Your SlideShare is downloading. ×
0
Linux
Linux
Linux
Linux
Linux
Linux
Linux
Linux
Linux
Linux
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Linux

1,430

Published on

1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Essa é uma area que estou inserido, inclusive eu faço um curso muito bom sobre linux, o curso é online, ótimo pra quem trabalha na area, eu recomendo porque gostei demais vou deixar
    o link: http://bit.ly/formacaolinux
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,430
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
68
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. HistóriaO núcleo do Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, com a ajudade vários programadores voluntários através da Internet.Linus Torvalds começou a desenvolver um Linux como objetivopessoal, inspirando-se no Minix, que é o sistema operativo da Unix.As distribuições de GNU/Linux começaram a ser umaalternativa no mercado dos sistemas operativos MicrosoftWindows e Mac OS.A primeira vez que o Linux foi disponibilizado tinha apenaso núcleo com alguns comandos básicos. Foi neste ambiente que surgiua MCC (Manchester Computer Centre), criada pela Universidade de Manchester, natentativa de melhorar a instalação do Linux.Caixa Mágica, Debian, Fedora, Kurumin, Mandriva, SuSE, Ubuntu Linuxe Freedows são algumas das distribuições do Linux mais utilizadas.A distribuição de Linux portuguesa é a Caixa Mágica, que foi concebida paraempresas, particulares, educação e administração pública.
  • 2. No dia 5 de outubro de 1991 Linus Torvalds anunciou a primeiraversão "oficial" do núcleo Linux, versão 0.02. existem diversas empresas quecriam os ambientes gráficos, as distribuições cada vez mais amigáveis de formaque uma pessoa com poucos conhecimentos consegue usar o Linux. Hoje oLinux é um sistema estável e consegue reconhecer muitos periféricos sem anecessidade de se instalar os drivers de som, vídeo, modem, rede, entre outros.Núcleo: O termo Linux refere-se ao núcleo (em inglês: "kernel") do sistemaoperativo. O termo também é usado pelos meios de comunicação eusuários para referir-se aos sistemas operacionais baseados nonúcleo Linux agregado a outros programas. Segundo Tanenbaum eSilberschatz, um núcleo pode ser considerado o próprio sistemaoperativo, quando este é definido como um gerenciador de recursosde hardware.
  • 3. O símbolo do software foi escolhido pelo seu criador (LinusTorvalds),que um dia estava no zoológico e foi surpreendido pela mordida de umpinguim. Linus Torvalds acabou entrando nesse debate ao afirmar em umamensagem que gostava muito de pinguins. Isso foi o suficiente para dar fim àdiscussão. Depois disso, várias tentativas foram feitas numa espécie de concurso paraque a imagem de um pinguim servisse aos propósitos do Linux, até que alguémsugeriu a figura de um "pinguim sustentando o mundo". Em resposta, Linus Torvaldsdeclarou que achava interessante que esse pinguim tivesse uma imagem simples: umpinguim "gordinho" e com expressão de satisfeito Ainda, Torvalds também frisou quetrabalhando dessa forma, as pessoas poderiam criar várias modificações dessepinguim. Isso realmente acontece.Quando questionado sobre o porquê de pinguins, Linus Torvalds respondeuque não havia uma razão em especial, mas os achava engraçados e até citou que foibicado por um "pinguim assassino" na Austrália e ficou impressionado como a bicadade um animal aparentemente tão inofensivo podia ser tão dolorosa.
  • 4. ArquiteturaO Linux é um núcleo monolítico: as funções do núcleo (escalonamento deprocessos, gerenciamento de memória, operações de entrada/saída, acesso ao sistema dearquivos) são executadas no espaço de núcleo. Uma característica do núcleo Linux é quealgumas das funções (drivers de dispositivos, suporte à rede, sistema de arquivos, porexemplo) podem ser compiladas e executadas como módulos (em inglês: LKM - loadablekernel modules), que são bibliotecas compiladas separadamente da parte principal do núcleo epodem ser carregadas e descarregadas após o núcleo estar em execução.PortabilidadeEmbora Linus Torvalds não tenha tido como objetivo inicial tornar o Linux umsistema portátil, ele evoluiu nessa direção. Linux é hoje um dos núcleos de sistemas operativosmais portáteis, correndo em sistemas desde o iPaq (um computador portátil) até o IBMS/390 (um denso e altamente custoso mainframe).Os esforços de Linus