Metolodogia daniela cartoni - slides - parte 05 - cientificidade

1,803 views
1,628 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,803
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
50
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Metolodogia daniela cartoni - slides - parte 05 - cientificidade

  1. 1. Seção 2 Critérios de Cientificidade ePostura do Pesquisador
  2. 2. O “pensar metodologicamente”Vai além dos procedimentos normativos, no formato deum manual a ser consultado e seguido.Na prática, fazer pesquisa é muito mais uma forma de“pensar metodologicamente” e requer uma precondiçãocomportamental diante do objeto de estudo e critérioscientíficos para a produção de conhecimentos. Como conseqüência, temos de pensar e raciocinar pelos parâmetros da ciência.
  3. 3. O “pensar metodologicamente”É preciso recusar a idéiasedutora de que a ciênciabusca a verdade e a descriçãoda realidade em seus aspectosuniversais.A crise é uma característica daciência moderna e osparadigmas devem serconstantemente revisados,como parte de seu processo deevolução.
  4. 4. O “pensar metodologicamente”A pesquisa exige esforço e dedicação, sem ser oresultado do esforço isolado de um “gênio” que fazdescobertas decisivas.Na prática, é resultado de umprocesso de pesquisadisciplinado ecomprometido, onde oinvestigador busca seucrescimento profissional e dacolaboração para odesenvolvimento da ciênciacomo um todo.
  5. 5. Método de pesquisaO método científico consiste dos seguintes passos:1) Desenvolvimento do problema (definição e delimitação)2) Formulação de uma hipótese: a possível resposta para a pergunta com base em informações anteriores.3) Tomada de dados (informação e argumentos): coleta de informações relevantes para responder a pergunta formulada.4) Análise e interpretação dos resultados:verificação se a resposta obtida é satisfatória.
  6. 6. Conhecimento Científico (Chauí, 1997) Os fatos científicos não são dados espontâneos da vida cotidiana, mas construídos por um processo de investigação. Advém de atividades intelectuais, experimentais e técnicas Exige demonstração dos resultados e rigor na verificação de sua validade Busca formulação de teorias sobre os fatos investigados e sua interpretação.
  7. 7. Critérios de cientificidade: o que não é Ciência • Ideologias do senso comum (conhecimento acrítico, imediatista, crédulo) • Opiniões e julgamentos que podem justificar posições sociais condições vantajosas.
  8. 8. Critérios de cientificidade “É possível desenvolver uma tese ‘científica’ mesmo sem utilizar logaritmos e provetas”.(Umberto Eco, ano)
  9. 9. Critérios de cientificidadea) O estudo debruça-se sobre um objeto reconhecível edefinido de tal maneira que seja igualmentereconhecível pelos outros.b) O estudo deve dizer do objeto algo que ainda não foidito ou rever sob uma ótica diferente do que foi dito.c) O estudo deve ser útil ao demais.d) O estudo deve fornecer elementos para verificação econtestação das hipóteses apresentadas e, portanto,para uma continuidade pública.
  10. 10. Postura científicaLimites da ciência e qualificação do pesquisador • A busca de neutralidade e criticidade • “Ser cientista”: objetividade e imparcialidade.
  11. 11. Postura do pesquisador Vídeo: “O que é isso?”
  12. 12. Ética na pesquisa
  13. 13. Daquilo que eu sei Ivan Lins e Victor MartinsDaquilo que eu sei Nem tudo me deu certezaNem tudo me deu clareza Não fechei os olhosNem tudo foi permitido Não tapei os ouvidosNem tudo foi concebido Cheirei, toquei, proveiDaquilo que eu sei Ah! Eu usei todos os sentidosNem tudo foi proibido Só não lavei as mãosNem tudo me foi possível E é por isso que eu me sinto Cada vez vez mais limpo......
  14. 14. Qualidades do pesquisadorCuriosidade e Imaginação disciplinadaCriatividadeIntegridade intelectualSensibilidade socialHumildade para ter atitude autocorretivaPerseverançaConfiança na experiência
  15. 15. O trabalhocientífico e suaavaliação
  16. 16. O trabalho científico e sua avaliaçãoAspectos estruturais e de redação científica • Qualidade da redação e organização do texto • Coerência dos argumentos • Estrutura lógica • Análise de resultados e conclusõesAspectos metodológicos • Clareza, pertinência e consecução dos objetivos • Consistência teórica do trabalho • Originalidade e relevância do tema • Objetivação • Observação das normas (ABNT)
  17. 17. Pouco adianta o conhecimento e o emprego de técnicasmetodológicas sem o rigor e seriedade que a pesquisa exige. Segundo Cervo e Bervian (2006, p. 13) “A postura científica é, antes de tudo, uma atitude ou disposição subjetiva do pesquisador que busca soluções sérias, com métodos adequadosxxxx para o problema que enfrenta. Esta postura não é inata da pessoa; ao contrário, é desenvolvida ao longo da vida, à custa de muito esforço e de uma série de exercícios. Ela pode e deve ser aprendida. Na prática, é expressão de uma consciência crítica, objetiva e racional.”
  18. 18. Postura do pesquisadorDeve considerar para o desenvolvimento de sua pesquisa.a) Tendências e Preferências Pessoais.b) Tempo disponívelc) Relevância da pesquisa.
  19. 19. Qualidades do pesquisadorOBJETIVIDADE• Não é o que o pesquisador pensa sobre o tema, mas sim o que é de fato.• Deve permitir que outros repitam a experiência, em qualquer tempo e o resultado será sempre o mesmo.• Pode-se partir das próprias vivências para elaborar as hipóteses explicativas, porém o resultado deriva da análise impessoal dos resultados obtidos.IMPARCIALIDADE• Trata da obediência escrupulosa à verdade e limites éticos.• Cultiva a honestidade, evita o plágio e não se acomoda diante dos obstáculos de uma pesquisa.

×