só precisa de um software funcional. O termo "escalável" éfalacioso.My Way – Administrador de redes esperto, se é esperto mesmo é adepto do My Way. Se você estácom dúvidas, faça do seu jeito pois se der merda, é você quem vai se foder (e como).Murphy ou Lei de Murphy ou Lady Murphy ou Lei de Smurf - Para lidar com Murphy e seuexército só com POG. Murphy é sagaz e ligeiro, tá só esperando você dar mole. Nada mais rápidodo que uma gambiarrazinha para acertar o que Murphy destrói. “Tudo isso se aplica para Administradores de Redes e Sistemas!”
  5. 5. PPOG (Princípios da Programação Orientada a Gambiarras)Comentários são para amadores e fracos - Um SysAdmin ou DBA deve ser treinado para serfluente na linguagem de programação usada sem precisar de comentários, independente daconsequente ruína de sua vida social. Isso também é conhecido como sétimo sentido ou sentidoaranha.Fé em Deus - A informática é levianamente definida como ciência exata, quando esta é na verdadeuma ciência holística. Vários casos reais de divina Providência foram testemunhados em ambientesfiéis aos princípios ruins, assim o mal foi exorcizado, e a paz instalou-se graças a fé dosgambiarrizadores. Vale dizer que: há mais mistérios entre o teclado e o monitor do que julga asua vã filosofia.Conclusão Hipotética Universal Técnica Explicativa (aka. C.H.U.T.E) - Quando nenhum dosoutros conceitos se aplica, utiliza-se este até funcionar ou desistir.Faca nos dentes - O famoso "Vai fazendo ai!" “Tudo isso se aplica para Administradores de Redes e Sistemas!”
  6. 6. Metodologias de Administração de Redes e SistemasMetodologia EspíritaAdministrador Espirita é exímio conhecedor das técnicas de Copy/Paste e Author Code Renamealém de ser discípulo do grande Baba Ovo Orixá. A metodologia Espírita o indivíduo trata de fazeras coisas sem saber o que esta fazendo, provavelmente sendo orientado pelo Tio Chico. Visita oViva o Linux na seção scripts e copia trechos de scripts e cola em seu maldito script . No final,nada faz sentido, mas as acaba funcionando sabe-se lá como.
  7. 7. Metodologias de Administração de Redes e Sistemas Metodologia do BopeAdministrador Capitão Nascimento é o individuo que toca o terror nos seus subordinados e nosusuários, é o cara que proíbe tudo e penaliza quem o desobedece tirando o acesso a internet.A metodologia do Capitão Nascimento ele pega o usuário que gosta de baixar porcaria da internet edesconecta ele da rede ou roda um script bloqueando tudo na estação do individuo.
  8. 8. Metodologias de Administração de Redes e Sistemas Método MacGyverAdministrador MacGyver com posse de recursos e informações limitadas, consegue desenvolveruma complexa rede por completo e em questão de horas. O método recebe este nome pois,fazendo-se um comparativo com o mundo cotidiano, é equivalente a pegar um sabonete, um clipese um chiclete e com estes ingredientes construir uma bomba atômica, metodologia de construçãoexaustivamente utilizada por MacGyver. Sua principal característica é a de ser infalível, nãoimportando as condições e o tempo disponível. MacGyver e o Método MacGyver são indispensáveisem qualquer projeto de reder.
  9. 9. Metodologias de Administração de Redes e Sistemas Metodologia Chuck NorrisAdministrador Chuck Norris também pode ser utilizada para administrar sistemas e redes com usode um editor de textos qualquer, sua rede não precisa testes e backup. Confia 100% no código quedesenvolve em seus scripts e que se quer propor um teste é duvidar da sua capacidade. Muito útilpara redes com infra-estrutura e servidores de missão critica, antes que o erro se apresente ele jáestará corrigido.
  10. 10. Alguns exemplos de Gambiarras em Departamentos de Infra- Estruturas e Suporte Técnicos Mapa de uma Rede
  11. 11. Alguns exemplos de Gambiarras em Departamentos de Infra- Estruturas e Suporte Técnicos Fluxograma do Suporte Técnico N1
  12. 12. Scripts Gambiarristicos em Linux
  13. 13. Scripts Gambiarristicos em Linux
  14. 14. Scripts Gambiarristicos em Linux
  15. 15. Scripts Gambiarristicos em Linux
  16. 16. Scripts Gambiarristicos em Linux
  17. 17. Scripts Gambiarristicos em Linux
  18. 18. Scripts Gambiarristicos em Linux
  19. 19. Rede Perfeita
  20. 20. Servidor Firewall
  21. 21. Storage
  22. 22. Servidor Cluster
  23. 23. Obrigado!!!
  24. 24. Alguém já fez alguma Gambiarra ?
  25. 25. Palestrantes: João Fracassi – Analista de Suporte TI E-mail: joao.nomad@gmail.com Daniel Lara – Administrador de Redes E-mail: daniellarasouza@yahoo.com.br

×