foram também dirigidos a um diferente tipo de portabilidade.Portabilidade, de acordo com Linus, era a habilidade de facilmente compilar aplicações deuma variedade de código fonte no seu sistema; consequentemente, o Linux originalmentetornou-se popular em parte devido ao esforço para que os códigos-fonte GPL ou outrosfavoritos de todos corressem em Linux.O Linux hoje funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes até um relógio de pulso,passando por várias arquiteturas: x86 (Intel, AMD), x86-64 (IntelEM64T, AMD64), ARM, PowerPC, Alpha, SPARC e etc., com grande penetração também emsistemas embarcados, como handhelds, PVR, consola de videojogos, celulares, TVs ecentros multimídia, entre outros.
  • 5. Termos de licenciamentoInicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma licença de software que proibiaqualquer uso comercial. Isso foi mudado de imediato para a GNU General Public License. Essalicença permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas doLinux mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença eacompanhadas do código fonte.Apesar de alguns dos programadores que contribuem para o núcleo permitirem queo seu código seja licenciado com GPL versão 2 ou posterior, grande parte do código (incluído ascontribuições de Torvalds) menciona apenas a GPL versão 2. Isto faz com que o núcleo comoum todo esteja sob a versão 2 exclusivamente, não sendo de prever sua adoção da nova GPLv3.Sistemas de arquivos suportadosO Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemasoperacionais, além de alguns sistemas nativos. Por isso, quando o Linux é instalado em dualboot com outros sistemas (Windows, por exemplo) ou mesmo funcionando como Live CD, elepoderá ler e escrever nas partições formatadas em FAT e NTFS. Por isto, Live CDs Linux são muitoutilizados na manutenção e recuperação de outros sistemas operacionais.Entre os sistemas de ficheiros suportados pelo Linux, podemos citar UFS (Unix), FAT,NTFS, JFS, XFS, HPFS, Minix e ISO 9660 (sistema de ficheiros usado em CD-ROMs), este últimotambém com as extensões RRIP (IEEE P1282) e ZISOFS. Alguns sistemas de ficheiros nativos são,dentre outros, Ext2, Ext3, Ext4, ReiserFS e Reiser4. Alguns sistemas de ficheiros com característicasespeciais são SWAP, UnionFS, SquashFS, Tmpfs, Aufs e NFS, dentre outros.
  • 6. Vantagens do Linux- É livre: pode-se descarregar o Linux de onde se desejar;- Multi-tarefa: vários programas podem estar a funcionar ao mesmo tempo seminterferir com a estabilidade;- Suporta todo o tipo de programas e é um standard universal;- O Linux pode correr em computadores com pouca memória RAM;- Ocupa menos espaços no disco que os outros sistemas operativos;- Código fonte aberto: pode-se analisar como está programada uma aplicação efazer modificações;- Velocidade: é mais rápido, porque é melhor a gerir a memória, o processador, odisco rígido;- Estabilidade: não precisa de ser tantas vezes reiniciado como acontece noWindows;- Independência de fabricantes de software e hardware;- Interoperabilidade: pode ser modificado para as necessidades de cada pessoa;- Segurança: dos vírus que existem raros são os que têm contabilidade como osistema;- Custo económico mais barato. De acordo com o estudo apresentado em Outubro de2005 a Linux é 40% mais barato que o Windows e 54% mais barato que Solaris.
  • 7. desvantagem doLinuxA única desvantagem deste sistema operativo é que tem pouco poder nomercado, sendo que esse é um longo objetivo a percorrer.
  • 8. A GNU/LinuxGNU/Linux é um sistema operativo, composto pelo núcleo Linux epelas bibliotecas e ferramentas do projeto GNU, além de diversos programaslivres feitos por outros programadores e empresas.O projeto GNU é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984,com o objetivo de criar um sistema operativo livre, que qualquer pessoa teriadireito de usar e distribuir sem ter que pagar licenças de uso.Linux é um núcleo, ou seja um sistema de software que ofereceuma camada de abstração, controlador/controle de sistema dearquivos, multi-tarefa, rede e segurança.A partir de 1984 Stallman e vários programadores desenvolveram aspeças principais de um sistema operacional (ex.: compilador de linguagemC, editores de texto, etc.).Em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds criou o Linux,para sistema operativo.
  • 9. Elaborado Por:Catarina AntunesCurso:Técnico de Multimédia

×