Metolodogia daniela cartoni - slides - parte 06 - métodos de pesquisa

3,379 views
3,248 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
3,379
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
106
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Metolodogia daniela cartoni - slides - parte 06 - métodos de pesquisa

  1. 1. Metodologia da Pesquisa Tema “Método Científico”Profa. Ms. Daniela Cartoni 1
  2. 2. A CONSTRUÇÃO DO MÉTODO CIENTÍFICO Principais métodos científicos Aplicações do método
  3. 3. MÉTODO DE PESQUISAO método científico consiste dos seguintes passos:1) Desenvolvimento do problema (definição e delimitação)2) Formulação de uma hipótese: a possível resposta para apergunta com base em informações anteriores.3) Tomada de dados (informação e argumentos): coleta deinformações relevantes para responder a perguntaformulada.4) Análise e interpretação dos resultados: verificação se aresposta obtida é satisfatória. 3
  4. 4. Método X Técnica“Método é uma forma de proceder ao longo do caminho.Na ciência os métodos constituem os instrumentosbásicos que ordenam o pensamento em sistemas,traçam de forma ordenada como deve proceder ocientista para alcançar o objeto preestabelecido.” (Cervo & Bervian, 2006) Método é um procedimento que permite chegar asoluções de forma objetiva Técnica são os princípios e normas que auxiliam aaplicação do método.
  5. 5. O método científicoMétodo indutivoMétodo dedutivoMétodo hipotético-dedutivoMétodo dialéticoMétodo fenomenológico
  6. 6. Principais métodos científicosMétodo Definição CaracterísticasIndutivo Extração discursiva do conhecimento a partir de Procede do particular para o evidências concretas, passíveis de geral generalização.Dedutivo Extração discursiva do conhecimento a partir de Procede do geral para o premissas gerais aplicáveis a hipóteses particular. concretas.Hipotético- Pressuposto de que os conhecimentos Procede pela formulação dededutivo disponíveis sobre determinado assunto são hipóteses, das quais deduzem- insuficientes para a explicação de um fenômeno. se conseqüências que deverão Para explica-lo são formuladas conjecturas ou ser testadas ou falseadas. hipóteses.Dialético Corresponde à apreensão discursiva do Procede de modo crítico, conhecimento a partir da análise e interposição ponderando polaridades de elementos diferentes opostas, até o alcance da síntese.
  7. 7. Método indutivo Método proposto pelos empiristas Bacon,Hobbes, Locke e Hume. Conhecimento é fundamentado na experiência ebusca de conclusões gerais ou universais. Ex.:Terra, Marte, Vênus e Saturno são todos planetas.Ora, Terra, Marte, Vênus e Saturno não tem luz própria.Logo, os planetas não tem luz própria. Indução científica e ciência experimentais.
  8. 8. Método dedutivo Método proposto pelos racionalistas Descartes,Spinoza e Leibniz Raciocínio em ordem descendente, de análise dogeral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo:Todo homem é mortal. (premissa maior)Pedro é homem. (premissa menor)Logo, Pedro é mortal. (conclusão)
  9. 9. Método hipotético-dedutivo Karl Popper - A lógica da pesquisa científica(1934): crítica ao método indutivo A ciência somente é capaz de fornecer soluçõestemporárias As teorias científicas e seus problemas sãoviáveis de análise por meio de hipóteses(conjecturas) X processo de falseabilidade(verificação empírica) de modo a corroborá-lasou refutá-las.
  10. 10. Método hipotético-dedutivo Problema Hipóteses CorroborarDedução dasconsequências Falseamentoobservadas Refutar
  11. 11. Método dialético Tese Pretensão da verdade Antítese A tese negada A síntese é uma Síntese nova teseO resultado do confronto
  12. 12. Método fenomenológico Investigação de fenômenos humanos, tais como vividos eexperimentados, a partir do filósofo alemão EdmundHusserl. Reflexões sobre o caráter originário do fenômeno eatitude cognitiva do sujeito ante o fenômeno. Estratégias de coleta de dados (entrevistas não diretivase descrição oral das experiências do sujeito) Estratégias de apresentação de resultados (descriçãocom as palavras usada pelo sujeito)

×